1º Sequência Apresentação ao grupo turma ( pela professora) das personagens da equipa compreensão com acetatos: O Juvenal literal O Durval Inferencial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
A Rocha.
O ANEL
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
A árvore generosa Uma história adaptada e formatada a partir do original “The giving tree”, de Shel Silverstein (1964) por Maria Jesus Sousa (Juca)
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Portfólio de matemática
A EQUIPA COMPREENSÃO.
O Pai Não Desiste.
O ANEL.
Com os anos vamos perdendo a inocência, que não é outra coisa senão a sabedoria que Deus nos presenteou.
Um Gesto de Amor.
A BORBOLETA AZUL.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Amor com Amor se paga.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Clique para passagem de slides
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
O PÃO DE CRISTO....
“O Pai Não Desiste”.
APRENDIZ DA VIDA!.
Quanto você vale ? Vá clicando com o mouse.
Ética e Moral na formação dos filhos
O ANEL.
Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazenda,
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
O Tapetinho vermelho.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Verbo Língua Portuguesa.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
Dicas para Apresentações
Preparado por Dinis Bento
1 O ANEL Preparado por Dinis Bento Um aluno chegou a seu professor com um problema: - Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa,
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
Aprendi Clique.
Forma Canônica e Definições
Carlise Inês Kronbauer
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Este livro pode ser lido aqui:
PARA PARAR E PENSAR.
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Receita de um Sonhador.
Consertando o Mundo... “Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
APRENDIZ DA VIDA!.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

1º Sequência Apresentação ao grupo turma ( pela professora) das personagens da equipa compreensão com acetatos: O Juvenal literal O Durval Inferencial A Francisca Crítica A Conceição Reorganização.

O JUVENAL LITERAL Olá! O meu nome é Juvenal Literal. Não gosto de me esforçar muito. A minha família chama-me “preguiçoso”, porque o meu emprego é o mais simples da família. Pois é, apenas tenho de olhar para o texto com muita atenção e escolher a informação pedida.. Prefiro responder com as palavras do texto… porque não gosto nada de trabalhar… Mas … a resposta tem mais valor quando uso palavras minhas.

O DURVAL INFERENCIAL Olá! O meu nome é Durval Inferencial. A minha família chama-me “detective”, porque adoro enigmas.. Pois é, o meu trabalho tem várias etapas. Primeiro, penso acerca do problema que tenho de desvendar. Depois, procuro as pistas que o texto me poderá dar. Isto nem sempre é fácil, porque tenho de decifrar as mensagens escondidas que o autor quer transmitir. A seguir junto todas essas pistas e, como um detective, resolvo o enigma. Mas cuidado! A minha experiência de vida é muito importante para eu conseguir chegar a uma solução. Se como eu, quiseres ser um detective, começa a trabalhar e sobretudo … a pensar.

A FRANCISCA CRÍTICA Olá! O meu nome é Francisca Crítica. A minha família chama-me "comentadora", pois gosto de meter o nariz em tudo. Sempre que leio alguma coisa, tenho de dar a minha opinião. Não consigo resistir. Mas o meu trabalho não é tarefa simples! Às vezes, fico muito cansada, porque tenho de perceber muito bem o que vou comentar, tirar as minhas conclusões e, só depois, é que digo o que penso. Mas ainda assim, isso dá-me muito prazer, porque as pessoas consideram-me muito inteligente.

A CONCEIÇÃO REORGANIZAÇÃO Olá!!! O meu nome é Conceição Reorganização. A minha família chama-me “dona de casa”, porque sou muito prática. Gosto de ter tudo arrumado. Quando as coisas estão desorganizadas, tento pô-las por ordem. Faço esquemas e resumos para as tarefas que tenho de realizar. O meu passatempo favorito é dar títulos originais àquilo que leio.

Após a apresentação das personagens: 2ª Sequência Após a apresentação das personagens: Leitura silenciosa de um conto conhecido pela maioria dos alunos : Instruções: Encontrar a resposta com a ajuda das personagens da equipa compreensão e com perguntas colocadas pela professora.

Conto: O Pedro foi vender a sua vaca ao mercado e por ela deram-lhe uma bolsa cheia de moedas. Pelo caminho fazia-as soar e contente pensava: “Que rico sou! Comprarei um campo, uma casa e um cavalo.” Um ladrão que o seguia, parou-o e disse: - Eu sei como fazer crescer o dinheiro. Só tens de plantar as moedas nesse campo e amanhã terá crescido uma árvore cheia de moedas. O Pedro assim fez.

