Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dois modos de ler a Bíblia.
Dra. Elizabeth Teixeira
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Como Preparar Seminários
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
 .
CONHECENDO PELA LEITURA
Gerenciamento do Tempo.
O Aluno a Distância.
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
A EQUIPA COMPREENSÃO.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
As origens dos problemas de comunicação
Teacher Marilisa Lichtenberg English
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Reading and the Communication Process
O Aluno a Distância e suas Necessidades
AULA 6 Como Estudar.
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE
O próprio Deus nos chama à liderança.
Técnicas dos alunos de sucesso
Leitura de Textos Científicos
Ambiente de Estudo Preliminares
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Como resolver problemas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Orientação Especial Março/2011.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Dicas para Apresentações
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
1 – Permita-se tempo extra. Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea.
Relatório de Proposta de Projeto
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Interpretação Consecutiva
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Através de pequenas atitudes diárias é possível aumentar muito a produtividade no trabalho: Através de pequenas atitudes diárias é possível aumentar muito.
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
SITUAÇÕES.
Dicas para apresentação de trabalhos
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
a importância da leitura
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Utilização Eficaz do PowerPoint
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí Métodos de Estudo Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí

Como estudar eficientemente? Estudar é como praticar uma atividade esportiva, quanto mais você faz, mais fácil se torna. Pode e deve se tornar um hábito! Sucesso nos estudos não é fruto apenas de trabalho árduo, é muito mais de trabalho eficiente!

Benefícios de uma “mente aguçada”! Maior rapidez de raciocínio! Estabelecimento de ligações entre os assuntos e fenômenos. Capacidade para resolver problemas de modo mais eficiente.

Aprendizado auto-regulado Mais importante do que estar na situação de aprender é estar disposto a aprender. Aprender é um processo ativo e exige disciplina por parte do aprendente! O interesse é uma questão pessoal, é a sua atitude!!!! Não espere pelo professor!!

Aprendizado auto-regulado Para tanto é necessário: Estipular metas (diárias, semanais, mensais); Planejar estratégias para alcançá-las; Questionar silenciosamente durante o processo de aquisição de conhecimento; Monitorar seu progresso; Recompensar-se pelas metas alcançadas; Avaliar o seu progresso e as metas Tomar medidas corretivas (quando for necessário).

Métodos de Estudo Existem vários!! Dois deles serão apresentados: SQW4R LISAN

Um método clássico SQW4R Survey – Exploração visual do texto. Question – Questionamento Write – Escreva (anote) Read – Leia Recite – Recite o texto Relate – Relacione Review - Revise

Explore o texto antes de lê-lo! O título, cabeçalhos e subtítulos Textos explicativos sob as figuras, quadros, gráficos ou mapas Revise as questões ou siga um roteiro dado pelos professores Resumo Tente ter uma visão geral do que será lido

Elabore questões para o texto e tente respondê-las ao longo da leitura! Transforme os títulos, subtítulos em questões Leia as questões ao fim dos capítulos ou de cada subtítulo Pergunte a você mesmo, “O que o professor(a) disse sobre este assunto ou capítulo?” Pergunte a você mesmo, “O que eu sei sobre este assunto?"

Faça anotações enquanto lê! Procure as palavras que você não conhece ou conhece pouco Sublinhe as partes do texto que são fundamentais para se entendê-lo Faça anotações no canto dos textos Seja seletivo(a) Tente resumir as idéias sempre com suas palavras Crie esquemas

Leia atentamente tentando extrair as idéias principais! Procure responder as questões que você elaborou no fim de cada capítulo ou sessão Releia os textos sob gráficos, figuras e mapas Preste atenção aos itálicos, negritos, sublinhados ao longo do texto Reduza a velocidade da leitura em trechos mais complicados Pare e releia as partes que não ficaram claras Leia apenas uma seção por vez e a recite

Resuma, falando para si mesmo o que acabou de ler! Recite as principais idéias em outras palavras, alto ou para si mesmo, depois de terminar de ler um tópico ou página. Cheque a compreensão e esteja certo que você obteve a informação correta. Faça o mesmo com os principais pontos depois de ter lido cada sessão ou capítulo. Ao recitar o que você leu será capaz de perceber quanta informação foi capaz de adquirir, pontos que você não entendeu e necessita revisar, e responder as questões que você fez antes de iniciar a leitura. Se você não puder responder as questões, volte ao material e releia.

Relacione a informação nova! É mais fácil lembrar de idéias que sejam pessoalmente significativas. Quando você estudar um capítulo tente fazer ligações dos temas, termos e conceitos novos com as informações que você já conhece.

Revise todo o processo! Quando você terminar sua leitura, volte ao texto ou leia suas anotações. Então, cheque sua memória recitando e se questionando. Fazer revisões freqüentes é fundamental para tornar o estudar um hábito.

LISAN Lidere, não siga-antecipe o que será pedido Idéias-procure-as Sinalize-observe-os Envolvimento Ativo, não passivo Anote (Notes)-faça, organize

Você deve liderar e não seguir! Liderar envolve dois passos: Ler os conteúdos antes que você venha para a aula. Se você ler antes estará mais apto a conseguir extrair o que é mais importante durante a aula (palavras, idéias). Você pode antecipá-las. Questione para que você possa ser visto. Mas faça questões pertinentes e que contribuam com seu aprendizado.

Preste atenção na idéias importantes! A maioria dos palestrantes e professores introduzem algumas poucas idéias e providenciam explicações, exemplos ou outro suporte para elas. Seu trabalho é identificar as principais idéias. O palestrante ou instrutor podem voltar às mesmas poucas idéias várias vezes. Fica alerta para elas.

Escute as palavras sinalizadoras! Geralmente, um bom instrutor ou palestrante usa sinais que telegrafam o que ele vai falar. Sinais como: Ao introduzir um exemplo: “por exemplo" “Estas são as três razões pelas quais...." Ao sinalizar dados de sustentação: “Deste modo...." “De modo similar...." “Ao contrário...." “Por outro lado..." Sinalizando uma conclusão ou fechamento: “Diante disto..." “Concluindo...." "Finalmente..." “Como resultado...." Sinalizando a importância: “Agora, o mais importante...." “Lembrem que...."

Seja um ouvinte ativo, não passivo! Diminua os obstáculos físicos entre você e o(a) palestrante/instrutor. Mantenha contato com os olhos! Responda ao instrutor/palestrante quando questionado. Não deixe sem resposta. Questione. Resista às distrações. Antecipe e resuma o que foi dito. Tente perceber onde o instrutor quer chegar com a palestra/aula.

Tome note do que é falado! Tomar notas nos ajuda a organizar logicamente o que foi ouvido. Cuidado com as abreviações que depois não são lembradas. Organização é a chave para uma escuta e lembrança eficiente. Não anote tudo; anote o principal, a idéia ou idéias centrais. Boas anotações são o resultado de 80% de escuta e 20% de escritos.

Procrastinação Estabeleça prioridades e distribua suas ações/tarefas de acordo com elas. Evite o “deixar para depois”! Um bom trabalho precisa de desvelo, de dedicação, para que se possa não apenas executar a tarefa, mas aprender com ela! Evite o efeito contrário a procrastinação: o perfeccionismo!

Lembre-se... Você não tem que ser o melhor; tem de dar o seu melhor!