Agenda Tipos de Informação Tipos de Dados Variáveis Constantes Operadores Aritméticos ou Fórmulas Matemáticas Instruções Básicas
Tipos de Informação As informações podem ser: Dados Instruções
Tipos de Dados Tipos de Dados Primitivos Inteiros (int): números positivos e negativos pertencentes ao conjunto de números inteiros. [-10, -2, 0, 1, 2, 3, 4] Reais (float): números positivos e negativos pertencentes ao conjunto de números reais, incluindo inteiros e fracionários. [-0.5, 0.2, 0.002, 10, 100.5]
Tipos de Dados Tipos de Dados Primitivos Caracteres (literais): seqüência de valores delimitadas por aspas(“ “). [“renato”,”casa”, “0.1234”,”Av. Roberto Camelier”] Lógicos (boolean): é chamado de boolean em homenagem ao filósofo George Boole, devido sua contribuição na área de lógica matemática e eletrônica digital. Representa valores SIM e NÃO, VERDADEIRO e FALSO, .V. e .F.
Variáveis Por definição: tudo aquilo que é sujeito a variações, que é incerto, instável ou inconstante. É composta de 2 elementos: <tipo> <nome> Tipo: [int, float, string, boolean] Nome: obrigatoriamente iniciar com letras, não se pode usar caracteres especiais (#,$,%,¨,&,<), nem iniciar com números (0..9). [x1, nome, telefone1, celular, home_page)
Variáveis Float salario,peso; Int idade, numero_pessoas; Literal/String nome, endereco; Logico/boolean casado, solteiro;
Constantes São dados fixos, estáveis, inalteráveis, imutáveis, contínuos, incessantes, invariáveis, de valor fixo! PI = 3.141592 E = 2.71828
Operadores Aritméticos ou Fórmulas Matemáticas Operação Categoria Resultado = Atribuição - + Manutenção de Sinal Unário Inversão de Sinal ^ Exponenciação Binário Inteiro ou Real / Divisão Real * Multiplicação Adição Subtração
Operadores Aritméticos ou Fórmulas Matemáticas
Instruções Básicas Pseudocódigo (português estruturado) Inicio, fim, var, real, logico, ler, escrever, se, entao, senao, inicio_se, fim_se, inicio_senao, fim_senao, caso, seja.
Instruções Básicas Estrutura de um algoritmo: Inicio Cons <tipo> <nome> = <valor>; Var <tipo> <nome> << comando 1>> << comando 2>> Fim
Instruções Básicas <<comando>> ler(numero1); escrever(“O resultado é: “ + numero1); numero1 = 10 + idade/3; Media = (n1 + n2 + n3)/3;
Instruções Básicas Inicio var float n1,n2,n3; float media; escrever(“Entre com o a nota 1”); ler(n1); escrever(“Entre com o a nota 2”); ler(n2); escrever(“Entre com o a nota 3”); ler(n3); media = (n1+n2+n3)/3; escrever(“A média é ” + media); Fim
Instruções Básicas Inicio var int parcelas; float total_financiamento,taxa_juros, parcela; escrever(“Entre com o total financiado”); ler(total_financiamento); escrever(“Entre a taxa de juros”); ler(taxa_juros); escrever(“Entre com o número de parcelas”); ler(parcelas); parcela = (total_financiamento/parcelas) + ((total_financiamento * taxa_juros)/100); escrever(“O valor da parcela mensal é: “+parcela); Fim <tipo> <nome> <<comando>> <<comando>> <<comando>>
Referência Livro Base MANZANO, J. A. Algoritmos: Lógica para o Desenvolvimento da Programação. Páginas 21 a 37