DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura Portuguesa
Advertisements

Os períodos literários
Profa. Karen Neves Olivan
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
Parnasianismo Principais Aspectos.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
SÍNTESE HISTÓRICA. Períodos da Filosofia (Quadro Sinóptico) 1.Período Ágrafo ou Idade da Pedra (até a.C) 2.Período Gráfico ou Idade dos Metais (história.
CONTEXTO HISTÓRICO Com o desgaste da politica do café com leite, que caracterizou a Primeira Republica, os conflitos gerados pelas insurreições militares,
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Profa Giovana Uggioni Silveira
ARTE DO XIX.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
ÉPOCAS DA LITERATURA PORTUGUESA
RENASCIMENTO PARTE 2.
O Romantismo.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA Guimarães Rosa & Clarice Lispector
REALISMO E NATURALISMO
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
RENASCIMENTO Classicismo
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Realismo e Naturalismo no Brasil
“Ciência da Sociedade” (Comte)
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Literatura – 2ºA Contexto histórico
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento cultural Parte - I
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
Humanismo Período literário.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Enem REVISÃO.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
O Romantismo.
CUCA – LITERATURA – TEMA 5
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
RENASCIMENTO CULTURAL
A Arte Gótica.
Classicismo: Contexto histórico e sociocultural
Iluminismo.
Sumário: -Visualização de um documentário sobre o Renascimento.
REALISMO/NATURALISMO → 2ª. metade do séc. XIX
Neoclassicismo.
Absolutismo e mercantilismo
Arcadismo Contexto Histórico.
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
TRABALHO DE PORTUGUÊS TRABALHO DE PORTUGUÊS. CLARICE LISPECTOR.
Poesia Trovadoresca Contextualização histórico-literária.
O Pensamento Iluminista
As bases do Renascimento
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
E.E.B. JOSÉ MAURÍCIO DOS SANTOS HISTÓRIA - Prof. Me. Diego Fernandes
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
O Absolutismo Monárquico
Aula: Renascimento e Modernidade
O Renascimento Humanista
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA

O QUE É LITERATURA? A palavra como matéria-prima; “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação da realidade; A palavra como matéria-prima; Manifestação artística; Manifestação da expressividade humana.

FUNÇÕES DA LITERATURA: Função evasiva – fuga da realidade; Função lúdica – jogo de experiências sonoras e de relações surpreendentes; FUNÇÕES DA LITERATURA: Função de “Arte pela Arte” – descompromissada das lutas sociais (Parnasianismo) Função de literatura “engajada” – comprometida com a defesa de certas ideias políticas.

OBRAS LITERÁRIAS Nosso interesse está na literatura dita “canonizada” – conj. de obras escritas e aceitas como artisticamente valiosas e representativas de nossa herança cultural, pois são atemporais. Ex. “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Vidas secas”, de Graciliano Ramos; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, dentre outras.  

DEFINIÇÕES Uma ESCOLA LITERÁRIA é composta por um conjunto de obras e autores com semelhanças estilísticas e temáticas que predominam durante um determinado espaço de tempo. O termo ESCOLA LITERÁRIA é equivalente a ESTILO LITERÁRIO ou ESTILO DE ÉPOCA.

SOBRE AS ESCOLAS LITERÁRIAS As escolas literárias são como as ondas do mar, feitas de altos e baixos. Os ápices destes movimentos se alteram por duas diferentes linhas de pensamento e estilo. São elas: A linha DIONISÍACA (derivada do nome Dionísio, deus grego do vinho e da emoção): As escolas literárias que se encontram nesta linha têm como características a emoção, o lirismo, o subjetivismo. A linha APOLÍNEA (derivada do nome Apolo, deus da razão): As escolas literárias que se encontram nesta linha têm como características o equilíbrio, a lucidez, o objetivismo.

OBSERVAÇÃO:A partir do Modernismo acontece um desequilíbrio nessa frequência uniforme. A razão e a emoção se abraçam. A poesia e os poetas encontram a real liberdade de criação. Desde então, não há uma escola vigente ou regente de tendências. É o encontro do velho com o novo. Sem fórmulas, leis ou teoremas de como se fazer versos. Apenas poetizar.

CONTEXTO LITERÁRIO Qualquer obra literária traz em si marcas do contexto em que foi produzida, como: Ideologia dominante no período Realidade social do período Realidade política do período Realidade econômica do período Cultura dominante no período

PERÍODO LITERÁRIO PERÍODO MEDIEVAL: SÓ PORTUGAL Na literatura de língua portuguesa (Portugal e Brasil), existem três grandes períodos literários: PERÍODO MEDIEVAL: SÓ PORTUGAL PERÍODO CLÁSSICO:PORTUGAL E BRASIL PERÍODO MODERNO: PORTUGAL E BRASIL

PERÍODO ou ERA MEDIEVAL Período que vai do séc. XII (data dos mais antigos textos literários em português) até o início do Renascimento no séc. XV. Compreende duas escolas literárias: TROVADORISMO: séc. XII a séc. XIV HUMANISMO: séc. XV

Descentralização política Misticismo Irracionalismo ERA MEDIEVAL CARACTERÍSTICAS Teocentrismo Feudalismo Descentralização política Misticismo Irracionalismo

PERÍODO ou ERA CLÁSSICA Período que vai do séc. XVI quando ocorre o Renascimento até a queda das monarquias absolutistas no final do séc. XVIII. Compreende três escolas literárias: CLASSICISMO: séc. XVI BARROCO: séc. XVII ARCADISMO ou NEOCLASSICISMO: séc. XVIII

Absolutismo monárquico Cientificismo Racionalismo ERA CLÁSSICA CARACTERÍSTICAS Antropocentrismo Mercantilismo Absolutismo monárquico Cientificismo Racionalismo Reforma e Contra Reforma

PERÍODO ou ERA MODERNA Período que começa com a ascensão da Burguesia no final do séc. XVIII e se estende até os DIAS ATUAIS.

PERÍODO ou ERA MODERNA Compreende as seguintes escolas literárias: ROMANTISMO: séc. XIX (1ª metade) REALISMO/NATURALISMO: séc. XIX (2ªmetade) PARNASIANISMO: (Brasil) séc. XIX (2ªmetade SIMBOLISMO: séc. XIX (final) PRÉ-MODERNISMO: (Brasil) séc. XX (início) MODERNISMO: ( 1ª, 2ª e 3ª gerações) séc. XX LITERATURA CONTEMPORÂNEA: + -1960 ...

ERA MODERNA Revoluções Francesa e Industrial Queda da Monarquia CARACTERÍSTICAS Revoluções Francesa e Industrial Queda da Monarquia Ascensão da Burguesia Individualismo Visão comercial da arte Ruptura e experimentação artística Psicanálise Investigação existencial

ROMANTISMO séc. XIX (1ª metade) ESCOLAS LITERÁRIAS ERA MEDIEVAL ERA CLÁSSICA ERA MODERNA TROVADORISMO séc. XII a séc. XIV HUMANISMO séc. XV CLASSICISMO séc. XVI BARROCO séc. XVII ARCADISMO séc. XVIII R E N A S C I M T O R E V I N D U S T A L / F C ROMANTISMO séc. XIX (1ª metade) REALISMO NATURALISMO PARNASIANISMO séc. XIX (2ª metade) SIMBOLISMO séc. XIX (final) PRÉ-MODERNISMO séc. XX (início) MODERNISMO séc. XX 1ª fase:1922/ 1930 2ª fase: 1930/1945 3ª fase:1945/ ????

Cronologia e características dos movimentos literários

Cronologia e características dos movimentos literários