Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Orientadora: Renata Lima Silva
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Andrea Leite de Lucena Arruda Miranda
Melhoria da Atenção à Saúde da Mulher da ESF José Sarney, Natal / RN
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira Ribeiro Natal, 2015

Introdução O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil Segundo o INCA, em Natal (RN), o ano 2014 timos 240 mulheres com câncer de mama o que representou um 54,07 % e 80 mulheres com câncer de colo de útero para um 19,04 % sendo a taxa de incidência para câncer de mama a mais elevadas de todos os tipos de canceres na capital potiguar. Portal Brasil 2011, INCA 2014

ESF Parque das Dunas, Natal (RN) Município – Natal– RN População (IBGE, 2010):869.956 habitantes 53% sexo Feminino; IDH: 0,73 (alto); 71% (idade de 15 e 64 anos) 38 ESF e 18 tradicionais (3 mistas). ESF Parque das Dunas; Localização: Urbana; 3 equipes; População da área de abrangência 8.748 :

Por que escolher a ação programática melhora da atenção à saúde da mulher para prevenção do câncer Cobertura da aço programática ao inicio praticamente zero para as duas ações Registros praticamente inexistentes; sobre todo para prevenção de câncer de mama Sem grupos de educação, prevenção e promoção à saúde; Necessidade de participação de toda a equipe para ofertar atenção e assistência mais qualificadas; Necessidade de capacitar a equipe de acordo com os protocolos oficiais do Ministério da Saúde;

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde da mulher para prevenção do câncer de colo de útero e mama na USF Parque das Dunas, Natal, RN.

Objetivos Específicos 1-Ampliar a cobertura de da detecção precoce de câncer de mama e colo de útero. 2- Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres 3- Melhorar a adesão na Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. 4- Melhorar o registro das informações 5- Avaliar o risco do Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. 6- Promover a Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama.

Intervenção – Novembro 2014 até março de 2015 Metodologia Uso da Ficha Espelho, Planilha de Coleta de Dados, Panfletos do Ministério da Saúde e uso de Protocolos Oficiais; Convite à participação dos membros da equipe; Controle e monitoramento (registro) das atividades; Realização de grupos para educação, prevenção e promoção (palestras, conversas); Qualificação da atenção e assistência ( exames). Intervenção – Novembro 2014 até março de 2015

Metas, estimativas, Objetivos e Resultados Objetivo 1-Ampliar a cobertura de da detecção precoce de câncer de mama e colo de útero. PréIntervenção:0 Meta: 50%; Mês 1: 107 Mês 2: 207 Mês 3: 280 Mês 4: 350 Dificuldades Cobertura do programa de prevenção do câncer de colo de útero

Cobertura do programa de prevenção do câncer de colo de útero Objetivo 1-Ampliar a cobertura de da detecção precoce de câncer de mama e colo de útero. Pré-Intervenção:0% Meta: 50%; Mês 1: 15 Mês 2: 46 Mês 3: 83 Mês 4: 96 Cobertura do programa de prevenção do câncer de colo de útero

Objetivo 2- melhorar a qualidade do atendimento mulheres PréIntervenção:0% Meta: 100%; Mês 1: 85 Mês 2: 359 Mês 3: 359 Mês 4: 359

Objetivo 3-melhorar a adesão na Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. Meta 3.1: Buscar mulheres faltosas com exames de mamografia ou citopatogico alterado. Durante a intervenção tivemos apenas 5 mulheres com exame citopatológico alterados na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade e nenhuma mulher com a mamografia alterada. Destas 5 mulheres com CP alterado, todas estão sendo acompanhadas pela equipe na unidade, não apresentando nenhuma falta nesses quatro meses de intervenção. Dessa forma, não foi necessário realiza a busca ativa das mulheres com exames alterados, permanecendo, estes quatro indicadores, zerados ao longo dos quatro meses.

Objetico 4- Melhorar o registro das informações Objetico 4- Melhorar o registro das informações .Registro adequado de exame ciopatologico Mês 1: C 129 RA:124 Mês 2: C:243 RA:218 Mês 3: C:290 RA:216 Mês 4: C:359 RA:359

Objetivo 4-Melhorar o registro das informações Objetivo 4-Melhorar o registro das informações .Registro adequado de mamografia Mês 1: C 45 RA:15 Mês 2: C:96 RA:47 Mês 3: C:123 RA:94 Mês 4: C:136 RA:136

Objetivo 5-Avaliar o risco do Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. Das 359 mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos, foi realizada a pesquisa para sinais de alerta em todas elas, sendo 129 no primeiro mês, 243 no segundo e 316 no terceiro, alcançando 100%. Para o câncer de mama, também conseguimos atingir a meta 100% das mulheres entre 50 e 69 anos de idades com avaliação do risco para câncer de mama nos quatro meses da intervenção, sendo 45 mulheres no primeiro mês, 96 no segundo mês, 123 mulheres no terceiro e 136 no quarto mês.

Objetivo 6- Promover a Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Controle de Câncer de Mama. Conseguimos orientar 100% das mulheres cadastradas na intervenção na faixa etária entre 25-69 anos sobre DSTs e prevenção de rico do câncer de colo de útero e de mama nos quatro meses da intervenção, o seja, um total de 359 mulheres.

Atividades desenvolvidas durante a INTERVENÇÃO  

Discussão Importância para a equipe, serviço e comunidade Capacitação (ACS) e Qualificação; Fortalecimento do trabalho em equipe; Organização e Satisfação; Reestruturação do sistema de Registro; Reorganização do Acolhimento; Visitas domiciliares;

Discussão A intervenção será incorporada a rotina dos serviços graças a conscientização dos membros da equipe; a ajuda dos gestores participação direta de nossa comunidade. da consulta.

Reflexão Crítica Trabalho em equipe; Capacitação continuada; Participação ativa da comunidade; Prevenção e promoção em saúde Desenvolvimento profissional e pessoal; Melhora nos serviços de saúde ; Participação ativa da comunidade; Prevenção e promoção em saúde Desenvolvimento profissional e pessoal; Melhora nos serviços de saúde ção ativa da comunidade;

OBRIGADA