Como considerar o paciente no centro da decisão?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Juan Carlos Esquivel Guerra
Trabalho de Conclusão de Curso
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Anderson de Lima Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação da Atenção.
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Silvete Maria Brandão Schneider
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS/ESF Jovelino Santana, Santana do Livramento-RS APRESENTAÇÃO:
Julio Alberto Pierret Acosta
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor:Dr.Maikel Ramirez Valle
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Transcrição da apresentação:

Como considerar o paciente no centro da decisão? Vanessa Pirolo Conselheira da ADJ Diabetes Brasil

Quem Somos Organização sem fins lucrativos, fundada em 10/03/1980, por pais de crianças com diabetes. Atende a pessoas com diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica, através do trabalho integrado de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogos, nutricionistas, enfermeiras, farmacêutico, professores de atividade física, odontologista, podólogo e voluntários. O atendimento realizado na associação é gratuito. São mais de 18 mil cadastrados em todo o Brasil

Adesão e persistência abaixo do ideal na terapia do DM2 77% das pessoas com diabetes no Brasil estão com níveis abaixo do ideal de adesão e persistência ao tratamento, segundo estudo da USP de 2014 54,5% das PcD eram não aderentes; 31 PcD e relatou que 48,4% delas administraram a medicação de acordo com o cronograma errado; 71% sem conhecimento suficiente sobre sua prescrição; 423 PcD e relatou que 13,6% delas eram não aderentes. Fonte: Melhorando a adesão e persistência na terapia para o diabetes tipo 2 no Brasil. Relatório do IMS Institute for Healthcare Informatics.

Fatores

Comunicação Paciente x Médico https://www.youtube.com/watch?v=vFoO3EYuLZw

Fatores

Programa Farmácia Popular

Programa Farmácia Popular https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministro_da_Saude_Ricardo_Barros_Diabetes_Fornecimento_gratuito_de_medicamentos_e_insumos_esta_ameacado_1/

Incorporação das Insulinas Análogas Consulta Pública será aberta?

III Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes

III Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes A iniciativa escolheu 4 políticas públicas, para melhorar o tratamento: -Ações municipais, estaduais e federais para sanar a falta de medicamentos e de insumos disponibilizados gratuitamente pelos diversos municípios; -Iniciativas de defesa da incorporação de insulinas análogas de ação rápida para crianças e jovens na lista do RENAME; -Conversa com a Anvisa sobre a proibição de venda de glicosímetros, que não estejam adequados à ISO 15.197 ou que a instituição avalie a acuracidade dos mesmos; -Implementação de iniciativas que ajudem a criar um programa de capacitação de profissionais da área de saúde, para que possam dar a devida assistência à pessoa com diabetes

Resultados Com relação às insulinas análogas de ação rápida, estamos aguardando somente a disposnibilização para a população Em relação aos glicosímetros, a ANVISA está terminando de avaliar as empresas que mostraram o relatório da ISO 15.197 e estão na última etapa para começar a avaliação de cada glicosímetro Com relação à falta de medicamentos e de insumos, conseguimos sanar a falta por meio da mídia e de conversas com os secretários de saúde Plataforma de educação está em negociação com infra-estrutura do TeleSaúde

Como estimular as pessoas com diabetes na busca de seus direitos? Por meio de uma integração de todas as pessoas por meio de um objetivo comum, podemos abrir um diálogo com o governo e ter um resultado significativo. Muitas vezes precisamos usar várias ferramentas de advocacy, como abaixo-assinados, campanhas digitais, provocar reuniões ou encontros com os secretários municipais, realização de audiências públicas, contato com a mídia....

Sonhos ou Objetivos? Que as ONGs participem dos protocolos de incorporação das tecnologias Que as ONGS participem no desenvolvimento das tecnologias

Obrigada ADJ Diabetes Brasil Telefone: 11 36753266 www.adj.org.br Vanessa Pirolo Contato: vanessapirolo@animapress.com.br