Projeto TCC 2° Seminário de Andamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Advertisements

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso Seminário de Andamento Transição.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminário de Andamento.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso Apresentação Final Transição.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Julio Borba SERVIÇO NACIONAL.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso Seminário de Andamento Transição.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador 2 Seminário de Andamento Aluno: Maicon Vargas Pereira
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Rafael C. Marques Orientador - André Moraes TCC 11/09/12 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS/RS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES TCC SEMINÁRIO DE ANDAMENTO 2 Implementação de cluster para.
Sistema Multiutilizador
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Julio Borba SERVIÇO NACIONAL.
MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas IPv6 aplicado: Estudo de caso em cenário corporativo Tecnologia em Redes de Computadores Maurício Bendjouya – Prof.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Estudo de caso de IPv6 aplicado Tecnologia em Redes de Computadores Maurício Bendjouya – Prof. Me. Eduardo Monks.
Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento Roteadores Prof. Sales Filho.
VYATTA: UMA SOLUÇÃO CÓDIGO ABERTO PARA ROTEAMENTO. Marco Antonio Fonseca da Silva 1 Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
Protocolo TCP/IP Secção Objectivos Reconhecer os protocolos mais comuns Definir o protocolo TCP/IP Entender o sistema de endereçamento IP e a utilização.
Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER
Camada de Rede.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto TCC Seminário Final Aluno: Tiago da Silveira Pasa Orientador:
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Métodos de Validação de Arquivos para Armazenamento em Nuvens
Projeto Integrador II Seminário final
Soluções de alta disponibilidade em banco de dados
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Cluster virtualizado com alta disponibilidade
Compartilhamento nas nuvens para redes locais baseado em P2P
Projeto Integrador II 2° Seminário de Andamento
Cluster virtualizado com alta disponibilidade
Arquitetura de Redes: TCP/IP
Administração e serviços de redes
LTSP com alta disponibilidade
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
Interconexão de Redes Locais
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário de Andamento Tiago Alves SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Título do Projeto Nome do Aluno
Software para gerenciamento e configuração de roteadores
Redes: Camada de Aplicação, pt. I Prof. Rafael Vieira
Redes: Camada de Rede, protocolos pt. I Prof. Rafael Vieira
Redes: Núcleo da Rede Prof. Rafael Vieira
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
Projeto de endereçamento – 2 ClassLess
Redes I: Camada de Rede, protocolos pt. III Prof. Rafael Vieira
Componentes de Redes de Computadores
MBA em Marketing e Comunicação
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
responsabilidades dessas camadas?
Servidor Messenger OpenFire em Rede local Leandro Corrêa Brisolara
Segurança em redes sem Fio Autenticação com o protocolo 802.1x
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Julio Borba SERVIÇO NACIONAL.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul
Giales Fischer Grützmann
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso Seminário de Andamento Wanderson Nunes da Rosa
Redundância para Servidores de VPN
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 3 Protocolos e Comunicações em Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 6: Camada de Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 7: Endereçamento IP.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Christian de Souza da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Administração de Redes Firewall de Rede
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Transcrição da apresentação:

Projeto TCC 2° Seminário de Andamento Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto TCC 2° Seminário de Andamento Aluno: Marcelo Giovani dos Santos Furtado E-mail: furtado.senac@gmail.com Orientador: Prof. Msc .Eduardo Maroñas Monks E-mail: emmonks@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Tema do projeto Comparação de ferramentas de emulação de redes utilizando o protocolo MPLS

Sumário 1. Introdução 1.1. Motivação 2. Objetivos 3.Conceito de MPLS 2.1. Geral 2.2. Específico 3.Conceito de MPLS 3.1. Elementos de rede MPLS 3.2.Estrutura dos rótulos MPLS 4.Ambiente para testes 4.1. Ferramentas de emulação 5.Projeto atual 6.Próximo passos 7.Cronograma 8. Referências Bibliográficas 9. Wiki

1. Introdução A importância das redes de computadores vem aumentando progressivamente com passar tempo com novas aplicações; Interligações de filiais de empresas em áreas geograficamente diferentes; Aplicações: ERP, impressão remota, dados, voz e vídeo.

1.1. Motivação Usada em muitas empresas para interligar suas filiais; A tecnologia MPLS consiste de uma forma de transmissão de dados com mais eficiência utilizando menos recursos dos equipamentos; Usada em muitas empresas para interligar suas filiais; Ampliar o conhecimento sobre essa tecnologia (usada na empresa); Como é feito esse processo; Quais tipos de emuladores capazes de realizar o teste ; Forma(s) de transmissão; Tipos de testes possíveis.

