Índia Contexto histórico/formação territorial Descolonização do Império Britânico a partir de 1947, dando origem a: - Índia e Paquistão (1947) - Sri Lanka.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Índia, China e Rússia Capítulo 41.
Advertisements

Mundo Indiano.
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
Mundo Indiano.
Industrialização no Brasil 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira Instituto Santa Luzia.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
Ásia: Índia Estudos de Casos: Descolonização. Índia.
LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO ÍNDIA. A Índia, com cerca de um bilhão e cem milhões de habitantes, um sexto da população mundial, é considerada.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Guianas Prof:Wilson 8° Ano A Matheus Kauã N:19 Stephan N:23.
Guianas Prof:Wilson 8° Ano A Matheus Kauã N:19 Stephan N:23.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Republica democrática do congo
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Desmembramento da Península Indiana 15 milhões de pessoas cruzam a fronteira entre Índia e Paquistão 5 milhões de hindus obrigados.
Formação Econômica do brasil
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Novos Países Industrializados N.P.I
Industrializações Tardias
Geo – Terra Graphien – Descrever
Características da agricultura no Brasil
ANGOLA Alessandra Ahmar, n°01, 8°B.
Daniel Pina nº5 Gonçalo Borges nº9 Mafalda Sousa nº15 Prajwol g.c nº25
BRICS.
Antiguidade Oriental.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
África: divisões regionais
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Estados Unidos.
Industrialização nas Américas
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
História de Campina Grande-PB
Constantinopla se transformou na região mais rica e urbanizada da Europa onde se realizava comércio de: Perfumes Tecidos Porcelanas Agricultura.
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
A distribuição da população a nível mundial
Aula 2 – África e Oriente Médio
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Espaço Agrário Mundial
A distribuição da população a nível mundial
Industrialização brasileira
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
Revoluções e Estados liberais conservadores
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
Mesopotâmia.
Cap.24 – Industrialização Brasileira
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Fim da Supremacia Europeia
IDADE MÉDIA século V ao XV
Preparatório EsPCEx História Geral
Descolonização afro asiática
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Transcrição da apresentação:

Índia Contexto histórico/formação territorial Descolonização do Império Britânico a partir de 1947, dando origem a: - Índia e Paquistão (1947) - Sri Lanka (1948) - Antigo Paquistão Oriental deu origem a Bangladesh, Nepal e Butão (1971) Tal período foi marcado por conflitos, onde houve a expulsão de hindus e muçulmanos após a demarcação de tais fronteiras. Os conflitos alimentaram o ódio recíproco entre as partes.

Caxemira – região de maioria muçulmana,sob domínio da Índia, reivindicada pelo Paquistão. Há também ideais de independência. Índia – Disputa territorial

Himalaia; Região de Thar; Decã; Gates ocidental e oriental. Himalaia; Região de Thar; Decã; Gates ocidental e oriental.

Presença de mais de 3 mil línguas reconhecidas no país; O Hindi, é idioma mais importante (falado por mais de 400 milhões de habitantes); Fator de unidade: hinduísmo (80% da população), em segundo lugar vem o islamismo (cerca de 10%, que corresponde a mais de 100 milhões de habitantes, sendo o país, o quarto com mais muçulmanos no mundo; Presença de mais de 3 mil línguas reconhecidas no país; O Hindi, é idioma mais importante (falado por mais de 400 milhões de habitantes); Fator de unidade: hinduísmo (80% da população), em segundo lugar vem o islamismo (cerca de 10%, que corresponde a mais de 100 milhões de habitantes, sendo o país, o quarto com mais muçulmanos no mundo;

A sociedade de castas era formada por grupos sociais fechados, definidos pela hereditariedade (nascimento). Eram quatro as castas originais:

Brâmanes (nobres, sacerdotes e religiosos); Xátrias (guerreiros); Vaixias (camponeses e comerciantes); Sudras (escravos). Existiam também aqueles que não possuíam casta nenhuma: os párias, dálits ou intocáveis. Brâmanes (nobres, sacerdotes e religiosos); Xátrias (guerreiros); Vaixias (camponeses e comerciantes); Sudras (escravos). Existiam também aqueles que não possuíam casta nenhuma: os párias, dálits ou intocáveis. Atualmente devido à mistura entre as castas originais esse grupo possui cerca de categorias. Hoje, esse sistema não existe mais oficialmente, porém as diferenças sociais atingem muito o comportamento indiano (através de preconceitos).

PERÍODO COLONIAL: Construção de ferrovias pelos ingleses (interligação de áreas produtoras aos portos); Formação de centros urbanos: Nova Délhi, Calcutá e Bombaim (hoje Mumbai, com destaque para o ramo algodoeiro/têxtil); Através da exploração inglesa, os produtos indianos ajudaram a manter o luxo e as riquezas da corte imperial; A cobrança de altos impostos pelos britânicos trouxe consequências: - camponeses pobres que venderam suas terras (aumento da concentração fundiária); - terras férteis, que passaram a produzir gêneros de exportação, gerando crises de fome e subnutrição no país;

PERÍODO PÓS-INDEPENDÊNCIA: Crescimento econômico através de substituição de importações; Beneficiamento da classe média urbana; Aumento da produção industrial que gerou: - necessidade de aumentar a importação de máquinas e recursos energéticos; - dificuldade de concorrer no mercado externo gerando déficit na balança comercial; Dificuldades agravadas nas décadas de 70 e 80 devido, respectivamente a crise do petróleo e elevação dos juros da dívida externa; Década de 90 – aumento das exportações (ramos farmacêutico e têxtil) e também se tornou responsável por 1/5 das exportações mundiais de programas de computador; Apesar do desenvolvimento, 70% da população ainda vive no campo, em pequenas propriedades e em condições extremas de pobreza;

BRIC BRICS - Em abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. Trata-se do grupo de países que vêm se destacando na economia global e que têm a possibilidade de ultrapassar o G-6, antes de Tais economias juntas, correspondem a 15% do PIB do planeta.

Perfil Índia – políticas econômicas aumentaram a sua importância e participação no comércio mundial. Destaque para os grandes investimentos em tecnologia da informação (TI), como o desenvolvimento de softwares, e na qualificação crescente da mão-de-obra;