Anexos Embrionários Profa. Samantha Ferreira da Costa Moreira GO II UFG 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXOS EMBRIONÁRIOS E PLACENTA
Advertisements

Placenta e anexos embrionários
REPRODUÇÃO HUMANA.
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
Segunda Semana Vera Vargas, 2011.
Desenvolvimento embrionário.
FERTILIZAÇÃO FECUNDAÇÃO, FERTILIZAÇÃO E CONCEPÇÃO
Embriologia.
Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Embriologia.
Professor: Rafael Bezerra
Placenta e Anexos Embrionários
Anexos embrionários dos mamíferos
Anexos Embrionários.
Professora: Rosana Moraes
Desenvolvimento embriológico humano
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Segunda Semana Vera Andrade, 2014.
EMBRIOLOGIA.
Gravidez, Gestação e Parto
Conteúdo Programático Embriologia
EMBRIOLOGIA.
Segunda Semana do Desenvolvimento
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Placenta Embriologia.
Anexos embrionários Mamíferos.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO - FETAL
Ciências Naturais – 9.o ano
Desenvolvimento Embrionário E Gestação
Segunda Semana Vera Andrade, 2016.
ANEXOS EMBRIONÁRIOS Vera Andrade, 2016.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF: JULIANA 8º ANO. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das.
Terra Viva - Ciências Naturais 5.º Ano
Fisiologia do sistema cardiovascular Parte II
Professor: Guilherme Vieira
Sistema Digestório..
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Reprodução humana Cap. 9.
A digestão humana Sistema digestório.
Anexos Embrionários.
Répteis Em termos evolutivos os répteis são os primeiros vertebrados bem-sucedidos no meio terrestre. Sucuri.
Fisiologia animal: Digestão
Repercussões da Gravidez sobre organismo materno
Histologia do Tecido Epitelial
REPRODUÇÃO.
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
PROFESSORA Ana Cecilia
Anexos Embrionários.
Nidação – Início da gravidez Trofoblasto Parede uterina Cavidade uterina Para que ocorra é necessário que: -A mucosa uterina tenha sido preparada pelas.
Colégio e curso Albert - GEO
GRAVIDEZ E PARTO Colégio MV – Ciências Profª. Adriana.
Ciclo Menstrual Sistema neuro-hipófise-ovariano (SNHO) controla fenômenos e determinam ciclo Complexo limbo-ovariano: controle sistema neuroendócrino reprodutor;
Reprodução humana.
1ª semana desenvolvimento embriológico
3ª SEMANA – FORMAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO Transformação disco embrionário - formação da linha primitiva, da notocorda e 3 camadas germinativas (desenvolvimento.
Sistemaurinário. Excreção Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Ocorre através.
SISTEMA URINÁRIO É responsável pela eliminação de uma das excretas do corpo, portanto também é chamado de Sistema Excretor. Excreção é o processo de eliminação.
Aparelho Circulatório
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
EMBRIOLOGIA É a especialidade da biologia que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula. Faz parte da biologia do.
Embriologia Clivagem, Gastrulação, Organogênese e Anexos embrionários.
Sistema Genital Masculino
Transcrição da apresentação:

Anexos Embrionários Profa. Samantha Ferreira da Costa Moreira GO II UFG 2017

Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.

Saco vitelino (ou Vesícula vitelina) O saco vitelino constitui órgão rudimentar conectado ao intestino primitivo. As principais funções do saco vitelino são: - Transferir material nutritivo para o embrião enquanto a placenta ainda não está pronta. - O sangue se desenvolve em suas paredes até a 6ª semana (depois a atividade hematopoiética se inicia no fígado do embrião). - Forma as células germinativas destinadas às cristas gonadais.

Alantóide: A vesícula alantóidea aparece no 16º dia de gestação, como um divertículo na zona caudal do saco vitelino. Funções:  Formação de sangue em suas paredes;  Seus vasos sanguíneos se diferenciam nas artérias e veia umbilicais.

Âmnio: Âmnio: é uma membrana, camada interna da “Bolsa das águas” e constitui a parede interna da cavidade amniótica. Nela o feto fica flutuando no líquido amniótico. - Apresenta três “setores”: 1. cobertura do cordão umbilical, 2. o que reveste a face interna da placenta e 3. o que juntamente com o córion liso compõe a membrana âmnio-coriônica.

O líquido amniótico - Composição: é composto por 98% de água, íons, carboidratos, proteínas e lipídeos. - Volume: cerca de 350ml na 20ª semana de gestação, podendo atingir 1000ml na gestação a termo. - Origem: inicialmente é secretado pelas células do âmnio, mais tarde, ele se forma a partir da atividade dos rins do feto.

Funções do líquido amniótico - Fornecer possibilidade de movimento ao feto. - Impede que o feto adira ao âmnio. - Propiciar uma temperatura adequada. - Amortecer choques mecânicos e absorver as pressões das contrações uterinas durante o trabalho de parto.

MEMBRANA AMINIÓTICA

AMNIOCENTESE

Córion: É uma membrana que possui 2 porções:  O córion liso recobre a membrana amniótica, sendo ambas permanecem colabadas formando a membrana amniocoriônica.  Já o córion frondoso constitui a parte fetal da placenta.

Placenta A placenta mede de 15 a 20 cm de diâmetro e sua espessura é em torno de 2 a 3 cm. Seu peso é, em média de 450 gramas.

Placenta:  Permite a troca de substâncias entre o organismo materno e o fetal.  A parte fetal da placenta é constituída pelo córion frondoso, formando as vilosidades coriônicas.  A parte materna da placenta é composta pela decídua basal (camada específica do endométrio grávido)

Funções da placenta - Respiratória (oxigênio), digestiva (nutrientes) e urinária (dejetos). - Função protetora (impede a passagem de determinadas substâncias e permite a passagem de anticorpos maternos). - Função metabólica (sinciciotrofoblasto é capaz de armazenar glicose na forma de glicogênio para, posteriormente, se caso necessite, o feto possa utilizá-lo).

Função endócrina: o sinciciotrfoblasto produz gonadotrofina coriônica (HCG), que mantém os níveis de progesterona. - Produção de progesterona, uma vez que não existe mais o corpo lúteo. - Somatomamotrofina coriônica(HCS): estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias e regula o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos.

Cordão umbilical - No final da gestação o cordão tem um comprimento de 50 a 60 cm e 2 cm de diâmetro. - O cordão umbilical possui duas artérias e uma veia, sendo a veia traz nutrientes e O2 da placenta para o bebê e as artérias levam as excretas e o CO2 para a placenta para cair na circulação materna e serem eliminados.

Referência REZENDE,M.; MONTENEGRO,K. Obstetrícia fundamental; 11°ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.