Um Lugar Ao Sol Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Advertisements

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO MEGA SOL Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS PEDRO SOUSA Professor: JOSÉ BARATA ESCOLA.
Escola secundária Martins Sarmento
Pico Alto Sónia Fernandes Castanheira
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ALUNOS:RICARDO JORGE ESTEVES HENRIQUES; PATRICIA.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
As Engenhocas Carlos Valentim
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Terráqueos Alunos: Miriam Sara Raquel A caixa do forno solar possui a forma rectangular,
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Calorentos 6 alunos – 1 Professor.
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
Escola EB 2,3/S Santos Simões
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
Fornos & Luz Rosa Fernandes
Escola Secundária com 3ºCEB de Penacova
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Carlos Panoias marques 2,3 de S. Miguel Guarda Localidae – Guarda Distrito da Guarda 6º ano disciplina de E.V.T. Termolight 4 alunos e 1 professor.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ESPBS Alunos: Ana Cristina, Tiago André, Tiago Manuel Professores: João Carneiro Escola.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Marcianos Alunos: Gonçalo Novais Rafaela Duarte Bruno Ferraz A caixa do forno solar.
VITOR SILVA SCHUMAL S.A. BRAGA 6º ELECTRICIDADE / MATEMÁTICA / TIC / FISICA - QUIMICA HOT ONES 3+ 1.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos Rinchoa, Lisboa 6.ºB e 6.ºC; disciplinas: Língua Portuguesa, Área de Projecto, Matemática, Ciências Naturais.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Alfa Solar Alunos: João Luís Gonçalves da Silva; Filipe Casal Lourenço; Paulo Jorge Oliveira;
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO SPEEDER’S Alunos: José Luís Caramona Telmo Teodósio Tiago Cunha Professores: Américo Penedos.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Este forno é constituído por uma caixa delimitada por um vidro duplo. A caixa foi construída de madeira e isolada com poliuretano. DESENHO DOS ALUNOS DO.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Girassol André Maia; Cátia Lopes e Susana Oliveira Vítor Santos Escola EB23 “A Ribeirinha”
Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 10º ano do Cursso Prof. Ener. Reno. Disciplina, Tecnologia e Processos Avatar 5+2.
Concurso Solar Padre Himalaya. Escalão Perigeu – Forno Solar Equipa CamilioSolar Equipa CamilioSolar Externato Camilo Castelo Branco Xabregas - Lisboa.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
Transcrição da apresentação:

Um Lugar Ao Sol Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro Almada - Setúbal 4 + 1 12º (Décimo segundo) + Área de Projecto

Ensaio de um Forno Solar O forno a construir terá a forma de um paralelepípedo, com uma base de 40cmx30cm e com 1cm de espessura, feita à base de madeira. As placas laterais terão as seguintes medidas: duas laterais com as medidas de 25cmx30cm e com 1cm de espessura, e outras duas com medidas de 25cmx38cm, também com 1cm de espessura. O forno solar terá uma tampa de 32cmx42cm, feita também em madeira, cortada no meio, a 4 cm do bordo, local onde se irá colocar o vidro acrílico com 0,5cm de espessura (a tampa terá 1cm de espessura). Relativamente ao isolante, optámos por utilizar a cortiça com uma espessura de 2cm. O fundo da caixa vai ser constituído por uma placa de cor preta de 26cmx36cm. Presos à tampa irão estar três reflectores, feitos com folha de flandres e de forma rectangular, com as respectivas medidas: 32cmx42cm. Para ajustar os ângulos dos reflectores será utilizado um sistema com um fio que vai ligar os reflectores à tampa. Por exemplo, se for necessária uma maior amplitude, nesse caso será dado um maior comprimento de fio, enquanto que se se pretender um ângulo menor, encurtar-se-á o fio. Ensaio de um Forno Solar

Ensaio de um Forno Solar O nosso grupo optou, relativamente ao tipo de forno, pelo forno com a forma de caixa. No entanto, esta não foi a nossa primeira escolha, já que numa primeira vez decidimos construir um forno em forma de parabólica, em que os raios solares iriam convergir numa região designada de foco. Uma vez que os materiais necessários para a construção deste tipo de forno não se encontravam ao nosso alcance, e depois de muito empenho na sua procura, decidiu-se então optar pelo formato original em caixa. Tendo já decidido o tipo de forno a construir, fizemos uma primeira tentativa de forno, utilizando como material estruturante uma caixa de cartão, como material isolante folhas de jornal amachucadas, como cobertura papel celofane e como reflectores papel de alumínio. Revestimos a caixa também com papel de alumínio e pintámos o fundo de preto (bom absorsor). Como este forno revelou alguma fragilidade ao nível de estruturação e uma eficácia pouco significativa, optámos por proceder à substituição de alguns materiais: a madeira pelo cartão (material estruturante), a cortiça pelas folhas de jornal (isolante), o vidro acrílico pelo papel celofane, e a folha de flandres pelo papel de alumínio nos reflectores. Ensaio de um Forno Solar

Ensaio de um Forno Solar O projecto foi inteiramente desenvolvido pelos alunos, sendo que sempre que necessário, verificou-se a intervenção da professora coordenadora. Como fontes de informação, consultámos variados sites fiáveis, e contámos igualmente com a ajuda de um guia da energia solar do concurso solar Padre Himalaya. As maiores dificuldades encontradas residiram na decisão do material a escolher, uma vez que tínhamos bastante variedade mas queríamos, obviamente, optar pelas escolhas mais acertadas, para que o forno fosse/seja realmente eficaz. A maior dificuldade ou obstáculo com que nos deparámos foi o tempo, dado ter sido necessário encomendar material que não chegou no tempo previsto, o que impossibilitou que o grupo pudesse ou conseguisse entregar o relatório do concurso na data devida. Face, precisamente, aos contratempos citados, tornou-se necessário encontrarmos soluções alternativas, por forma a podermos prosseguir com o nosso projecto, e portanto, decidimos optar por “substituir” ou ajustar a nossa lista referente à escolha de materiais, visto alguns destes não estarem disponíveis. Ensaio de um Forno Solar

A divulgação do projecto na comunidade escolar foi feita através de variadas apresentações orais dirigidas, essencialmente, às turmas de décimo segundo ano, sendo que ainda foi realizada uma sessão com alunos da faculdade (FCT de Lisboa), cujo público-alvo foram as várias turmas da escola, o que nos permitiu esclarecer algumas dúvidas e contribuir com algumas dicas. Outro meio utilizado na divulgação da participação neste projecto, consistiu na afixação de vários posters pelo recinto escolar. Através da investigação feita relativa à parte científica do trabalho, foi-nos possível relembrar alguns conceitos das áreas da Física e da Química, assim como adquirir novos conhecimentos de Heliotecnia. Este projecto poderá, eventualmente, integrar-se ou fazer parte do nosso currículo, o que acaba por ser vantajoso, na medida em que enriquecemos assim o nosso currículo, e portanto, a possibilidade de podermos vir a trabalhar em determinadas áreas relacionadas com o tema do projecto, acaba por ser maior. Poster de divulgação