Entomologia Geral Adriana Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTRÓPODAS.
Advertisements

OS ARTRÓPODES.
Aula 3 Filo Artrópode.
LUÍS CLÁUDIO PATERNO SILVEIRA Eng. Agr. – Entomologista
Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo
ARTRÓPODAS.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
GRUPO 4: AGNES WAZEM, GIOVANNA QUEIROZ E IZABELA MAZZOTTI ANIMAIS INVERTEBRADOS: CRUSTÁCEOS.
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
GRANDES ECOSSISTEMAS DA TERRA
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
Energias renováveis em Portugal
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Hábitats Naturais Universidade de São Paulo
Ciências Naturais – 8.º ano
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
Filo Artrópode BALA 2012.
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
ECOLOGIA.
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Diversidade na Biosfera
CONTROLE DE PRAGAS Ecologia dos insetos
Problemas Ambientais Urbanos
Má nutrição crônica e a fome aguda
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS Tópicos em Biologia Integrantes: -Paloma Capato -Sérgio Augusto -Milton Costa Profª Cristina de Oliveira Maia.
ENTENDA MAIS SOBRE A TOXOPLASMOSE !!
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Invertebrados: ARACNÍDEOS
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Conferência de Joanesburgo
Filo Artropoda.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Conceitos básicos da ecologia
Mar de plástico.
Ecologia - conceitos importantes
Biologia da Conservação
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Ciências Naturais – 8.º ano
A importância do calor para a vida na Terra
ARTRÓPODAS.
SERES VIVOS.
Filo Porifera (Poríferos)
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
LIVRINHO DOS ANIMAIS 2ºANO A
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Febre Amarela. História  Século XVII  1685: navios negreiros aportaram em Olinda e Recife  Primeiro surto com duração de 10 anos em Pernambuco  No.
ENERGIA.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
MOSQUITO DA DENGUE E SEU CICLO DE VIDA. MOSQUITO DA DENGUE O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE É O AEDES AEGYPTI. FONTE: IMAGEM RETIRADA DO SITE
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
Transcrição da apresentação:

Entomologia Geral Adriana Costa

Entomologia Outros animais têm o corpo segmentado? Entomos: insetos (éntomo = cortado, dividido em anéis ou segmentos) Que tem o corpo segmentado, dividido. Logos: Estudo Outros animais têm o corpo segmentado?

Quem são estes?

3 pares de pernas? voa? é seguramente um inseto. Artrópodes Pernas Articuladas Insetos 3 pares de pernas? voa? é seguramente um inseto.

Onde vivem os insetos? Nos extremos pólos (nos meses mais quentes) Lago Mono (Califórnia, EUA) - salinidade próxima Mar Morto (larva da mosca Ephydra hyans) Poças de petróleo (larva da mosca Psilopa petrolei) Geiseres na Islândia, (larvas e adultos da mosca Scatella thermarum), onde a temperatura atinge 48 graus Celsius.

menos de 400 espécies conseguiram colonizar ambientes marinhos. moscas e besouros são encontrados em poças formadas pelas marés, praias e mangues. Existem percevejos do gênero Halobates, vive na superfície de mar aberto.

Razões para o sucesso dos insetos Exoesqueleto Asas funcionais Tamanho Metamorfose Número de espécies

Importância dos insetos: Polinização Ecossistema e Controle de pragas Insetos nocivos e parasitas Alimento Pragas Entomologia Outros produtos (Seda, Pigmentos,Mel)

Curiosidades

Estima-se que menos de 1% interaja diretamente com o homem Estima-se que menos de 1% interaja diretamente com o homem. Ainda assim cerca de 33% de toda a produção em alimentos no mundo é consumida por insetos, a despeito do emprego de medidas de controle. Muitas doenças são transmitidas por insetos. Insetos vetores de doenças foram responsáveis por mais mortes entre o século XVII e o século XX que todas as outras causas combinadas, sendo que a malária (transmitida por mosquitos) ainda hoje mata milhões de pessoas anualmente. Insetos são ainda uma das principais causas de mortalidade e redução na produtividade em animais, através do parasitismo, ou indiretamente pela transmissão de doenças.

“Para alimentar a população mundial em crescimento, com cada vez mais consumidores exigentes, a produção de alimentos precisa ser aumentada. Isto exerce uma grande pressão sobre os já limitados recursos ambientais, estimulando a produção de gases de efeito estufa, o desmatamento e a degradação ambiental. A necessidade de fontes alternativas de proteínas (com exceção da carne de gado) é urgente. Estimular o consumo de insetos comestíveis pode atenuar a crises do gado. Insetos também prestam serviços essenciais, tais como a polinização, remoção de esterco e controle de pragas. Há uma abundância de insetos benéficos e que ainda são comestíveis, como abelhas, besouros de esterco e as formigas tecelãs. Estas populações de insetos silvestres sofrem com degradação florestal, o desmatamento, a poluição e a exploração exacerbada. O uso sustentável de insetos comestíveis pode beneficiar a conservação dos recursos naturais em geral e, assim, desempenhar um papel importante na conservação da biodiversidade, além de outras vantagens. [...] O Departamento Florestal da FAO está tomando medidas para chamar a atenção para essa valiosa fonte alimentar, mapeando esta prática em todo o planeta, propondo uma estratégia de divulgação dessas experiências e recomendando esta, como uma fonte viável de proteínas. No mundo em desenvolvimento, uma reavaliação dos recursos alimentares é necessária e a tecnologia ocidental precisa desenvolver-se nesse sentido, a fim de torná-lo um alimento aceitável”. (FAO, 2011)  Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

E vocês, o que acham?