PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Advertisements

Identificação e Classificação de Produtos Perigosos
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Transporte de Produtos Perigosos Angélica Bertin Eduardo Palermo Gabriela Miranda Gédson Bento Roberto Alves 6°P.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH.
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Riscos Químicos.
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE NR 32 Profª. Michele Barboza.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
TB 100%.
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Gerenciamento de Riscos Ambientais
ROTULAGEM E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS
Agrupamento Escolas da Trofa
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Elementos chaves/ Aplicação:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Formações Falécio Lda..
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
EXTINTORES DE INCÊNDIO
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Instrutora: Rosemeire Moreira. 2 Toda substância (sólida, líquida ou gasosa), que quando fora de seu recipiente, pode causar riscos para a saúde, ao.
A Influência da Gestão Ambiental na Segurança do Trabalho
QUEIMADURAS.
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Ambientes Confinados Profº Irineu Golin
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
A produção e o uso de produtos químicos são fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico de todos os países. De uma maneira ou de outra os produtos.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Iluminação de Emergência
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS n Portaria n Portaria Resolução Fev/2004 n Portaria Resolução Ago/2004 n Decreto /05/88.
 A atitude corporal pode ser considerada com base do triangulo de acidentes e do sistema de gestão de segurança.  O COMPORTAMENTO esta na base do triângulo.
CAP PM ANTÔNIO JÚLIO NASCIMENTO SILVA. 1)O TRAUMA, OS DESASTRES OU CATÁSTROFES E A NATUREZA HUMANA; 2)ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS = UM DOS MAIORES.
Ergonomia - E.P.I
PRODUTO PERIGOSO DEFINIÇÃO
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS
NR 18.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
PROGRAMAÇÃO AULAS PRÁTICAS
CURSO DE SEGURANÇA NO MANUSEIO DE PRODUTOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
MSDS para produtos DEERFOS
MSDS para produtos DEERFOS
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
Segurança em Unidades de Processo
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
COLÉGIO ESTADUAL DE JEQUIÉ Componentes: JOSÉ ROBERTO NEILTON SANTOS WILLY BARRETO.
Transcrição da apresentação:

PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio ambiente.

Um acidento com produto perigoso 1º Não é uma ocorrência “Normal” 2º É uma ocorrência “ESPECIAL”

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS E IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO PERIGOSO Rótulo de Riscos Painel de Segurança

SISTEMAS DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS  Rótulo de Risco  Painel de Segurança X

RÓTULO DE RISCO n Losango que representa símbolos e/ou expressões emolduradas, referentes à classe do produto perigoso. Ele é fixado nas laterais e traseira do veículo de transporte. Os rótulos de risco possuem desenhos e números que indicam o produto perigoso. Quanto à natureza geral, a cor de fundo dos rótulos é a mais visível fonte de identificação de um produto perigoso.

CLASSE DE RISCO Classe 1 = Explosivos Classe 2 = Gases Classe 3 = Líquidos inflamáveis Classe 4 = Sólidos inflamáveis, combustão espontânea, emitem gases inflamáveis em contato com a água.

CLASSE DE RISCO (cont.) Classe 5 = Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos Classe 6 = Substâncias tóxicas e substâncias infectantes Classe 7 = Materiais radioativos Classe 8 = Corrosivos Classe 9 = Substâncias perigosas diversas

PAINEL DE SEGURANÇA n Painel retangular de cor alaranjada, indicativo de transporte rodoviário de produtos perigosos, que possui inscrito, na parte superior, o NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DE RISCO DO PRODUTO e, na parte inferior, o NÚMERO QUE IDENTIFICA O PRODUTO (ONU).

PAINEL DE SEGURANÇA RISCOS SUBSIDIÁRIOS RISCO PRINCIPAL PROIBIÇÃO DE ÁGUA NÚMERO DE RISCO NÚMERO DA ONU X

COMO UTILIZAR O MANUAL DA ABIQUIM PARA ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIAS COM PRODUTOS PERIGOSOS

UTILIZAÇÃO DO MANUAL Amarela Azul Laranja Verde O Manual contém quatro seções:

UTILIZAÇÃO DO MANUAL AMARELA Seção AMARELA Nas páginas amarelas do Manual de Emergências da ABIQUIM, os produtos perigosos estão relacionados por ordem numérica crescente

UTILIZAÇÃO DO MANUAL AZUL Seção AZUL Nas páginas azuis, os produtos perigosos estão relacionados por ordem alfabética.

