Impressionismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Barroco Flamengo.
IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Claude Monet Pierre Auguste Renoir Edgar Degas
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
História.
A Modernidade Arte Moderna.
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Pierre Auguste Renoir
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Impressionismo 02/04/2017
As concepções de espaço
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Arte Moderna: As Vanguardas
A ARTE NO SÉCULO XIX NA EUROPA (II) As inovações na arte.
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Os estilos artísticos do início do século XX
Pintura Pós-impressionista
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Impressionismo. IMPRESSIONISMO Fin-de-siècle : final do século XIX Superação do Realismo e do Academicismo Captação da impressão deixada pela realidade.
IMPRESSIONISMO.
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
Realismo e Impressionismo Franceses
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Transcrição da apresentação:

Impressionismo

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido ao trabalho de um grupo de artistas que acreditavam na impressão do momento como algo tão expressivo que bastava para superar as técnicas tradicionais acadêmicas.

Impressionismo O grupo impressionista francês era composto por: Claude Monet; Camille Pissaro; Berthe Morisot; Mary Cassat; Pierre-Auguste Renoir; Edgar Degas; Édouard Manet.

Impressionismo Além da França, o impressionismo se espalhou por outros países, como os Estados Unidos; O Impressionismo foi o ponto de partida para inúmeros artistas desenvolverem seu próprio estilo, como Tolousse-Loutrec, Vincent Van Gogh e Paul Cézanne;

Impressionismo Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886; Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião pública por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o Renascimento; Aos poucos, foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.

Características Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural; O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX; Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária;

Impressionismo - características As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte; A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;

Impressionismo - características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens; As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado;

Impressionismo - características Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos;

Impressionismo - características As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.

Impressionismo na Literatura Caracteriza-se pelo registro da realidade no espírito do artista, isto é, a impressão e a emoção por ela despertadas em um determinado momento; Capta o instante, o efêmero e traduz artisticamente as vibrações, os sentimentos e as emoções que permanecem no seu espírito.

O ATENEU, DE RAUL POMPEIA (1863-1895)

• Gênero: romance de formação – memorialista (como “Menino de engenho”, de José Lins do Rego) • Foco narrativo: 1ª- pessoa (Sérgio adulto) • Espaço: Rio de Janeiro – o ATHENAEUM – Ateneu: o internato/colégio (microcosmo da sociedade monarquista/conservadora) – romance de espaço • Tempo: época: fim do século XIX; Tempo da narrativa: um ano escolar “condensado”;

• Protagonista: Sérgio (adulto que relembra sua infância/colégio – a passagem da infância para a juventude) — personagem esférica/complexa/1ª pessoa (Realismo) • Personagens: planas, típicas e caricatas (Naturalismo) Aristarco / diretor = caricatura do poder monárquico (conservadorismo/hipocrisia) e da pedagogia Ema / esposa de Aristarco - anagrama de “mãe” e de “ame”; Ângela / empregada: personificação da sexualidade; Professores : “intelectualidade” (entre modernos/científicos X conservadores/atrasados: Mânlio, Bataillard, Delille, Venâncio etc. Alunos: Rabelo, Sanches, Franco, Rômulo, Bento Alves, Malheiro, Egbert, Nearco, etc. - tipos e caracteres diversos – o grupo/coletividade.

Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo. São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.

Claude Monet 1840-1926

Claude Monet 1840-1926

Claude Monet 1840-1926

Monet

Claude Monet 1840-1926

Renoir

Pierre Auguste Renoir

Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette

Pierre Auguste Renoir 1881

Pierre Auguste Renoir Rosas - 1885

Renoir Duas garotas no piano

Renoir Duas garotas lendo

Renoir A leitura

Bazille

Bazille

Degas

Degas

Degas

Degas

Pissarro

Pissarro

Pissarro

Potthast – Impressionismo Americano

Otto Stark – Impressionismo Americano

Édouard Manet Apesar de nunca ter exposta com os impressionistas, algumas de suas pinturas obedeciam a este estilo; Sua carreira passou por diversas fases e costuma ser considerado um pintor tanto realista como impressionista.

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet