LIGANDO O NOME AO NOME
Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de Brasília, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Brasília e entorno, que cursam o ensino regular pela manhã e têm aulas de reforço de português como segunda língua à tarde duas vezes por semana na mesma escola.
1. Tema: Concordância nominal 2. Gênero Textual Textos verbal e não-verbal 3. Conteúdo gramatical Adjetivos, substantivos, artigos 4. Público-alvo Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal.
5. PROCEDIMENTOS PARA A LEITURA 5.1 APRESENTAÇÃO DO TEXTO PRINCIPAL 5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslide)
ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE CONTAGEM – MINAS GERAIS
Centro educacional infantil Serra do Espinhaço show Área verde
Aniversário de Contagem A cidade de Contagem comemora 99 anos neste mês! A programação de aniversário contará com shows, diversas atividades culturais e de lazer. No próximo dia 30 de agosto (segunda-feira), Contagem completa 99 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data, a Prefeitura programou extensa agenda com atividades artísticas, culturais e de lazer em todas as regiões da cidade. Há dois séculos, ninguém poderia imaginar que aquele povoado de registro fiscal da Coroa Portuguesa iria se transformar no coração da indústria mineira. O ano de 1690 figura entre os mais importantes da história do Brasil. Na região central onde está Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, foi descoberto ouro. Rapidamente a região encheu-se de aventureiros em busca de enriquecimento. Consequentemente, surgiram vilas, que se desenvolveram para abastecer toda aquela gente.
Ninguém pode negar que Contagem sempre foi a força do trabalho em Minas Gerais. Esse retrato, motivo de orgulho dos habitantes da segunda maior cidade do Estado, é apenas parte de uma terra cheia de contrastes. Raízes históricas da arte e da cultura negras. Modernidade nos pontos de encontro espalhados por toda a cidade, parques e áreas verdes. Grandes redes de distribuição de produtos e serviços diversos. Centros de educação em todos os níveis. Rede de educação pública que se destaca atendendo a todas as crianças. Programas sociais e políticas públicas para idosos, juventude, crianças, negros, deficientes. É essa Contagem que convida a população, empresas e entidades representativas de diversos segmentos da sociedade para a festa dos 99 anos da cidade. Uma data que merece ser marcada com exemplos de cidadania e participação popular. A festa é sua! Com adaptações. Disponível em: < http://novo.contagem.mg.gov.br/?materia=3624>. Acesso em 10 ago 2010.
5.3 LEITURA individual (palavra/sinal); individual (PSLS); discussão em sala de aula; compartilhamento de ideias, o que os alunos compreenderam; o professor tem um tempo para corrigir os alunos e prestar-lhes o suporte necessário.
5.4 Desenvolvimento/ procedimento/metodologia Explorar o conhecimento prévio dos alunos com os textos filhotes; Inferências sobre cidades antigas do Brasil; Perguntar se eles sabem como essas cidades continuam preservadas, sobre restauração de casas etc. (falar, ainda, sobre o IPHAN);
5.4 Trabalhando o conteúdo gramatical com o texto filhote Fale das cidades históricas e suas idades. Escreva no quadro a idade de cada uma delas, certificando-se de dar maior ênfase no plural
5.5 Foco Gramatical Exploração das idades das cidades. Mostrar duas palavras juntas: uma no singular e outra no plural (noventa_ e nove_ anos) Explicar que a quantidade em números fica no singular, mas o substantivo fica no plural. Explicar o funcionamento do plural em português, mudanças que devem ser feitas na frase.
Usar frases completas e sem cortes para trabalhar. Mostrar que, em português, duas palavras se ligam no plural, mas uma precisa estar com a marca de plural Procurar saber qual é a dificuldade do seu aluno
Como ligar o nome ao nome Uma flor Noventa e nove flores
Observe: Eu comprei uma flor. Eu comprei duas flores. Eu comprei noventa e nove flores.
Alguns plurais de substantivos: Gosto muito de carro prata. Gosto muito dos carros prata.
Era uma casa muito engraçada. Eram umas casas muitos engraçadas.
A cruz é de madeira. As cruzes são de madeira.
Ele tem um celular grande. Eles têm celulares grandes.
Andressa comprou um saco de pão. Andressa comprou dois sacos de pão.
Minha avó pregou o botão da calça. Minha avó pregou os botões da calça.
O chapéu está sujo. Os chapéus estão sujos.
Ganhei um anel do Gustavo. Ganhei muitos anéis do Gustavo.
O funil é de metal. Os funis são de metal.
André fez um gol. André fez dois gols.
Ana e Tereza compraram um lápis para Karine. Ana e Tereza compraram muitos lápis para Karine.
Mais palavras invariáveis: Minha mãe pegou os pires das xícaras. O ônibus chegou.
Atividades Coloque no plural: Eu comi um chocolate. Jean foi ao teatro. Eliza e Júlia trouxeram um anel muito bonito. Elias g anhou o jogo, marcando um pênalti. Luis ganhou um jogo de xadrez.
Produção de Texto Você sabe quantos anos tem a sua cidade? Narre a história de sua cidade no quadro abaixo.