Modos de transporte não motorizados

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Transcrição da apresentação:

Modos de transporte não motorizados Thomas Krag Mobility Advice

PROGRAMA Modos não motorizados em geral Exemplos de campanhas específicas Considerações gerais sobre campanhas Discussões de grupo Apresentação dos resultados dos grupos Perguntas e respostas Encerramento da sessão

Modos de transporte não motorizado Pode ser: Aqui: Andar a pé e de bicicleta, isto é, transportes com energia do homem

Benefícios de andar a pé e de bicicleta Poupar energia Melhorar o ambiente (sem poluição do ar e ruído) Disponibilizar espaço público Poupar dinheiro Promover a saúde Aumentar a qualidade de viva Reduzir as perdas de tempo e em distâncias curtas aumentar a velocidade de deslocação Nota: benefícios para a sociedade Vs benefícios pessoais.

Uma nota sobre benefícios e perdas Depende de... (do sítio em questão, E depois, da imagem, dos hábitos, das tradições, da história, das infra-estruturas, ...)

Quem pode andar a pé ou de bicicleta? Andar a pé Vs de bicicleta Todos os que não têm problemas físicos podem andar a pé e fazê-lo em algum grau todos os dias Muitos estarão tecnicamente aptos a andar de bicicleta, mas mesmo que tenham acesso a uma bicicleta, não o fazem necessariamente muitas vezes e especialmente não o fazem no meio do tráfego urbano.

Qualidades de andar a pé e de bicicleta Fácil de começar, mas Relativamente lento Andar de bicicleta é Em alguns sítios e para algumas pessoas difícil de começar, mas É um meio de transporte urbano relativamente rápido (muitas vezes mais rápido que o carro e os TP.

O problema da poluição ... não é um argumento racional contra andar de bicicleta em zonas urbanas

O problema da segurança As pessoas que começam a andar de bicicleta tendem a ter a percepção de que é menos perigoso do que pensavam

Ganhos na saúde Muitos estudos: A inactividade física é a causa principal de várias doenças e da obesidade. WHO: Modos activos de deslocação, como andar a pé e de bicicleta, devem ser promovidos.

Como poupar tempo com a saúde Transporte casa-trabalho/escola Carro: 50 km/h sem exercício físico Bicicleta: 20 km/h exercício físico Objectivo: 30 minutos de exercício físico por dia Tempo/dia Conclusão: A bicicleta poupa tempo em distâncias até 8 km. bicicleta 90 min carro 60 min 30 min Distancia casa-trabalho 5 km 10 km 15 km

Novas deslocações de bicicleta O objectivo Argumentos (emocionais) convincentes Pessoa (+ sapatos) Novas deslocações a pé Argumentos (emocionais) convincentes treino Pessoa+ bicicleta Novas deslocações de bicicleta

Modelo de fases da mudança (andar a pé) ”Eu ando a pé regularmente” ”Eu experimentei e ando a pé de vez em quando” ”Gostava de experimentar andar a pé” ” Andar a pé pode ser uma opção” ”Andar a pé não é relevante para mim”

Modelo de fases da mudança (andar de bicicleta) ”Eu ando de bicicleta regularmente” ”Eu experimentei e ando de bicicleta de vez em quando” ”Gostava de experimentar andar de bicicleta” ” Andar de bicicleta pode ser uma opção” ”Andar de bicicleta não é relevante para mim”

Exemplos de campanhas De bicicleta para o trabalho De bicicleta para a escola De bicicleta para as compras Fazer ciclismo A pé para a escola A pé pelo meu bairro Walking-bus para a escola Fazer turismo a pé ou de bicicleta

De bicicleta para o trabalho (Dinamarca)

Montar uma campanha 3-4 semanas de duração na primavera/inicio do verão Equipas de 4 a 16 pessoas Custa 4 € por participante Posters diários sobre andar/não andar de bicicleta para o trabalho Envio de newsletters durante a campanha Resultados enviados pela equipa coordenadora no final Sorteio final com bons prémios São precisos pelo menos 50% ”dias ciclados” Diplomas oferecidos a equipas que cumpriram requisitos

