ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
Advertisements

Centro da Juventude 11ºE Afonso Vilaça André Batista Diogo Martins Francisco Oliveira Pedro Pedras Rui Ferreira.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Onda Jovem Fonte: IBGE 2000 Cenário 34 milhões 15 a 24 anos A juventude brasileira.
Referências Agradecimentos 4-Conclusões 2- Materiais e Métodos TEMA: LICENCIAMENTO AMBIENTAL (POR EXEMPLO) TÍTULO: LICENCIAMENTO APLICADO À ÁREAS AGRÍCOLAS.
Exemplos internacionais de Carta de Serviços ao Cidadão OUVIDORIA-GERAL CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Aprovação do Direcionamento Estratégico desta Associação; Projetos para 2010; Esclarecimentos sobre a nova sede do Circuito; Encaminhamentos gerais.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Barcos Reciclados.
Requalificação de um edifício num “Hostel Universitário”
Desenvolvimento sustentável via ecoturismo desportivo
PROJETO “NÓS PROPOMOS – CIDADANIA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Paulo Vinícius Rampinelli
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
Fontelo: Reabilitação
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Parque Infante D. Fernando
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Requalificação dos Moinhos da Malagueira
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Nós propomos! Renovação do Complexo desportivo da Reboleira
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Orçamento Participativo Jovem Escolar
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
Jovens Empreendedores
Escola Secundária Ferreira Dias Geografia: projeto “Nós propomos”
Escola Secundária D. Maria II, Braga
Constituição da Freguesia de Agualva -Cacém
Escola Profissional de Cuba
Formação Contínua de Professores no Desporto Escolar
“Nós propomos: Um Centro Cultural ” “Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” NÓS PROPOMOS – ESA – 11º13.
Inexistência de um Skatepark
FORMAÇÃO DESPORTIVA & DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO FEMININO.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Espaços Verdes de Proximidade em Olival
Nova vida ao cinema S. Geraldo
VAZIO URBANO DO ANTIGO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE XXI
STB – Projeto Sites de Distribuidores STB
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes
O conceito básico da Agenda 21
PROJETO NÓS PROPOMOS! CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 2014/15 Os abandonados FARO, 17 de fevereio de 2015.
Tema: A Sertã, ontem, hoje e os desafios do futuro
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Implementação de uma.
Requalificação do Polidesportivo Garcia de Resende
Rua de “O Século” Largo do chafariz 4 de maio de 2015
Intervenção sobre o campo sintetico do Benedita
Professora Filomena Mendes
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2012/2013 NOTA NO SLIDE 11 João Durão Maria Ferreira José Caetano.
“Idosos de todo o mundo, uni-vos pela rede!”
Espaço Verde na área da antiga Mundet
Orçamento Participativo das Escolas
“Espaços verdes, dinamização
IV Conferência Estadual
Uma atividade em expansão.
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
SOLUÇÕES PARA OS ESPAÇOS URBANOS REQUALIFICAÇÃO URBANA
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
RECOLHA: COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS RESULTADOS E DISCUSSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
TURISMO E SUAS DIMENSÕES (TUR) - Aula 1/6 – 01 de abril de 2019.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO Projeto “Nós Propomos” – Cidadania e Inovação em Educação Geográfica 2013/2014 ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO Uma nova visão desportivo-cultural e verde para Braga TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS: Andreia Gonçalves Francisca Costa Inês Reigoto Lídia Viana Mariana Prata

Introdução e objetivos do projeto Projeto “Nós propomos” Resolução de dois problemas Falta de um espaço verde Falta de um pavilhão de multiusos

Metodologia Google Maps; PORDATA; Pesquisas na internet; PDM de Braga; Elaboração de inquéritos; Análise de dados; Tratamento de informação.

BRAGA, 2012: CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE Jovens Cultura Desporto Os jovens são os maiores praticantes Cidade europeia com maior índice de população jovem Muito dinamizado, apesar da escassez de infra-estruturas Necessidade de a incutir e de a valorizar na vida dos jovens Faz parte da construção da identidade dos jovens

População Bracarense, 2011

Inquérito: apresentação 32 pessoas 13 do sexo masculino, 19 do sexo feminino 0-34 anos: 17 35-59 anos: 9 +60 anos: 6

Nota: O número 1 corresponde ao nível mais baixo e o 5 ao mais alto. Inquérito: Resultado Classifique mediante a sua opinião: 1 2 3 4 5 Área total de espaços verdes em Braga 15% 79% 6% / Qualidade dos espaços verdes existentes 5% 46% 3% Quantidade de eventos culturais 11% 9% 34% 41% Qualidade da divulgação dos eventos culturais 58% 18% 7% 2% Conhecimento de eventos nacionais desportivos realizados na cidade de Braga (excepto o futebol)? 48% 42% 8% Até que ponto deveria a CMB/PDM intervir nas infra-estruturas desportivas e culturais? E nos espaços verdes? 1% 12% Nota: O número 1 corresponde ao nível mais baixo e o 5 ao mais alto.

Identificação do problema Falta de infra-estruturas desportivas Braga, sendo capital de distrito deveria ser mais dinâmica a nível cultural e desportivo Infra-estruturas culturais obsoletas e ultrapassadas com vários problemas logísticos nomeadamente a nível de dimensão e acústica Estilo de vida sedentário cada vez mais característico da população bracarense Cidade repleta de betão e com falta de espaços verdes

Algumas das principais salas de espetáculos bracarenses Vita Galécia IPJ Museu D. Diogo Nenhuma destas salas possui capacidade suficiente para suportar espetáculos de grande porte.

ESPAÇOS VERDES EM BRAGA A escassez dos espaços verdes é bastante visível no concelho de Braga.

Soluções Melhoria da qualidade de vida da população Promoção do desenvolvimento sustentável Aumento dos eventos desportivos assim como a integração do desporto no espaço local Difusão e dinamização da cultura Promoção do turismo Melhoria da qualidade de vida da população Construção de um pavilhão multiusos e de um parque da cidade associados entre si. O que permite a:

Proposta de intervenção Legenda: Pavilhão Multiusos; Parque da cidade de Braga

Localização da proposta

Potencialidades do local Fácil acesso através dos transportes públicos Proximidade do estádio AXA Proximidade de uma grande via rápida Espaço propício para a construção

Finalidade do multiusos DINAMIZAÇÃO DA CIDADE Concertos de grande dimensão Centro de congressos Espetáculos musicais e bailados Competições desportivas a nível nacional e internacional

Instituições e parcerias Escolas secundárias da cidade Câmara Municipal de Braga Universidade do Minho Sporting Clube de Braga Theatro Circo Instituto Português do Desporto e Juventude

Conclusão Acreditamos que atingimos os nossos objetivos para este projeto e que as nossas propostas, tão fundamentadas quanto possível, poderão ser uma aposta para o futuro da nossa cidade, não só como cidade mas também como capital de distrito. Assim, Braga deverá evoluir ao nível da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da sua população e também das populações da periferia. Simultaneamente deverá evoluir a nível cultural, ambiental, desportivo e turístico.

FIM