Diversidade de mamíferos Processo Avaliação Introdução Tarefas Diversidade de mamíferos WebQuest sobre os animais mamíferos – 3º ano (EF) Elaborada por Maristela Leiva E.M.E.F. “Profº José Antônio Sartori” – Botucatu - SP
Depois de estudarmos os animais vertebrados na apostila, vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre os mamíferos...
Introdução * Você sabe quantos mamíferos existem no mundo? * O que eles comem? * Todos são onívoros? * Todos nascem da barriga da mãe? * Algum mamífero compartilha o céu com as aves? Temos muitas coisas interessantes a aprender sobre os mamíferos, então “mãos à obra”...
Introdução Você sabia? Existem mais de 4.500 espécies de mamíferos no mundo! Eles ocupam diferentes ambientes, como a terra, a água e o ar.
Introdução Possuem uma alimentação bem variada (carnívoros, onívoros e herbívoros)
Introdução Nascem a partir de ovos (ovíparos) ou da barriga da mãe (vivíparos)
Tarefas Para conhecer mais sobre estes animais, deverão ser realizadas as tarefas a seguir: 1 – Escolher um mamífero; 2 - Pesquisar nos sites seus hábitos de vida (ambiente que ocupam, hábito alimentar e modo de reprodução); 3 – Selecionar fotos e imagens da espécie e seu ambiente; 4 – Inventar uma notícia contando algo que aconteceu com o animal escolhido, juntamente com algumas informações verdadeiras sobre ele.
Processo Vocês trabalharão em duplas ou trios; Imaginem que vocês trabalham no jornal “Diário da Serra” e irão escrever uma notícia no jornal on line sobre algo que aconteceu com os animais escolhidos; Preste atenção: as notícias devem conter informações verdadeiras sobre os hábitos do animal e a manchete deve ser bem chamativa!
Processo Vocês devem pesquisar informações nos seguintes sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADferos http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos.htm http://www.saudeanimal.com.br/zoo_m.htm http://www.saudeanimal.com.br/felinos.htm http://www.saudeanimal.com.br/primatas.htm http://www.procarnivoros.org.br/2009/animais.asp http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/animais/animais.php
Avaliação Pontos a serem avaliados: Pesquisa feita nos sites sugeridos; Notícia contendo informações corretas e conteúdo apresentado de forma organizada (texto atrativo, interessante, com figuras); Produção em equipe (participação e harmonia).
Avaliação Indicadores (prazos) Objetivo plenamente atingido Objetivo parcialmente atingido Objetivo não atingido Processo (2 semanas) Muitas informações, bem organizadas. Poucas informações ou informações repetitivas. Falta de informações sobre o tema. Resultados – conteúdo (1 semana) Entendimento do tema proposto com informações claras e objetivas. Entendimento do tema proposto contendo informações confusas. Informações incompletas ou erradas sobre o tema. Resultados – apresentação (1 semana) Material atrativo com figuras, manchete e texto claros. Material pouco atrativo, sem figuras. Material desinteressante, com texto longo e sem figuras. Trabalho em equipe (2 semanas) Participação de todos, sem brigas. Falta de participação de algum aluno. Falta de participação de alguns alunos e desentendimentos.