Resultados da campanha 90-100 000 pessoas participaram (3.6 % dos trabalhadores dinamarqueses) 57% já andavam de bicicleta todos os dias antes da campanha 14% andam de bicicleta mais vezes entre casa e o trabalho 18% andam mais de bicicleta para outros sítios

Factores de motivação (após importância) Exercício, bem estar pessoal e saúde Custos Consciência ambiental Devoção

De bicicleta para o trabalho (Dinamarca) História da campanha 1996 Holstebro 1997 Holstebro, Copenhaga 1998 Em toda a Dinamarca (inspirado na experiência norueguesa) Organizações organizadoras Associação Dinamarquesa para o Desporto em companhia Federação Dinamarquesa de Ciclismo

A pé para a escola (Inglaterra) Objectivos da campanha Saúde das crianças, capacidades de aprendizagem e independência Reduzir o caos do tráfego matinal nas escolas

A pé para a escola (Inglaterra) Timing 2006 Duas semanas nacionais ”A pé para a escola” (22-26 Maio, 2-6 Outubro) Público Alvo Professores Alunos Pais

A pé para a escola (Inglaterra) Mais materiais (note-se que se usa um quadro de parede para assinalar a evolução da escola durante a semana)

A pé para a escola (Inglaterra) Resultados 2005 66% das autoridades locais inglesas promovem o programa 6 378 escolas participaram 1 719 558 alunos participaram 30% de mudança no perfil de deslocações para a escola durante a campanha

Semelhanças entre as campanhas Período específico para a sua realização A saúde é usada como argumento chave Registo ”publico” do comportamento durante a campanha

Outros exemplos De bicicleta para a escola (Dinamarca) Walking Buses para a escola Campanha ” Às compras e bicicleta” (Flandres, Bélgica) Fazer turismo a pé e de bicicleta

De bicicleta para a escola (Dinamarca) 900 escolas e 100 000 alunos participaram em 2006

Walking Buses para a escola

Campanha “Às compras de bicicleta” (Flandres, Bélgica)

Fazer turismo a pé e de bicicleta

Campanhas Que tipo de comportamento deve ser alterado? Quem é o público alvo? Que canais podem ser usados para o atingir? Que tipo de argumentos e prémios os podem motivar? Qual é a estrutura geral da campanha? Quando é que a campanha deve ter lugar? Quem deve organizar a campanha? Quem assinas as mensagens? Como deve a campanha ser avaliada?

Campanhas Públicos alvo O pior comportamento Comportamento médio Comportamento bom O melhor comportamento

Campaign Como atingir o público alvo Comunicação cara a cara Embaixadores Publicidade Material escrito (impresso, e-mail, correio) Imprensa

Campaign Argumentação Saúde Prémios Divertimento Ambiente

Campanhas Montar uma campanha Fazer um plano claro Comunicar com os utilizadores (papel, telefone, fax, web) Considerar campanha local versus centralizada

Campanhas Quando Seleccione uma boa época do ano (clima, temperatura, ...) para o tipo de comportamento em questão Verifique se colide com outros eventos

Campanhas Organização Envolver várias organizações é vantajoso, especialmente - se elas conseguem juntar recursos, mas também - se conseguem dar credibilidade Envolver profissionais Convidar patrocinadores Considerar quem vai enviar as mensagens

Campanhas Avaliação Qual é o objectivo? Qual é o objectivo imediato? Quantos receberam as mensagens da campanha? Quantos reagiram às mensagens? Quais foram as mudanças imediatas e duráveis? (alguns dados conseguem-se imediatamente, outras precisam de ser obtidos com questionários)

Campanhas Teste o método! Grande escala Media escala Pequena escala

Thomas Krag Mobility Advice Wilhelm Marstrands Gade 11, DK-2100 København Ø. Company reg. no. DK 25 22 66 31. Tel +45 35 42 86 24, mobile +45 27 11 86 24 E-mail tk@thomaskrag.com Website www.thomaskrag.com