Doença de Chagas Tripanossomíase Americana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS ESCOLA ANGELINA TEBET-2010
Advertisements

Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
Trypanosoma cruzi Filo: Sarcomastigophora Subfilo: Mastigophora
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
Protozoário flagelado
Protozooses.
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
Vírus Márcia Regina Garcia.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
TUBERCULOSE.
Sistema Circulatório.
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Protozooses endêmicas: Mal de Chagas, Malária e Leishmaniose
Amebíase.
Malária A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada.
Doença de Chagas Introdução
Revisão para a Recuperação - Protozoários
PROTOZOOSES.
Doença de Chagas.
Aluna: Maria Paula Turma: 71 Professora: Mariluce
Reunião Mensal Anátomo-Patológica
Calazar.
Trypanosomiase africana
Hepatite B Saúde Infantil.
Vamos Falar sobre… SIDA.
Trabalho de Biologia Leishmaniose Colégio Cenecista Catanduvas
Doença de chagas.
TRYPANOSSOMA CRUZI INTRODUÇÃO
Protozoários.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Algas e Protozoários Reino Protista.
Os protistas são as algas unicelulares e os protozoários.
Leishmaniose.
Toxoplasmose Zoonose Toxoplasma gondii Prof: Ueliton Santos.
Leishmaníase.
Biologia 2 Cap. 12 Doenças humanas causadas por protozoários
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
Platelmintos e Nematelmintos
EPIDEMIOLOGIA DEFINIÇÕES.
4.2 Toxoplasma gondii DOENÇA CICLO DE VIDA - HD: FELINOS
Apendicite.
Prof. Pascoal Belico Cária Biologia
Docente.: Profº Dr. Willian
DOENÇAS CAUSADAS POR PARASITAS
DOENÇA DE CHAGAS Histórico Oswaldo Cruz
Universidade Federal do Maranhão Departamento de Patologia
ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________
Doença de Chagas.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Graduação em Biomedicina Indução de resistência ao benzonidazol em isolados humanos de Trypanosoma cruzi.
Doença de Chagas ou Tripanossomíase americana
Trypanosoma cruzi Filo: Sarcomastigophora Subfilo: Mastigophora
LEISHMANIOSE VISCERAL (Calazar)
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Equipe de Biologia. Carlos Chagas De família de fazendeiros, Carlos Chagas estudou primeiramente em São João Del Rei e depois em Ouro Preto, onde concluiu.
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Doença de Chagas. Agente Causador :  O agente causador é o Trypanossoma cruzi ;  Ele se hospeda nos insetos, mas seu transmissor oficial é o barbeiro.
Transcrição da apresentação:

Doença de Chagas Tripanossomíase Americana

O que é? É uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma cruzi, nome dado por seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas, em homenagem a outro cientista, também, brasileiro, Oswaldo Cruz.?

A Doença de Chagas é quase exclusiva do continente americano. No Brasil a doença se encontra mais concentrada na zona rural, principalmente em casas construídas com barro “pau-a-pique” ou cobertas de sapé. Os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, e os estados da região Nordeste são os que tem mais casos da doença. Estima-se que existam mais de 15 milhões de portadores da doença na América Latina.

 No Brasil calcula-se que a enfermidade atinge entre 6 e 8 milhões de brasileiros, cerca de 800 mil só na Bahia.  64% dos infectados convivem com a doença de forma assintomática. É uma doença mais disseminada na população de baixo nível sócio-econômico.  É uma doença que apresenta um índice de mortalidade muito alto cerca de 30% dos infectados que desenvolvem a fase crônica da doença.

Através da entrada do protozoário no sangue dos humanos a partir do ferimento da “picada” por triatomas, os populares barbeiros ou chupões, como são conhecidos no interior do Brasil. Estes triatomas, ou barbeiros, alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de animais mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais (bovinos, por exemplo) ou mesmo outros humanos contaminados. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da “picada”, quando sugam o sangue dos humanos que por aí infectam-se.

No local da picada pelo “vetor” (agente que transmita a doença, no caso, o barbeiro), a área torna-se vermelha e endurecida, constituindo o chamado chagoma, nome dado à lesão causada pela entrada do Trypanosoma. Quando esta lesão ocorre próxima aos olhos, leva o nome de sinal de Romaña. O chagoma acompanha-se em geral de íngua próxima à região. Na fase aguda, após um período sem sintomas, ocorre febre, ínguas por todo o corpo, inchaço do fígado e do baço e um vermelhidão no corpo semelhante a uma alergia e que dura pouco tempo. Nesta fase, nos casos mais graves, pode ocorrer inflamação do coração com alterações do eletrocardiograma e número de batimentos por minuto aumentado. Ainda nos casos mais graves, pode ocorrer sintomas de inflamação das camadas de proteção do cérebro (meningite) e inflamação do cérebro (encefalite). Os casos fatais são raros, mas, quando ocorrem, são nesta fase em decorrência dessas inflamações. Mesmo sem tratamento, a doença fica mais branda e os sintomas desaparecem após algumas semanas ou meses. A pessoa contaminada pode permanecer muitos anos ou mesmo o resto da vida sem sintomas, aparecendo que está contaminada apenas em testes de laboratório.

Na fase crônica da doença, as manifestações são de doença do músculo do coração, ou seja, batimentos cardíacos descompassados (arritmias), perda da capacidade de “bombeamento” do coração, progressivamente, até causar desmaios, podendo evoluir para arritmias cardíacas fatais. O coração pode aumentar bastante, tornando inviável seu funcionamento. Outras manifestações desta fase podem ser o aumento do esôfago e do intestino grosso, causando dificuldades de deglutição, engasgos e pneumonias por aspiração e constipação crônica e dor abdominal.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO? Sempre se deve levantar a suspeita quando estamos diante de um indivíduo que andou por zona endêmica e apresenta sintomas compatíveis. Testes de detecção de anticorpos ao Trypanosoma no sangue mais comumente, bem como a detecção do próprio parasita no sangue, nas fases mais agudas, fazem o diagnóstico.

COMO SE TRATA? A medicação utilizada, no nosso meio, é o benzonidazole, que é muito tóxico, sobretudo pelo tempo de tratamento, que pode durar de três a quatro meses. Seu uso é de comprovado benefício na fase aguda. Na fase crônica, o tratamento é dirigido às manifestações. A diminuição da capacidade de trabalho do coração é tratada como na insuficência deste órgão por outras causas, podendo, em alguns casos, impor até a necessidade de transplante.

Julia Leonardo Oswandir Paola Raquel Obrigado (: