Transporte celular.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERMEABILIDADE CELULAR
Advertisements

Membrana e permeabilidade
Permeabilidade Celular
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
Envoltórios Celulares e transporte por membrana
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBUFEIRA Biologia e Geologia – 10º A.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular Prof. Flávio Borges.
Por que estudamos o sistema nervoso (SN)?
Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Tema 1: Organização celular da vida CÉLULA Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis.
Fluxo de energia Primeira Lei da Termodinâmica Energia: capacidade de realizar trabalho.
BIOLOGIA CELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA. MEMBRANA PLASMÁTICA Natureza Química: Lipoprotéica Natureza Química: Lipoprotéica Visibilidade: ao M.E. Visibilidade:
Citologia Prof. Marcelo.
Transporte de substâncias. Transporte  Transporte Movimento molecular e iônico entre locais na mesma célula ou células adjacentes  Transporte passivo.
José Luís Alves Biologia e Geologia 10º Ano A Célula.
Citologia I.
A CÉLULA EUCARIÓTICA.
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Citologia e envoltórios Celulares
Prof. Edi A célula.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Compostos inorgânicos e orgânicos
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Medicina veterinária Professor MSC Cléber Cardeal
Membrana Celular Professora Elisa :D.
Carboidratos Nutrientes mais abundantes; Fonte primária de energia;
Transportes Celulares
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
CÉLULAS.
ETEC Presidente Vargas 2013
Biofísica Medicina Veterinária
Diversidade na Biodiversidade – célula
Lisossomo:. Lisossomo: Digestão de material intracelular desgastado Lisossomo: Digestão intracelular; Lisossomo primário – em repouso Lisossomo secundário.
BIOLOGIA.
Membrana Plasmática 1- Proteínas, 2-Lipídeos, 3-Oligossacarídeos.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Reino monera Estudo das bactérias.
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
Lipídios Prof. Marcelo Correa.
Transporte através da Membrana Plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Organelas – 3º ano Professor Vitor.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
O que você deve saber sobre
ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR MILTON CAMPOS Teoria Celular Prof. Kelinton
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular.
Biomembranas e Organização Subcelular
Estrutura Celular Célula Animal Membrana Plasmática
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
CARBOIDRATOS.
BIOLOGIA Professor João
Características Gerais Dos Seres Vivos.
BIOLOGIA.
Ciências Níveis de organização
Unidade Funcional dos Seres Vivos – A Célula
Citoplasma.
CARBOIDRATOS.
Luiz Carlos Silva Junior
CITOLOGIA PROF. VALÉRIA CITOLOGIA.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Transporte celular

Membrana citoplasmática Membrana citoplasmática – delimita a célula Separa o meio interno do externo Permeabilidade SELETIVA – apenas determinadas substâncias podem passar

Transporte celular Passagem de substâncias Meio interno para externo Meio externo para interno Nutrientes, íons importantes para o metabolismo, excreção de produtos... Passivo ou ativo

Transporte celular Transporte passivo: Ocorre SEM gasto de energia A favor do gradiente de concentração Mais soluto (hipertônico) para menos soluto (hipotônico) Concentrações se igualam – isotônico Força de difusão

Transporte celular  Difusão: solutos passam pela membrana citoplasmática  Difusão simples: soluto se difunde naturalmente, pelos poros da membrana, sem mediadores.  Processo lento, depende das características do soluto  Moléculas pequenas – apolares ou polares sem carga  Difusão facilitada: auxílio de proteínas transmembrana  Proteínas ancoradas na membrana  Substâncias transportadas de maneira seletiva, de acordo com suas propriedades  Canais iônicos – transporte de íons  Proteínas carreadoras – mudam sua conformação ao se ligarem ao soluto

Transporte celular Osmose – Difusão na qual ocorre a passagem de SOLVENTE Do meio hipotônico para o meio hipertônico Cél. Em solução hipertônica – a água irá sair da célula, que ficará murcha, plasmolizada Cél. Em solução hipotônica – a água irá entrar na célula, que ficará túrgida e poderá se romper.

Transporte celular Transporte ativo – gasto energético Contra o gradiente de concentração Agem contra as forças de difusão 4 tipos: primário, secundário, endocitose e exocitose.

Transporte celular Primário: Pequenas moléculas Dependem da hidrólise de ATP em ADP Bombas de Sódio e Potássio – permite que esses íons sejam carregados contra seu gradiente de concentração Importante na manutenção da concentração correta de íons dentro e fora das células

Transporte celular Secundário: aproveita a energia gerada pela passagem de íons a favor do gradiente de concentração Pequenas moléculas em sentido contrário às forças de difusão

Transporte celular Endocitose: Entrada de substâncias grandes na célula Deformações na membrana – prolongamentos e invaginações Fagocitose – partículas sólidas Pinocitose - Fluidos

Transporte celular Exocitose – transporta subst. Para fora da célula Importante no processo de digestão celular Excreta produtos que não são de interesse da célula Secreção de subst. Como hormônios Vesículas se fundem à membrana, liberando o conteúdo para o exterior.

Experimentos Osmose

Questões (MACKENZIE, 2016) A respeito da permeabilidade celular, assinale a alternativa correta. a) Não há participação de proteínas da membrana em nenhum tipo de transporte passivo. b) A bomba de Sódio e Potássio ocorre para garantir que os meios intra e extracelulares se mantenham isotônicos. c) A semipermeabilidade garante que a membrana é capaz de controlar a passagem de qualquer tipo de substância através dela. d) Na difusão, uma vez que os meios se tornam isotônicos, continua a haver passagem das substâncias, mas agora na mesma velocidade em ambos os sentidos. e) Os processos de endocitose envolvem mudanças na estabilidade da membrana

Questões 02. (UCS, 2016) A manutenção de um ambiente iônico intracelular, bem como a entrada e saída de substâncias são processos importantes realizados por componentes da membrana celular. Em relação aos processos de transporte que ocorrem na membrana celular, é correto afirmar que a) a difusão simples é um processo de transporte de uma substância contra um gradiente de concentração. b) a difusão facilitada é caracterizada pelo transporte de uma substância utilizando-se uma proteína transmembrana. c) a bomba de sódio e potássio transporta os dois íons para o meio extracelular, afim de auxiliar a manutenção da carga elétrica das células. d) o processo de osmose é um exemplo de difusão simples, no qual a água se desloca do meio mais concentrado em soluto para o menos concentrado em soluto. e) a bomba de sódio e potássio está presente somente nas células musculares e nervosas, onde a carga elétrica das células tem um papel fundamental.

Questões 03. (UNISC, 2016) Os componentes mais abundantes encontrados na estrutura molecular da membrana plasmática da célula animal são a) proteínas e glicídios. b) fosfolipídios e glicídios. c) proteínas e fosfolipídios. d) lipídios e glicídios. e) todas as alternativas acima estão incorretas.

Questões 04. (MACKENZIE, 2015) A respeito da membrana plasmática, é correto afirmar que: a) as moléculas de fosfolipídios são completamente apolares. b) a fluidez da membrana permite a movimentação das proteínas que fazem parte dessa membrana. c) os canais de transporte permanecem abertos o tempo todo. d) a difusão facilitada é um processo que independe da participação de proteínas. e) a organização da membrana plasmática é diferente da membrana que forma as organelas celulares.