USI MODELO DE COLABORAÇÃO ORGANOGRAMAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO PROJECTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relevância; Adequação; Disponibilidade
Advertisements

Sistemas de Informação
Rosa SilvaS. Brás de Alportel 11/12/2009 Artenave, Atelier - Associação de Solidariedade / Telef.: /
ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Arquitectura da Gestão dos SI e Ambientes Político, Económico e Social
Profissão: Engenheiro Informático
Tecnologias de Informação --- Apresentação. Âmbito da disciplina objectivos da disciplina Organização e desenvolvimento Conteúdos programáticos Horário.
Vera Lúcia Regina Maria
Tendência de Mercado.
Sistemas de Informação - Objetivos
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
RT8 – 7ª reunião – Porto Jan07 Agenda Aprofundamento de conceitos: produtos e processo de validação Sessão experimental de validação de produto (produto.
Fone:
11ª Reunião Comissão de Acompanhamento do QCA III Visão de conjunto dos estudos e trabalhos de avaliação efectuados.
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
César Ramalho Director Geral AYON – Business Solutions, Lda Universidade Lusíada Metodologia de Gestão de Projectos de Sistemas de.
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
Ponto de Situação PROJECTO MUNICIPAL – SEIXAL DIGITAL Introdução
Reabilitação e Restauro Sustentabilidade Futura
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca Palco Principal: Redes sociais, espaços de negócio PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca.
Equipamentos, Produtos e Serviços relacionados com plataformas Tecnológicas Informáticas Soluções Globais e Integradas.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Apresentação do Sistema
Plano Director de Sistemas de Informação (PDSI)
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Santarém Março a Julho de 2007
Segurança e auditoria de sistemas
Ministério da Defesa Nacional Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa I&D de Defesa Oportunidades para a Base Tecnológica e Industrial Luís.
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
Análise e Projeto de Sistemas
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Plano de Continuidade.
Enterprise Architecture Design and the Integrated Architecture Framework Grupo – João Ferreira – Rodrigo Correia – Sérgio Magalhães.
O QUE É O PORTAL IFDR Canal online do IFDR, do POAT FEDER, dos Fundos, do Fundo de Coesão II, do QCA III e de outros instrumentos europeus nas áreas de.
June 26-27, 2014 VISITA DOS DIRETORES DE HOSPITAIS FEDERAIS DO BRASIL Estrutura de Organização João Oliveira
Grid Versioning Service (GVS) left | Version Date:
Sistemas de Informação
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Projeto de Banco de Dados
GT Governança de TI Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI.
Atividades do LBA DIS Laurindo Campos MCTI/INPA/LBA XXVI REUNIÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO DO LBA – 22 e 23 de agosto de 2011.
Monitorização e Gestão da Frota Municipal Introdução Objetivos Tecnologia Investimento Benefícios Futuros desenvolvimentos.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Sede em Curitiba e Escritórios Regionais no Interior Atende a estrutura da Administração Estadual nos.
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012 PREPARAÇÃO DO PROXIMO PERIODO DE PROGRAMAÇÃO Dina Ferreira Vogal CD, IFDR 7 dezembro 2012.
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
Pbh.gov Por dentro do portal da Prefeitura A Experiência Bhtrans PREFEITURA BELO HORIZONTE Eduardo Amorim - Gerente de Informação Bhtrans.
INSTITUTO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, IP 17 de Setembro de horas Centro de Documentação Conversas ao almoço O QREN Monitorização.
1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira.
Apresentação. 2 Resumo  Posicionamento do XEO  Introdução ao XEO  Principais Referências  Environment  Arquitectura  Desafio.
Convênio em 3 passos: A Internet Sebrae e a Revolução no Atendimento - Planejamento - Desenvolvimento - Lançamento - Controle - Estabilização - Vôo livre.
Transcrição da apresentação:

USI MODELO DE COLABORAÇÃO ORGANOGRAMAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO PROJECTOS <> ACTIVIDADES EM CONTINUO

