LOLA Looking for Likely Alternatives LIVRO DO REPÓRTER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

Recepção, registo e circuito da correspondência
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Tecnologias da Informação e Comunicação
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
O Trabalho De Projecto.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Expressão Plástica Borboletas.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
Na vida temos que ter atitude.
Aula 7 - Cálculo do retorno econômico
Webquest sobre a preservação ambiental para alunos do 4º Ano Produzido pelo Prof. Rodrigo de Oliveira Leite EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Jogo Interactivo: Verdadeiro ou Falso
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Carta de Apresentação.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
Amor e Sexualidade.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Clica para continuar.
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Gêneros textuais diversos
Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 1: Objetivos >Explorar de que forma é retratada a migração nos media >Aprender a reconhecer.
1 – Permita-se tempo extra. Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Abra o caminho para Deus agir em sua vida. 1Samuel 1:8-18
Maria Madalena Figueiredo
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO PODEMOS EXTRAIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL DO NOSSO TEMPO LIMITADO.
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
Desenvolvimento Sustentável
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Gerenciamento de Escopo
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Um processo didáctico para abordar a sustentabilidade ao investigar inovações sociais Autores The Consumer Citizenship Network (CCN, um grupo temático.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE
Capa Título do projeto Nomes dos autores Local e Data.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

LOLA Looking for Likely Alternatives LIVRO DO REPÓRTER Um processo didáctico para abordar a pesquisa de inovação social sustentável. Nome: Turma: Ano:

Objectivos: Supõe que agora és um repórter procurando modos de vida mais sustentáveis… Esta manhã, como vieste para a escola? De automóvel? De autocarro? Na tua bicicleta? A pé?… O que é melhor para o Planeta? E para conviveres com os teus amigos? Em muitos países, miúdos que vivem não muito longe da escola usam o “FootBus”, organizado por avós para caminharem todos juntos e em segurança para a escola… A tua tarefa, como repórter, é descobrires na tua própria cidade outras iniciativas como esta, que ajudem a diminuir o impacto ambiental e a regenerar o tecido social à tua volta. Procura na tua vizinhança grupos de pessoas que cooperem de uma maneira original de maneira a viverem de forma mais sustentável… E quando encontrares iniciativas prometedoras, tira fotografias, entrevista as pessoas, tenta entender como está tudo organizado…discute as iniciativas com os teus colegas e professores e publica-as no website do Sustainable Everyday para enriqueceres o nosso catálogo de iniciativas para um modo de vida mais sustentável no Planeta… Boa Sorte!

Critérios: Para confirmares que a iniciativa que encontraste é prometedora em termos de sustentabilidade e digna de ser registada, deves colocar-te as seguintes questões: • é uma maneira nova de organizar a nossa vida diária? Podemos descrevê-la como uma inovação social? • Quais são os benefícios sociais da iniciativa? Vai facilitar a equidade, a ajuda mútua e compreensão, a socialização?… • Quais são os benefícios ambientais da iniciativa? Reduz o nosso impacto no Planeta? Consome menos matérias-primas e energia? Reduz a poluição?… • É reproduzível? Podem outras pessoas organizar a mesma coisa noutro lugar e obter os mesmos benefícios sociais e ambientais? …Se a resposta é positiva para todas as questões anteriores, então segue em frente e descreve nas próximas páginas a iniciativa que descobriste.

Descrição sumária (1/2) : Usa este guião para descrever a iniciativa que acabas de descobrir: • nome da iniciativa / como é que os utilizadores se lhe referem: • Onde está? lugar, cidade, país…: • fontes, onde descobriste esta iniciativa? • autores / o(s) vosso(s) nome(s): • de que trata ? Breve descrição da inovação-chave da iniciativa: • insere uma imagem, a melhor que tenhas, para mostrar a iniciativa…Tira uma foto ou faz um desenho dela: !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… !!! publish this page on www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… Descrição sumária (2/2) : • passado e contexto: como era a situação antes? Que problema procurou a iniciativa resolver? • descrição da solução / descreva com mais detalhe como está organizada a iniciativa: • benefícios sociais e ambientais / por que é melhor para o Planeta? Para as pessoas? A iniciativa pode trazer também efeitos negativos para o Planeta? para as pessoas? Avaliação da iniciativa: • é uma maneira nova de cooperar na vida diária? SIM / NÃO • há potencialmente benefícios sociais? SIM / NÃO • há potencialmente benefícios ambientais? SIM / NÃO • é passível de ser reproduzida noutros locais? SIM / NÃO Se há 4 “sim” segue em frente !!! se não, procura outra iniciativa… !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

Guia para a entrevista (1/5) : Usa esta série de questões para te certificares que perguntas tudo o que queres saber no decorrer da entrevista… 1. A GÉNESE Como começou este projecto? Quem tomou a iniciativa? porquê? Pode-me contar como tudo começou?

Guia para a entrevista (2/5) : 2. OS UTILIZADORES Quem são os utilizadores/participantes da iniciativa? Pode descrever o utilizador típico? Quais são as motivações deles para participarem? Que têm eles de fazer para participarem? 3. AS RESPOSTAS Quais são os objectivos deste projecto? Porque escolheu esta iniciativa? A que necessidade dos utilizadores responde?

Guia para a entrevista (3/5) : 4. A INICIATIVA Como é que funciona: que serviços/produtos são fornecidos? Por quem? Como? Quem toma parte na iniciativa? Utilizam ferramentas específicas, lugar…? Podia desenhar um diagrama esquemático da organização da iniciativa-solução? O que é que funciona muito bem na solução? O que é que não funciona tão bem e podia ser melhorado?

