Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência

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Transcrição da apresentação:

Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência Saúde Bucal de Escolares Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência Leandro Leitzke Thurow Orientadora Louriele Wachs

Introdução Importância da ação programática Nó crítico – estudos exploratórios Inexistência da ESB Baixos índices de higiene bucal (Vasconcelos et.al., 2001) Ações para promover saúde bucal (Mesquini; Molinari; Prado, 2006) Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) (Pereira et al, 2003)

Introdução Caracterização do município de Pelotas/RS 327.778 habitantes 22 UBS ESF e 29 UBS Tradicionais – 800 mil procedimentos/ano NASF em construção CEO 7 ESB

Introdução Caracterização da Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta 1 ESF transitória (5ACS e 1 CD) Campo de estágio Faculdade de Enfermagem e PET-Saúde/UFPel 4.579 habitantes Situação da ação programática na Unidade antes da intervenção Inexistência da ação Atendimento por livre demanda

Objetivos Geral Melhorar a atenção a saúde bucal dos escolares de primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência. Específicos Melhorar a saúde bucal dos escolares do primeiro ano; Promover saúde em crianças do primeiro ano; Qualificar o Sistema de Informação em saúde bucal

Metas Realizar avaliação bucal em 80% das crianças do primeiro ano do turno da manhã Realizar intervenção odontológica em 80% das crianças que apresentarem esta necessidade Promover saúde em crianças do primeiro ano; Desenvolver atividades de educação em saúde bucal com 90% das crianças do primeiro ano do turno da manhã Organizar a assistência odontológica por critérios de risco para 90% das crianças do primeiro ano do turno da manhã

Metodologia – Ações realizadas TCLE Triagem de risco 5 encontros educativos Escovação supervisionada e flúor TRA Encaminhamento de crianças de alto risco Triagem final

Metodologia – Ações realizadas Protocolo Diretrizes de Saúde Bucal de SP Registros (indicadores: biofilme visível, manchas brancas, gengivite, cavidades ativas e inativas, nº de dentes restaurados, dor) Monitoramento (triagem inicial e final) Atividades educativas em sala de aula (“a boca”, “higiene bucal”, “cárie”, “dieta”, “placa bacteriana”, “cidadania”) Escovação supervisionada em grupos – flúor (5 momentos) TRA realizado na biblioteca

Resultados Indicadores em relação às metas e em relação à situação anterior à intervenção Avaliação bucal e organização por critérios de risco em 82,35% Todos os escolares apresentaram necessidade e receberam intervenção odontológica Todas receberam escovação supervisionada 94,12% das crianças receberam uma atividade educativa Placa visível 11-12 Manchas brancas 12-1

Resultados Indicadores em relação às metas e em relação à situação anterior à intervenção Gengivite 4-5 Cavidades ativas 26-5 Cavidades inativas 15-14 Dentes restaurados 12-41 Dor 4-1 Apenas 1 criança das 2 encaminhadas com dor foi atendida na UBS TRA 16 dentes – 8 crianças

Resultados Aspectos qualitativos mais relevantes Receptividade no meio escolar Entusiasmo das crianças

Discussão A importância da intervenção para a equipe, para o serviço e para a comunidade Compreensão da função do CD fora do consultório Estudo piloto para ampliação da técnica de critérios de risco e dados de registros para outras UBS e/ou Equipes de Saúde Bucal Melhorias na atenção à saúde bucal de escolares, com o desenvolvimento de ações coletivas e o fortalecimento do engajamento escolar Reflexos das atividades educativas na família das crianças

Discussão Incorporação da intervenção à rotina do serviço Envolvimento dos ACS – capacitação e busca ativa Visita domiciliar Ações de educação com os pais dos alunos Incorporação de outras séries 7 ESB do município já foram envolvidas

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e implementação da intervenção Expectativas atendidas - apoio do meio escolar, acadêmicos do PET- Saúde, recepção dos alunos. Planejamento 100% alcançado Ampliação das experiências para as primeiras ESB do município de Pelotas O aprendizado mais relevante do curso foi o contato com a educação à distância.

Obrigado pela oportunidade.