LIGANDO O NOME AO NOME.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
ADJUNTO ADVERBIAL – PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
PLURAL DOS ADJETIVOS COMPOSTOS
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
INTRODUÇÃO x RESUMO herek.com.br.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Diga, meu amigo!.
Análise Sintática Parte 2.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
Vestido Azul.
Lenda do Guaraná.
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Verbo Língua Portuguesa.
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Mobilizando seus colegas de trabalho
Vamos lá falar de… DETERMINANTES.
Ela freqüentava a escola local. Ela ficou linda no vestido azul.
Sugestão de Atividade:
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PROPOSTAS DE REDAÇÃO 1) A.D. 2) REDAÇÃO. Data de entrega: 25/08/2011 BOM TRABALHO!!!
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
SEDUC – PÓLO DE NOVA ANDRADINA – III
Colégio Estadual Augusto Meyer
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Franceline Michailoff
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
PROJETO.
Histórias em Quadrinhos
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Concordância Nominal Concordância Verbal
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
Abrir o Apetite Poético
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
As eternas e normalmente infundadas.... R E C L A M A Ç Õ E S.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

LIGANDO O NOME AO NOME

Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de Brasília, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Brasília e entorno, que cursam o ensino regular pela manhã e têm aulas de reforço de português como segunda língua à tarde duas vezes por semana na mesma escola.

1. Tema: Concordância nominal 2. Gênero Textual Textos verbal e não-verbal 3. Conteúdo gramatical Adjetivos, substantivos, artigos 4. Público-alvo Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal.

5. PROCEDIMENTOS PARA A LEITURA 5.1 APRESENTAÇÃO DO TEXTO PRINCIPAL 5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslide)

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE CONTAGEM – MINAS GERAIS

Centro educacional infantil Serra do Espinhaço show Área verde

Aniversário de Contagem A cidade de Contagem comemora 99 anos neste mês! A programação de aniversário contará com shows, diversas atividades culturais e de lazer. No próximo dia 30 de agosto (segunda-feira), Contagem completa 99 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data, a Prefeitura programou extensa agenda com atividades artísticas, culturais e de lazer em todas as regiões da cidade. Há dois séculos, ninguém poderia imaginar que aquele povoado de registro fiscal da Coroa Portuguesa iria se transformar no coração da indústria mineira. O ano de 1690 figura entre os mais importantes da história do Brasil. Na região central onde está Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, foi descoberto ouro. Rapidamente a região encheu-se de aventureiros em busca de enriquecimento. Consequentemente, surgiram vilas, que se desenvolveram para abastecer toda aquela gente.

Ninguém pode negar que Contagem sempre foi a força do trabalho em Minas Gerais. Esse retrato, motivo de orgulho dos habitantes da segunda maior cidade do Estado, é apenas parte de uma terra cheia de contrastes. Raízes históricas da arte e da cultura negras. Modernidade nos pontos de encontro espalhados por toda a cidade, parques e áreas verdes. Grandes redes de distribuição de produtos e serviços diversos. Centros de educação em todos os níveis. Rede de educação pública que se destaca atendendo a todas as crianças. Programas sociais e políticas públicas para idosos, juventude, crianças, negros, deficientes. É essa Contagem que convida a população, empresas e entidades representativas de diversos segmentos da sociedade para a festa dos 99 anos da cidade. Uma data que merece ser marcada com exemplos de cidadania e participação popular. A festa é sua! Com adaptações. Disponível em: < http://novo.contagem.mg.gov.br/?materia=3624>. Acesso em 10 ago 2010.

5.3 LEITURA individual (palavra/sinal); individual (PSLS); discussão em sala de aula; compartilhamento de ideias, o que os alunos compreenderam; o professor tem um tempo para corrigir os alunos e prestar-lhes o suporte necessário.

5.4 Desenvolvimento/ procedimento/metodologia Explorar o conhecimento prévio dos alunos com os textos filhotes; Inferências sobre cidades antigas do Brasil; Perguntar se eles sabem como essas cidades continuam preservadas, sobre restauração de casas etc. (falar, ainda, sobre o IPHAN);

5.4 Trabalhando o conteúdo gramatical com o texto filhote Fale das cidades históricas e suas idades. Escreva no quadro a idade de cada uma delas, certificando-se de dar maior ênfase no plural

5.5 Foco Gramatical Exploração das idades das cidades. Mostrar duas palavras juntas: uma no singular e outra no plural (noventa_ e nove_ anos) Explicar que a quantidade em números fica no singular, mas o substantivo fica no plural. Explicar o funcionamento do plural em português, mudanças que devem ser feitas na frase.

Usar frases completas e sem cortes para trabalhar. Mostrar que, em português, duas palavras se ligam no plural, mas uma precisa estar com a marca de plural Procurar saber qual é a dificuldade do seu aluno

Como ligar o nome ao nome Uma flor Noventa e nove flores

Observe: Eu comprei uma flor. Eu comprei duas flores. Eu comprei noventa e nove flores.

Alguns plurais de substantivos: Gosto muito de carro prata. Gosto muito dos carros prata.

Era uma casa muito engraçada. Eram umas casas muitos engraçadas.

A cruz é de madeira. As cruzes são de madeira.

Ele tem um celular grande. Eles têm celulares grandes.

Andressa comprou um saco de pão. Andressa comprou dois sacos de pão.

Minha avó pregou o botão da calça. Minha avó pregou os botões da calça.

O chapéu está sujo. Os chapéus estão sujos.

Ganhei um anel do Gustavo. Ganhei muitos anéis do Gustavo.

O funil é de metal. Os funis são de metal.

André fez um gol. André fez dois gols.

Ana e Tereza compraram um lápis para Karine. Ana e Tereza compraram muitos lápis para Karine.

Mais palavras invariáveis: Minha mãe pegou os pires das xícaras. O ônibus chegou.

Atividades Coloque no plural: Eu comi um chocolate. Jean foi ao teatro. Eliza e Júlia trouxeram um anel muito bonito. Elias g anhou o jogo, marcando um pênalti. Luis ganhou um jogo de xadrez.

Produção de Texto Você sabe quantos anos tem a sua cidade? Narre a história de sua cidade no quadro abaixo.