Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

O Nó do Afeto.
Dois modos de ler a Bíblia.
" Conquistar a felicidade "
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ESTAR SOZINHO....
Sawabona Shikoba.
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
Os níveis básicos da leitura
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O nó de afeto.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Formação de Equipe e Comunicação
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Perfil do Profissional
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
«… cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A CASA DO AMOR.
APRENDIZ DA VIDA!.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
AO MEU PAI.
A CASA DO AMOR.
Verbo Língua Portuguesa.
Dor de perda Letícia Thompson.
Eu Aprendi.
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
Experiências das Três Leis de Newton
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Definição. Principais casos de regência nominal.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Nó Afetivo. Nó Afetivo Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes.
By Búzios Slides DERRETENTO O GELO.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Os anos das grandes oportunidades
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
APRENDIZ DA VIDA!.
Cuide do seu relacionamento e aproveite
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Por: Caroline Leane Regina Sandra Regiane Albertina Valdori Nélcio Fabrícia Margit Letícia Silvia

Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42). “[...] uma das melhores maneiras para a gente trabalhar como seres humanos é não só saber que somos seres incompletos [...].” (2009, p.43).

Myles: “O que significa que manter a curiosidade é absolutamente indispensável para que continuemos a ser ou a vir a ser.” (2009, p.43). “[...] ler para fazer sentido.” (2009, p.51)

Paulo: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. (2009, p.52) “[...] as palavras com as quais comecei meu aprendizado eram palavras de meu horizonte, da minha experiência [...]” (2009, p. 52).

Myles: “Era ali que as pessoas estavam Myles: “Era ali que as pessoas estavam. Era ali que a vida social acontecia.” (2009, p. 56) Paulo: “[...] o processo de ler a realidade no qual estamos envolvidos exige, sem dúvida, um certo entendimento teórico daquilo que está acontecendo na realidade.” (2009, p. 58)

Paulo: “O professor tem que ensinar, mas [ Paulo: “O professor tem que ensinar, mas [...] tem que saber o que ensina.” (2009, p. 81). “[...] diretrizes não significam necessariamente autoritarismo ou manipulação. [...]. A educação não é neutra.” (2009, p. 84)

Myles: “[. ] mas principalmente, você gosta das pessoas Myles: “[...] mas principalmente, você gosta das pessoas. Você sabe como se comunicar com elas, você as inspira. Você sabe que não se sente superior.” (2009, p. 90) “ Mas sua boa vontade em ensinar tinha como base o amor que tinha pelas pessoas de sua raça e o fato de que queria ser útil.”(2009, p. 90)

“O objetivo era se tornar um cidadão [...]”. (2009, p.99) Paulo: “[...] para nós educadores, é interessante pensar constantemente sobre o clima político, o clima social, o clima cultural nos quais estamos trabalhando como educadores.” (2009, p. 94) “O objetivo era se tornar um cidadão [...]”. (2009, p.99)

Myles: “A história atravessa o seu caminho.” (2009, p. 109).

Ideias Paulo: “Sem prática não há conhecimento”. O conhecimento transforma-se à medida que a realidade também se movimenta e se transforma.” (2009, p.114)

“Biologia: é possível apenas ensiná-la?” Paulo: “O professor não precisa saber apenas o conteúdo, mas também como ensinar aquele conteúdo. Saber a história do conteúdo e não exclusivamente o conteúdo.” (2009, p.119/120)

“Sempre fui ambivalente com relação a líderes carismáticos.” Paulo: “O líder tem que entender que ele ou ela foi moldado pela massa do povo também e não somente que ele ou ela está moldando o povo.” (2009, p.122)

“A diferença entre educação e organização” Paulo: “[...] é impossível organizar sem educar e sem ser educado pelo próprio processo de organizar.” (2009, p.130)

“Minha especialidade é saber não ser um especialista” Myles: “Há uma grande diferença em dar informação e em dizer às pessoas com usar essa informação.” (2009, p.137)

“Meu respeito pela alma da cultura” Paulo: “Não podemos interferir nessa cultura. Sem entender a alma da cultura invadimos essa cultura.” (2009, p.138)

“Aprendi muito com a paternidade” Paulo: “Sem a autoridade do pai e da mãe as crianças não podem crescer bem [...] sem os limites do professor e da professora, os alunos e alunas não podem saber.” (2009, p.146)

A Prática Educacional “Quanto mais as pessoas se tornam elas mesmas, melhor será a Democracia” Myles: “Você tem que praticar até que você descubra que sabe como fazê-lo e a partir daí, é como qualquer outra coisa.” (2009, p.153)

“A Highlander é uma tapeçaria de muitas cores” Paulo: “[...] tenho que ensinar como pensar, pensando sobre alguma coisa e depois sabendo alguma coisa.” (2009, p.170)

“Os conflitos são a porteira da consciência” Paulo: “O educador ou educadora como um intelectual tem que intervir. Não pode ser um mero facilitador. Tem que afirmar.” (2009, p.177)

Educação e mudança social “É preciso contrabandear a educação” Myles: “Nós sempre chamávamos o que fazíamos de educação.” (2009, p.193)

“As pessoas começam a agarrar sua história com as próprias mãos e, com isso, o papel da educação muda” Paulo: “Temos que ter o direito de comandar nossa educação, a educação que precisamos, e também temos que obter o direito de expressar nosso sofrimento...” (2009, p. 204)

Reflexões “Picos e vales, subidas e descidas” Myles: “Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado.” (2009, p.219)

“É preciso rir com as pessoas” Paulo: “É necessário rir com elas, porque se você não fazer isso, não poderemos aprender com as pessoas e, ao não aprender com as pessoas, tampouco posso ensiná-las.” (2009, p.228)

ALGUMAS IMAGENS PARA REFLEXÃO

Para não dizer que não falei das flores

Composição: Geraldo Vandré Charlie Brown Jr. Composição: Geraldo Vandré

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

Somos todos iguais

Braços dados ou não

Nas escolas

Nas ruas

campos

construções

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

ENTÃO

VEM VAMOS EMBORA

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

Pelos campos a fome... ...em grandes plantações

Pelas ruas marchando

Indecisos cordões

E

Seu mais forte refrão

E acreditam nas flores...

...vencendo o canhão

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

Há soldados armados

Amados ou não

Quase todos perdidos

De armas na mão

Nos quartéis lhes ensinam

Uma antiga lição:

De morrer pela pátria

E viver sem razão

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

Nas escolas

Nas ruas

Campos

Construções

Somos todos soldados

Armados ou não

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

Somos todos iguais

Braços dados ou não

Os amores na mente

E as flores no chão

A certeza na frente

E a história na mão

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

E aprendendo

E ensinando...

...uma nova lição

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer

ENTÃO

Vem vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

E não espera acontecer.

Elaboração: Camila, Patrícia e Robson Créditos Elaboração: Camila, Patrícia e Robson Professora: Lurdes de Oliveira Montagem: Silvia Hentges 8ª série 83 EMEF BOM PASTOR Novembro 2009