“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS ELEMENTOS DO CLIMA. TTTTodos os elementos que permitem caracterizar o clima.
Advertisements

Variação da Radiação Solar
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Mateus. Espaço Natural e Geográfico O homem sempre interagiu com o espaço à sua volta – Depende dele – Ao mesmo.
1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS MÓDULO I - ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA AULA 04- Sistemas de Projeção Cartográfica Discentes: Ma. Kaíse Barbosa de.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
FENÔMENOS ÓPTICOS Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os.
Os movimentos da Terra Roberto Ortiz - EACH/USP. Movimento de Rotação da Terra Sol PN PS Sol O dia claro e a noite são resultados do movimento de rotação.
O movimento aparente do Sol e as estações do ano Roberto Ortiz - EACH/USP Roberto Bockzo - IAG/USP.
Rotação - Dia terrestre - Dia e Noite - Fusos Horário - Efeito Coriollis ou Coriolis.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Ciências da Natureza e suas
Estudando para o ENEM de forma invertida
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
O movimento aparente do Sol e as estações do ano
Sistema Solar: Observação, movimentos e órbitas André Luiz da Silva
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Ciências da Natureza e suas
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças
Sistema Solar Satélites Estrela: Sol 8 planetas Asteroides Cometas
Climatologia.
PRISMAS pg. 76.
Ventos É o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma.
ATMOSFERA ? O que é a É a camada gasosa que envolve a Terra.
ROSSBY WAVE PROPAGATION IN A BAROTROPIC ATMOSPHERE
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Gabarito revisão 1. O tempo se refere às condições atmosféricas em momento e lugar específicos, já que varia com o dia. Já o clima consiste em um conjunto.
As estações do ano vistas do espaço
Química da atmosfera Prof. Alonso Guimarães.
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA
Este é o nosso planeta... A Terra.
Planeta Terra Movimentos
Noções de Astronomia.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Movimento Circular Uniforme
Teoria geocêntrica Terra como centro do universo. Os demais corpos descreviam órbitas circulares em torno da Terra. Principais nomes: Aristóteles e Cláudio.
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Fases da Lua R. Boczko IAG - USP
Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa. ASTRONOMIA DE POSIÇÃO.
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 4 A Terra no Universo.
Física Experimental IV - 11a aula
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
O que você deve saber sobre
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL todos os anos
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
LEIS DE KEPLER.
Fases da Lua Nas várias noites em que olhamos para o céu e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo.
A variação diurna da temperatura
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Dois balões de vidro temperado, A e B, com capacidades de 4L e de 1L, respectivamente, estão ligados entre si por um tubo de volume desprezível. Neste.
Fatores e elementos climáticos Aula 2
Características físicas do estado gasoso
A localização absoluta
ESPELHOS ESFÉRICOS.
A radiação solar A radiação solar (parte 4) A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular ESB – Geografia 11ºano – Professor: Joaquim.
O Movimento Circular Prof. Rodrigo.
O que você deve saber sobre
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Espelhos Esféricos Prof. Luciano Soares Pedroso.
O Planeta Terra As estações do ano.
A Terra no Universo – 2ª parte – MOVIMENTOS DA TERRA
Buracos Negros.
Ângulo limite e reflexão total
Transcrição da apresentação:

“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações Geometria Sol-Terra: Duração do Dia e as Estações

INTRODUÇÃO O SOL - principal fonte de energia da Terra - “radiação solar” - Na escala global: os movimentos atmosféricos (“circulação atmosférica”) é uma resposta direta das variações sazonais e latitudinais da radiação solar que atinge a superfície Controles básicos da quantidade de energia que atinge a superfície: - composição da atmosfera (tipo de “filtro”) - geometria orbital da TERRA ao redor do SOL: distância que a rad. solar tem que atravessar ângulo de incidência da rad. solar na superfície

GEOMETRIA ORBITAL “dois movimentos principais” (i) ROTAÇÃO: - a cada dia, a Terra gira ao redor de seu próprio “eixo” “eixo” : linha imaginária que atravessa a Terra entre os Polos Sul (S) e Norte (N) olhando do “lado de fora” da Terra, acima do PN, ela gira no sentido anti-horário (“ciclônico”, no HN) olhando do “lado de fora” da Terra, acima do PS, ela gira no sentido horário (“ciclônico”, no HS) a rotação é responsável pelo DIA-NOITE o “período” de rotação é de 24 horas responsável pelo “ciclo diurno”de aquecimento na maior parte da superfície terrestre

