PROFESSORA Ana Cecilia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REPRODUÇÃO HUMANA.
Advertisements

EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
Desenvolvimento embrionário.
Embriologia.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
“A ontogenia recapitula a filogenia”
Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
EMBRIOLOGIA Prof. M.Aguiar. EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos.
EMBRIOLOGIA.
Professor: Rafael Bezerra
Biologia do desenvolvimento
Embriologia.
Anexos embrionários dos mamíferos
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Anexos Embrionários.
Professora: Rosana Moraes
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Estudo do desenvolvimento
Embriologia Embriologia.
METAZOA – definição O reino Animalia, Animal ou Metazoa é composto por seres vivos: Pluricelulares Eucariontes Heterotróficos Cujas Células formam tecidos.
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA.
Etapas de desenvolvimento embrionário.
- fim da 4ª semana nos humanos - início da formação do sistema nervoso: - placa neural - tubo neural -formação da notocorda -após essa fase, ocorre a organogênese,
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 24. Histologia Animal.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF: JULIANA 8º ANO. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das.
Fisiologia do sistema cardiovascular Parte II
Noções de Anatomia Lucilia Coimbra.
Colégio Maria Imaculada
ANFÍBIOS.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Anexos Embrionários.
Sistemática e classificação embriológica dos animais
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Histologia do Tecido Epitelial
TECIDO MUSCULAR.
RÉPTEIS Página 74.
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
Anexos Embrionários.
Nidação – Início da gravidez Trofoblasto Parede uterina Cavidade uterina Para que ocorra é necessário que: -A mucosa uterina tenha sido preparada pelas.
Anexos Embrionários Profa. Samantha Ferreira da Costa Moreira GO II UFG 2017.
Sistema respiratório.
HISTOLOGIA ANIMAL Estudo dos tecidos; Quatro grupos: Epitelial;
Professor: Guilherme Vieira
Colégio e curso Albert - GEO
GRAVIDEZ E PARTO Colégio MV – Ciências Profª. Adriana.
Estudo dos tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Destino dos folhetos germinativos Professor Ilzo Pessoa 27/06/2018.
Embriologia animal Estudo do desenvolvimento do embrião até o ser adulto;
Os tecidos.
Origem, evolução e características gerais dos animais
EMBRIOLOGIA.
3ª SEMANA – FORMAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO Transformação disco embrionário - formação da linha primitiva, da notocorda e 3 camadas germinativas (desenvolvimento.
Embriologia.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os.
TECIDO MUSCULAR FUNÇÕES Movimento do corpo;
Aparelho Circulatório
RÉPTEIS.
AVES MAMÍFEROS.
EMBRIOLOGIA É a especialidade da biologia que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula. Faz parte da biologia do.
Sistema Circulatório.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
1. É função do tecido epitelial:
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Aula 2 – Daniella de Figueiredo (HISTOLOGIA) FHO – Uniararas.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo,
Transcrição da apresentação:

PROFESSORA Ana Cecilia TECIDOS HUMANOS PROFESSORA Ana Cecilia

CÉLULAS-TRONCO Células-tronco são aquelas que ao se dividirem, são capazes de se auto renovar ou de formar novos tecidos e órgãos. As células-tronco mais utilizadas são as embrionárias, mas existem outras.

CÉLULA EPITELIAL

OUTROS TECIDOS

TECIDO ÓSSEO

Tecido adiposo

SANGUE

NEURÔNIO

TECIDO MUSCULAR

Como são formados os tecidos Como são formados os tecidos? Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS OU GERMINATIVOS ECTODERMA: - Epiderme e anexos cutâneos (pelos e glândulas mucosas); - Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal); - Epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal. FOLHETOS EMBRIONÁRIOS OU GERMINATIVOS

MESODERMA - Forma a camada interna da pele (derme). O mesoderma delimita cavidades denominadas celomas. - Forma a camada interna da pele (derme). - Músculos lisos e esqueléticos; - Sistema circulatório (coração, vasos sanguíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo); - Sistema esquelético (ossos e cartilagem); - Sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas).

ENDODERMA - Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal; - Sistema respiratório (pulmão); - Fígado e pâncreas.

Anexos embrionários: Adaptação ao Meio Terrestre Anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião mas que não fazem parte do corpo desse embrião. Os anexos embrionários são: vesícula vitelina (saco vitelínico), âmnio (ou bolsa amniótica), cório e alantóide. Os mamíferos possuem vesícula vitelina reduzida, pois nesses animais como regra geral, os ovos são pobres em vitelo. A vesícula vitelina não tem, portanto, significado no processo de nutrição da maioria dos mamíferos.

ANEXOS EMBRIONÁRIOS NOS MAMÍFEROS

Mamíferos: Surge a placenta Na maioria dos mamíferos, o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do corpo materno, dentro de um órgão musculoso, o útero. E Os mamíferos, exceto os que botam ovos, formam a placenta, órgão constituído pela parede interna vascularizada do útero (endométrio) e por estruturas da câmara mais externa de revestimento do embrião. Alimentos, oxigênio, anticorpos e hormônios passam do sangue materno para o embrionário, pela placenta, que, em troca, transfere para a mãe as excretas e o gás carbônico.