PERGUNTAS: 1. O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro? 2. 3. O que é que o Pedro encontrou no dia seguinte? a) uma árvore cheia de dinheiro b) um buraco vazio c) a bolsa com as moedas d) as moedas oxidadas 3. Como é que era o Pedro? tonto esperto egoísta despachado

PEÇO AJUDA A QUEM? Qual é a pergunta? «O que é que o Pedro queria fazer com o dinheiro?» A resposta está no texto? Sim. Sublinha a resposta. Então, vou sublinhar - «Comprarei um campo, uma casa e um cavalo» Resposta: O Pedro queria comprar um campo, uma casa e um cavalo.

2. O que é que o Pedro encontrou no dia seguinte?  Relê a pergunta A resposta não está no texto. Precisas pensar Procura todas as pistas para responder . Aproveita também os teus conhecimentos. a) uma árvore cheia de dinheiro b) um buraco vazio c) a bolsa com as moedas d) as moedas oxidadas Como é que era o Pedro? 3. tonto esperto egoísta despachado

PEÇO AJUDA A QUEM? O que é que o Pedro encontrou no dia seguinte? A resposta está escrita no texto? Não, tenho de pensar. Quais as pistas que podes usar para resolver a questão? * O texto indica que foi um ladrão que o mandou plantar as moedas. Pela minha experiência de vida, sei que não é possível fazer nascer moedas. * Então qual é a resposta? b) um buraco vazio. Qual é a pergunta?

PEÇO AJUDA A QUEM? Qual é a pergunta? Como é que era o Pedro? A resposta está no texto? * Não. Exige a minha opinião. O que é que o texto te diz para conseguires dar a tua opinião? O texto indica que foi um ladrão que o mandou plantar as moedas. Como não é possível fazer nascer moedas, qual era o desejo do ladrão? Então… qual é a resposta? a) tonto

3ª sequência Leitura das instruções para construir uma borboleta chinesa. INSTRUÇÕES: Encontrar a resposta com ajuda das personagens da equipa compreensão e das perguntas colocadas pela professora

A borboleta chinesa É possível fazer voar uma borboleta com a ajuda de um leque? Porque não? Basta abaná-lo! Aqui está a adaptação de um velho truque vindo do Extremo Oriente. A sua apresentação deve ser feita contra um fundo escuro. A FABRICAÇÃO Recortar a borboleta num bocado de papel de seda e decorá-la (fig. 2). Para o leque, usar uma folha de cartolina com cerca de 30 cm × 20 cm, de cor escura, a menos que se queira enfeitá-lo. Dobra-se depois a folha em acordeão (fig. 1) e agrafa-se ou cola-se X a Y (fig. 3). Por fim, liga-se a borboleta ao leque por meio de um pequeno fio ou linha preta.

PERGUNTAS: 1.Lê atentatamente o texto e tenta encontrar outro título para a « Borboleta chinesa»,, e que esteja de acordo com o conteudo do texto. 2. Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque, de acordo com as instruções do texto e das figuras. O 1 deve corresponder à primeira tarefa, o 2 à segunda, e assim sucessivamente. Clique para au mode d’emploi

1..Lê atentatamente o texto e tenta encontrar outro título para a « Borboleta chinesa»,, e que esteja de acordo com o conteudo do texto. Qual é a pergunta? Qu’est-ce que tu dois faire? Sois originale ! PEÇO AJUDA A QUEM? * «O que é pedido? Penso num título alternativo a «Borboleta Chinesa» O que tens de fazer? . Dar um título diferente de acordo com o assunto do texto. Então qual é a resposta? Podia ser: “ Como dar vida a uma borboleta de papel”

Relê a pergunta. O que é pedido? O que tens de fazer? 2. Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque». .

PEÇO AJUDA A QUEM? * Pôr as frases por ordem. O que é pedido? * «Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias à fabricação do material para o truque».. O que tens de fazer? * Pôr as frases por ordem. Depois de leres as frases, volta a ler o texto, identifica a sequência e responde com muito cuidado.. 1) Recorta-se a borboleta num bocado de papel de seda. 2) Decora-se a borboleta 3) Dobra-se a folha de cartolina em acordeão. 4) Agrafe-se ou cola-se uma das pontas do leque à outra, do mesmo lado. 5) Liga-se a borboleta ao leque.