Pool de coordenação/backup Continudade de serviço MODELO DE COLABORAÇÃO ORGANOGRAMAS USI /PROJECTOS USI Pool de coordenação/backup Coordenação directa departamental 3 Chefes de projecto DECISÃO Director de Projecto [DIR USI] Sponsor [CDIR] SI QREN Projecto Geometria e Natureza […] NOVABASE Consulting Gestor de Projecto Chefe de Projecto [SIQREN] COORDENAÇÃO SIFEC (QCA III/FC) Manutenção NOVABASE Consulting Administração BD […] Equipa de Projecto Apoio Especializado Áreas de Negócio SII OPERAÇÃO SI Interno do IFDR UPS Gestiener Admin. de sistemas CPC is Continudade de serviço Microsoft Segurança CONVEX […]

MODELO DE COLABORAÇÃO ORGANOGRAMAS USI /PROJECTOS ORGANOGRAMA USI Grau de hierarquização Responsabilidade ORGANOGRAMA DO PROJECTO

ÁREAS DE INTERVENÇÃO PROJECTOS ACTIVIDADES EM CONTINUO SI QREN INTEGRAÇÃO QCA E FC VIRTUALIZAÇÃO REDE E SEGURANÇA ACTIVIDADES EM CONTINUO ADMINISTRAÇÃO DE REDE E DE SISTEMAS SUPORTE A APLICAÇÕES - produção; desenvolvimento PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÃO SERVICE DESK ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS ACOMPANHAMENTO DO OUTSOURCING

PROJECTOS SI QREN MODELO DE NEGÓCIO

PROJECTOS SI QREN APLICAÇÕES SI AG PO AT FEDER SI EP SI CN SCD

PROJECTOS SI QREN GESTÃO DE PROCESSOS [BPM]

PROJECTOS SI QREN SUPORTE À DECISÃO [BI]

PROJECTOS SI QREN ARQUITECTURA TECNOLÓGICA Ambiente Testes VPN (Web Services) Cluster

PROJECTOS SI QREN PRODUTOS Caderno de Especificação de Requisitos Modelo de Processo de Negócio Caderno de Especificação Técnica Caderno de Análise Detalhada Especificação dos Web Services Acta de reunião de Steering SI QREN

PROJECTOS SI QREN PRODUTOS

PROJECTOS INTEGRAÇÃO QCA E FC PLANEAMENTO Fase 1 – Identificar Fase 2 – Analisar Fase 3 – Sistematizar Fase 4 – Planear Fase 5 – Implementar Repositórios Fundo de Coesão I e II QCA I QCA II QCA III O tipo de conteúdos existentes A organização dos conteúdos O tipo de dados existentes Agregar a informação Tratar a informação a disponibilizar Definir a estrutura da informação Definir a apresentação da informação Definir a plataforma de suporte Identificar as ferramentas de tratamento de dados Definir os acessos aos dados Plataformas tecnológicas Ferramentas de tratamento de dados Acesso aos dados

PROJECTOS SIFEC ARQUITECTURA TECNOLÓGICA Ambiente FEDER Ambiente Fundo Coesão Desenvolvimento Discoverer SEIS

PROJECTOS SERVICE DESK PRODUTO

PROJECTOS VIRTUALIZAÇÃO ARQUITECTURA ACTUAL

Esquema do Relógio de Ponto Edifício São Julião Edifício Alfândega Edifício Pedras Negras Esquema do Relógio de Ponto

+ PROJECTOS VIRTUALIZAÇÃO MUDANÇA DE PARADIGMA SITUAÇÃO ACTUAL VIRTUALIZAÇÃO (Data Center) + Backup SITE

PROJECTOS VIRTUALIZAÇÃO FASE I

PROJECTOS REDE COMUNICAÇÕES E SEGURANÇA

Data Center

UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO IFDR PROJECTOS BOAS PRÁTICAS NORMAS SEGURANÇA PARA A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO IFDR Março 2009

Ficha Técnica 28 de Outubro de 2009 GUIÃO Carlos Plácido LAYOUT Vanda Pinheiro CONTEÚDOS Carlos Plácido Cristina Martins Gonçalo Vieira Ivo Almeida João Santos Olivério Graça Vanda Pinheiro Vitalino Cardadeiro NOVABASE José Ferreira Vanessa Araújo

5ª Sessão Conversas ao almoço OBRIGADO PELA ATENÇÃO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO carlos.placido@ifdr.pt 28 de Outubro de 2009