Guia para a entrevista (4/5) : 5. BENEFÍCIOS Quais são os benefícios para os participantes? Há algumas desvantagens? Quais são os benefícios para os organizadores / fornecedores? Há algumas desvantagens? Há benefícios indirectos para os não participantes? Quais são os benefícios para a sociedade? Pode criar algumas desvantagens? Quais são os benefícios para o ambiente? Há alguns pontos críticos? A iniciativa pode também gerar desvantagens para o planeta?

Guia para a entrevista (5/5) : 6. ECONOMIA O objectivo desta secção é avaliar o tamanho / importância da iniciativa. Pode responder-nos, com a precisão que lhe for possível, às seguintes questões respeitantes à economia da iniciativa: Há alguma organização por trás da iniciativa? Se sim, de que tipo: é uma associação, uma empresa…? Quantas pessoas (voluntários, empregadores, empregados) estão envolvidas? Quantos participantes por mês? Quais são as receitas médias mensais? Se a iniciativa não implica pagamentos, pode estimar qual seria a receita equivalente de um serviço similar no sector comercial? 7. PERSPECTIVAS Sabiam / foram inspirados por outros exemplos? Seguiram esses exemplos? Sabem de contra-exemplos, casos que não correram bem? Quais são as perspectivas / objectivos de desenvolvimento dentro dos próximos 3-5 anos? Quais são alguns dos factores de sucesso e possíveis riscos a curto, médio e longo prazo?

Lista de Confirmação das fotos: Quando visitares a iniciativa, tira a fotografia ou faz um desenho de: Contexto:  o contexto geral (i.e. paisagem, área urbana, …)  o contexto próximo (i.e. a vizinhança, …)  o lugar visto do exterior (i.e. prédio, casa…)  a entrada (i.e. letreiro, porta de acesso, …)  o lugar visto do interior (i.e. sala de trabalho, sala privada, …) Participantes:  2-3 utilizadores (retrato/ corpo inteiro, …)  um oorganizador/promotor (retrato/corpo inteiro, …)  podes mostrar algo característico da motivação do utilizador para participar? Iniciativa:  podes mostrar as necessidades do utilizador a serem respondidas pela iniciativa?  podes mostrar passo a passo [entre 5 e 8] como a iniciativa é desenvolvida?  podes tirar uma foto de cada um dos actores envolvidos na solução?  podes tirar uma foto de cada objecto (produtos, material, lugar?  podes captar um quadro colectivo com muitos utilizadores/ organizadores? Podes mostrar:  benefícios dos participantes ? benefícios dos organizadores? benefícios colectivos? benefícios ambientais? benefícios económicos?  perspectivas futuras da solução? !!! não te esqueças de pedir a todas as pessoas que assinem a autorização para a publicação das fotos que lhes tiraste !!!

!!! publica esta página em www.sustainable-everyday.net… Descrição final: Lê todas as tuas notas e escreve um texto curto seguindo este guião: • título: • um possível subtítulo: • website (se há): • síntese: muito curta apresentação do caso que coloque ênfase na inovação- chave, e que possa ser lida independentemente do resto da apresentação (cerca de 150 caracteres) • descrição: como e porquê funciona a solução? (350 caracteres): • contexto: pano de fundo da iniciativa, destina-se a quê, qual era o problema, qual era a situação antes ? (250 caracteres): !!! publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… Descrição final: • fase de desenvolvimento: qual é o nível de maturidade da iniciativa? Qual é a sua difusão? Número de pessoas envolvidas, qual é o retorno económico? Problemas, pontos críticos da solução? (250 caracteres): • beneficio social: o que é que traz para as pessoas, para a sociedade? (250 caracteres): • beneficio ambiental: em que medida a iniciativa reduz o impacto ambiental? (250 caracteres): • beneficio económico: o que é que traz para os utilizadores, organizadores? (250 caracteres) • perspectivas: quais são as perspectiva sde desenvolvimento da solução, as perspectivas no futuro? (150 caracteres): Referências do caso: • lugar, cidade, país: • promotores: quem promove a solução – nome de contacto, endereço, telefone, email, website: • pesquisadores: nome dos que reportaram o caso: • fonte: fonte de informação (ex. internet, jornais, amigos, etc): !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… História ilustrada: Podes fazer uma colagem, uma história ilustrada para mostrares como as pessoas que entrevistaste se organizaram para resolver os seus problemas… 1. !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… 2. 3. !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… 4. 5. !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… 6. 7. !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… 8. 9. !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… Comentários pessoais: Põe aqui os teus comentários pessoais… que pensas da iniciativa que estudaste? Divertiste-te a fazer esta pesquisa? Que é que aprendeste? Como podemos melhorar a pesquisa? !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

!!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net… Mais comentários…: !!! Publica esta página em www.sustainable-everyday.net…

Autorização: Nome : Apelido: Endereço: País: Autorizo a reprodução, a publicação e a exposição, no âmbito do Projecto LOLA, das fotografias que me foram tiradas hoje. Com esta autorização, certifico que renuncio a qualquer tipo de compensação financeira e que não interferirei com quaisquer futuras acções promocionais e de difusão que se venham a verificar. Declaro também que o material visual não pertence a uma terceira parte. Lugar: Data: Assinatura:

LOLA Adaptação e tradução: CCESEB (www.cceseb.ipbeja.pt) Looking for Likely Alternatives Adaptação e tradução: CCESEB (www.cceseb.ipbeja.pt) CCN Thematic Group Meetings Budapest Polytechnic 17 – 18 February Draft version. realisation: _Solutioning SDS _INDACO, Politecnico di Milano