(ii) TRANSLAÇÃO ( ou revolução) ORBITA ELIPTICA (o SOL está em um dos focos da elipse) Período da orbita: 365,25 dias sobre um “plano eclíptico” mais próximo ao Sol em 3 de janeiro (periélio) mais longe em 3 de julho (afélio)

Orbita Elíptica Razão afélio/periélio: ~6% de variação na distância tem um efeito mínimo na variação sazonal das temperaturas importante em escalas de milhões de anos (“ciclos de Milankovich”)

(lei do inverso do quadrado) “CONSTANTE SOLAR” Conforme a distância do Sol aumenta, a intensidade da radiação diminui numa proporção inversa do quadrado da distancia (lei do inverso do quadrado) A CONSTANTE SOLAR é a quantidade de energia recebida por uma superfície perpendicular ao raio solar incidente na distancia media entre a Terra e o Sol, e tem o valor de 1367 W/m2.

As ESTAÇÕES A inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano eclíptico (23,5 graus) leva a Variações na posição (“altitude”) solar Variações na duração local do dia Altitude: ângulo do Sol acima do horizonte Zênite : ângulo do Sol a partir da vertical VERÃO : Sol no ângulo máximo do horizonte INVERNO : Sol no ângulo mínimo do horizonte

Quanto maior o espalhamento, menos intensa é a radiação. Variações na Altitude Solar : Influencia a quantidade de energia recebida na superfície da Terra de 2 formas: Intensidade (ou concentração) de energia Espalhamento do feixe é o aumento na área da superfície sobre a qual a radiação é distribuída em resposta ao decréscimo do ângulo solar. Quanto maior o espalhamento, menos intensa é a radiação. Em (a), a luz incidente é recebida em um angulo de 90°. Em (b), os raios atingem a superfície mais obliquamente e a energia é distribuída sobre uma área maior. O feixe de luz é mais efetivo se ele tiver um grande angulo de incidência

reduz a intensidade da radiação na superfície ii) Comprimento da trajetória atmosférica : O angulo do Sol determina a quantidade de atmosfera que os raios solares devem atravessar Trajetórias mais longas : podem ser até 15 vezes maiores que “rota direta” Implicam em : maiores chances de absorção, reflexão e espalhamento da radiação solar pela atmosfera O que : reduz a intensidade da radiação na superfície Durante o verão do Hemisfério Norte, a luz solar que atinge a superfície da Terra em latitudes mais ao norte passa por uma camada mais espessa da atmosfera do que a luz que atinge latitudes mais ao sul. A luz solar sofre atenuação tanto pela atmosfera limpa quanto pelas impurezas contidas nela. Quando os raios do Sol se tornam mais oblíquos esse efeito se torna mais pronunciado.

Variações na duração local do dia: efeito na acumulação local de energia Olhando para a Terra em um certo dia qualquer, somente alguns lugares em latitudes particulares receberão raios na vertical (90°) ao meio dia. Quando se move para o Norte ou para o Sul, os raios solares atingem a superfície em ângulos cada vez menores “que dia é este?”

Dias com Sol “a pino” em diversas latitudes

A posição variável do Sol ao longo do dia, conforme observado em latitudes médias do Hemisfério Norte

Duração do Dia Equinócios Solstícios

Variações na duração local do dia: O comprimento do dia depende da: Latitude Dia do ano

Causa das variações no comprimento do dia e das ESTAÇÕES O eixo de rotação da Terra não é perpendicular ao plano da eclíptica, e sim inclinado em um ângulo de 23.5° E, mais importante, sempre apontado para a mesma direção para a Estrela Polar (a Estrela do Norte) O Hemisfério Sul tem sua máxima inclinação na direção do sol em 21-22 de dezembro (solstício de verão). Seis meses depois, em 21-22 de junho o Hemisfério Sul tem sua mínima disponibilidade de radiação solar (solstício de inverno). Entre esses dois solstícios estão o equinócio do outono (~21 do março) e o equinócio da primavera (~21 de setembro) Nos equinócios, TODOS os lugares da Terra tem dia e noite de 12 horas e ambos hemisférios recebem igual quantidade de energia

Estação astronômica versus Estação Atmosférica ATENÇÃO: O início e término das “estações atmosféricas” não coincidem com o inicio e término das “estações astronômicas”

Terra do Sol da Meia Noite Foto com uma série de exposições do Sol, tiradas antes, durante e depois do meio dia na parte norte do Alasca, durante em um dia de Julho