4ª sequência APLICAÇÃO LEITURA SILENCIOSA DE UM TEXTO INFORMATIVO INSTRUÇÕES: Encontrar a resposta com ajuda das personagens da equipa compreensão e das perguntas colocadas pela professora

TEXTO: A PÁTRIA DO BASQUETEBOL   Os Estados Unidos da América do Norte são a pátria do basquetebol. Os Americanos têm a melhor de todas as associações de profissionais, como prémio de ter sido a nação que ofereceu a modalidade ao mundo. A Associação Nacional de Basquetebol (NBA) foi fundada em 1949. Nos Estados Unidos, as faculdades são o “campo onde nascem” os jogadores para a NBA. O basquetebol universitário é muito mais popular do que o jogo profissional, arrebatando multidões de espectadores. Há vários departamentos e a Associação Atlética Universitária Nacional organiza anualmente um campeonato no mês de Março. Os treinadores profissionais interessam-se pelo basquetebol universitário, pois é nestas equipas que encontram as suas futuras estrelas. Desde a sua fundação que a NBA tem fornecido regularmente o melhor basquetebol do mundo. A NBA divide-se em dois departamentos regionais, o Oriental e o Ocidental. O Primeiro abrange as regiões de Atlântica e Central, o segundo engloba a região Ocidental e o Pacífico. No final de cada época, cada um dos departamentos tem um campeão, seleccionado por séries de eliminatórias. As duas equipas vencedoras defrontam-se numa final para o apuramento do campeão. A NBA tem regras especiais e próprias, por exemplo, as partidas são disputadas em quartos de doze minutos cada (em vez de dois meios-tempos de vinte minutos, como nas universidades).

PERGUNTAS: 1. Qual é a pátria do basquetebol? Qual é a pergunta? Pedes ajuda a quem? Onde está a resposta? Como a encontras? PERGUNTAS: 1. Qual é a pátria do basquetebol? 2. Em que estação do ano se organiza anualmente um campeonato? 3. Qual é o significado da sigla NBA? 4. Onde encontram os treinadores os seus jogadores? Porquê?

As duas equipas vencedoras defrontam-se numa final para o Pedes ajuda a quem? Qual é a pergunta? O que deves fazer? Sê original ! 5. Ordena as diferentes etapas por que passa uma equipa par ser campeã. As duas equipas vencedoras defrontam-se numa final para o apuramento do campeão. As regiões Atlântica e Central e a Ocidental e o Pacífico defrontam-se por eliminatórias. Cada um dos departamentos tem um vencedor. 6. Na tua opinião, os jogadores são estrelas? Porquê?

Instrução : Encontrar a personagem que os vai ajudar a responder à pergunta. Os alunos encontram a personagem a partir das perguntas da professora. Localizam facilmente as respostas literais (Perguntas 1 et4) e sublinham-nas no texto . 1. Os Estados Unidos da América do Norte são a pátria do basquetebol. 4.. Os treinadores profissionais interessam-se pelo basquetebol universitário, pois é nestas equipas que encontram as suas futuras estrelas.

Consideram que a pergunta 3 é literal mas alguns não sabem explicar porque é que as iniciais não estão na ordem certa. Só depois de os ter feito pensar na origem do basquetebol e sobretudo na língua e nos seus conhecimentos da língua inglesa é que consideraram que era uma pergunta inferencial. Para a pergunta 2, alguns disseram que a resposta não estava no texto, outros reponderam “Março” , e quando lhes disse que não era uma estação do ano mas que esse indicio era importante para encontrar a resposta , Perceberam que tinham de recorrer aos seus conhecimentos e responderam correctamente. Associam facilmente a pergunta 5 à Conceição Reorganização e procuram a ordem certa texto. A maioria consegue-o sem dificuldade. Quanto à pergunta 6 , como a pergunta pede a sua opinião, reconhecem a Francisca Critica, mas nem sempre sabem justificar a sua opinião.

Propostas pedagógicas: BALANÇO: Os alunos encontram facilmente as respostas literais mas tropeçam nas perguntas inferenciais. Propostas pedagógicas: Encontrar as pistas que permitem chegar à resposta. Lembrar-se que é preciso recorrer aos seus conhecimentos à sua experiência de vida. - Encontrar a justificação para a sua opinião.

E DEPOIS… O trabalho sobre a compreensão de textos continuou durante dois meses com duas sequências por semana alternando texto informativo e texto narrativo. Os alunos já não dizem que a resposta não está no texto. Habituaram-se a procurar pistas que os levarão a uma resposta. Tomaram consciência da importância dos seus conhecimentos anteriores e da sua experiência de vida.