UTILIZAÇÃO DO MANUAL LARANJA Seção LARANJA Nesta seção encontra-se 61 Guias de Emergência (numerados de 111 até 172). As Guias de Emergência contém as seguintes informações:

UTILIZAÇÃO DO MANUAL LARANJA Seção LARANJA NA PÁGINA ESQUERDA RISCOS POTENCIAIS Fogo ou explosão Riscos à saúde SEGURANÇA PÚBLICA Vestimentas de proteção Evacuação NA PÁGINA DIREITA AÇÃO DE EMERGÊNCIA Fogo; Vazamento ou derramamento Primeiros socorros

UTILIZAÇÃO DO MANUAL VERDE Seção VERDE Você encontrará uma série de produtos perigosos destacados na cor verde nas seções amarela e azul do Manual de Emergência. Estes produtos exigem uma atenção especial nos casos de vazamentos.

PROCEDIMENTOS A SEREM TOMADOS NO ATENDIMENTO A UMA EMERGÊNCIA COM PRODURTOS PERIGOSOS

1. Aproximar-se da cena com cuidado tendo o vento pelas costas tomando como referência o ponto de vazamento do produto perigoso. 2. Procurar identificar o produto perigoso e verificar se há vazamento, incêndio, liberação de vapores ou vítimas. Caso seja seguro, tentar obter os documentos de carga. 3. Não socorrer vítimas, sem antes ter certeza de que não estão contaminadas.

4. Fazer o isolamento inicial do local do acidente impedindo a entrada ou a saída de qualquer pessoa. Manter-se afastado da zona contaminada até conseguir informações seguras sobre o tipo de substância química perigosa existente no local. 5. Não usar sinais luminosos, fogo ou qualquer fonte de calor e ignição na área isolada.

6. Evitar qualquer tipo de contato com o produto. 7. Avaliar os procedimentos para a emergência, acionar o apoio especializado e não tentar controlar o vazamento ou o derramamento sozinho.

ZONAS DE TRABALHO Zona quente Zona morna Zona fria

ZONA QUENTE Localizada na parte central do acidente, é o local onde os contaminastes estão ou poderão surgir. A zona de exclusão é delimitada pela chamada linha quente.

ZONA MORNA É a localidade que fica posicionada na área de transição entre as áreas contaminadas e as áreas limpas. Esta zona é delimitada pelo chamado corredor de redução da contaminação. Toda saída da zona de exclusão deverá ser realizada por esse corredor.

ZONA FRIA Localizada na parte mais externa da área é considerada não contaminada. O posto de comando da operação e todo o apoio logístico ficam nessa área.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO PARA PRODUTOS PERIGOSOS EPIs Os EPIs são dispositivos destinados a proteger a integridade física das pessoas envolvidas numa ação de emergência com produtos perigosos.

ROUPAS DE PROTEÇÃO QUIMICA Esta categoria de roupa protege o usuário contra riscos específicos para os quais foi projetada.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Tais equipamentos oferecem um fluxo de ar constante na região do rosto por pressão positiva e representam um EPI fundamental na resposta a acidentes químicos.

NÍVEIS DE PROTEÇÃO Nível de proteção”A” Utilizado quando e necessário o mais alto nível de proteção respiratória da pele, olhos e mucosas Nível de proteção”B” Utilizado quando se deseja um nível máximo de proteção respiratória mas um nível menor de proteção para a pele.

NÍVEIS DE PROTEÇÃO (cont.) Nível de proteção”C” Utilizado quando os produtos perigosos são conhecidos e uma adequada proteção respiratória está já disponível. Nível de proteção”D” É o uniforme de trabalho diário e não deverá ser utilizado naqueles lugares onde exista risco do sistema respiratório ou contato com a pele.

Cine Trash horrível