2. Objetivos 2.1. Objetivo geral Comparar as ferramentas de emulação de redes com o uso do protocolo MPLS com a montagem de cenários para realizar os testes.

2.2. Objetivos específicos Os objetivos específicos são: Pesquisar e estudar ferramentas de emulação de rede com protocolo MPLS; Configurar softwares de emulação (GNS3, Core, Open SimMPLS); Criar cenário para os testes; Realizar e analisar os testes de comparação em relação ao desempenho / recurso de hardware; Pesquisar referências bibliográficas para o artigo; Escrever o artigo.

3. Conceito de MPLS MPLS (Multiprotocol Label Switching) –definida pela RFC 3031; Protocolo utiliza rótulos ou etiquetas(label) como maneira de comutar pacotes; São valores curtos fixo de32 bits; Pode ser usado com qualquer protocolo da camada 3, mas o foco é protocolo IP.

3.1. Elementos de rede MPLS CE (Customer Edge Equipament)- dispositivo de borda que fornece acesso do cliente a rede; PE( Provider Edge equipament)- interligam roteadores dos clientes a nuvem MPLS ; P-(Provider Equipament)- núcleo da rede mantém as rotas para os PE.

3.2. Estrutura dos rótulos MPLS Label –identificação do rótulo; CoS (Class of service) – usado para alterar os algoritmos de enfileiramento e descarte, possibilitando dar prioridade a certos pacotes; determinando o caminho dentro da nuvem com sua priorização. Stack – permite a criação de uma pilha hierárquica de rótulos, indicando o inicio e fim; TTL(Time to live)- tempo de vida do IP convencional.

4. Ambiente para testes Proposta de criação deste cenário para todas as ferramentas de emulação.

4.1.Ferramentas de emulação Core Open SimMPLS GNS3

5. Projeto atual Core Por ser um assunto novo Linux-MPLS; Usa recursos do hospedeiro; Serviço Quagga- pacote roteamento; Linux –iproute2 Dificuldades: Instalação de muitas dependências; Atualizações de kernel e iprote2; Pouca documentação;

5.1 Projeto atual Core GNS3 OpenSimMpls Instalado (Ubuntu) (Ubuntu e Windows) Funcional, mas não está marcando label MPLS Tem cenário de teste Terminando a tradução de alguns pontos da documentação Atualizado kernel Se tem a marcação do MPLS Montar um cenário idêntico ao GNS para ter as mesmas referências Erros na compilação do iproute2 Realizar testes com cenário igual Parado

6. Próximos passos Montar cenários iguais para realizar os destes nas ferramentas; Possibilidades de testes: Desempenho das máquinas (Uso de memória, CPU); Desempenho sem / com o protocolo MPLS; Fluxo de dados X Iperj Realizar os testes com três emuladores; Continuar a escrever o rascunho para o artigo final.

7. Cronograma Atividades Agosto Setembro Outubro Novembro Pesquisa e estudo as ferramentas X Configurar softwares de emulação Criar cenários para os testes Realizar e analisar os testes Escrever o artigo

8. Referências Bibliográficas https://www.gns3.com/-Acesso:02/08/16 http://www.manolodominguez.com/projects/opensimmpls/-Acessado:04/08/2016 http://www.cisco.com/cisco/web/support/BR/104/1042/1042139_mpls_faq_4649.html-Acessado:04/08/2016 http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_mpls_em_redes.php-Acessado:07/08/2016 http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplscam/pagina_3.asp-Acessado:07/08/2016 http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplseb2/pagina_2.asp-Acessado:14/08/2016 http://labcisco.blogspot.com.br/2013/01/configuracao-da-nuvem-mpls-em-provedores.html-Acessado:17/08/2016 http://commonerrors.blogspot.com.br/search/label/MPLS%20Lab-Acessado:17/08/2016 http://www.ubuntu.com/download/desktop-Acessado:31/08/2016 http://www.brianlinkletter.com/installing-the-core-network-emulator-in-ubuntu-linux/-Acessado:31/08/2016. http://downloads.pf.itd.nrl.navy.mil/core/packages/4.8/-Acessado:31/08/2016 http://docslide.com.br/technology/core-network-e-mpls.html-Acessado:07/07/2016 http://www.nongnu.org/quagga/-Acessado:07/07/2016 Farrel,Adrian. A Internet e seus protocolos. Elsevier Brasil,2005. Enne,Antonio José Figueiredo. TCP/IP sobre MPLS. Ciência Moderna,2009.

9. Wiki Marcelo G.S. Furtado Wiki-Projeto 6 Endereço interno http://192.168.200.3/wiki2016_2/doku.php?id=projeto06:andamento Endereço externo http://187.7.106.14/wiki2016_2/doku.php?id=projeto06:andamento

Perguntas