Engenharia de Software Analise de Riscos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Boas Práticas da concessionária Super France ÁREA DE VENDAS Entrega Técnica Após o controle de qualidade feita pelo Consultor Comercial e o Entregador.
Advertisements

ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADA A SOLICITAÇÕES DE MUDANÇA DE SOFTWARE RICARDO VOIGT Orientador: Everaldo Artur Grahl.
UTILIZANDO PORTAIS CORPORATIVOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: CASE EMPRESA TÊXTIL KARSTEN S.A. Felipe Rotermel Orientador: Prof. Oscar Dalfovo,
Manutenção Conservar e reparar imóveis, instalações, equipamentos Deixá-los aptos para uso Manter qualidade e eficiência desses recursos sem que ocorra.
Engenharia de software. Professor:Kleber Manrique Trevisani História da Ciência e da Tecnologia Alunos: Egberto. Rômulo Vitor.
Universidade do Contestado - UnC Gerenciamento de Projetos de Software Gerenciamento do Tempo Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 5a.
Universidade do Contestado - UnC Gerenciamento de Projetos de Software Gerenciamento do Tempo Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 7a.
“Revisão” para Qualidade 2016/2 Prof. Luís Fernando Garcia Engenharia de Software.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
GESTÃO DA QUALIDADE Programas da Qualidade. Programas da qualidade Programas são uma serie de projetos Cinco S Seis Sigma CCQ Metodos e ferramentas de.
Ferramenta para Acompanhamento de Projetos Utilizando o Método Kanban

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
PMO – Escritório de projeto
Processo de Fábrica de Software
Integrating Sustainable Life Cycle Design: A review
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
OPORTUNIDADE EXTENSÍVEL A PROFISSIONAIS PCDs.
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
UML – Diagramas de componentes
OPORTUNIDADE EXTENSÍVEL A PROFISSIONAIS PCDs.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
Sistemas Baseados no Conhecimento
Manual do Participante
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA
Planejamento de estratégias:
UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física
OPORTUNIDADE EXTENSÍVEL A PROFISSIONAIS PCDs.
Vinícius Ferreira – Cel.:
Engenharia de Software II
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Parte III – Planejando o Projeto
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
o competidor estratégias
BRUNO SOBIESKI – Agosto 2016
Ismael Lazzaretti Michel Lopes Mariana Fleck
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Benchmarking.
14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- –
Aula 08 – CMMI® versus PMBOK
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 8
Mestrando: Silvio Santos Junior Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
O Valor da Tecnologia e a Inovação
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Pacotes Servem para organizar o código, por exemplo, agrupar classes correlatas. Vamos supor uma classe Ponto2D pertencente ao pacote formas. A classe.
Qualidade de Processo de Software
Custos para planejamento e controle
Prof. Alberto Martins Júnior
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli.
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
Área: Tie-In & Structures Cargo: Engenheiro de Produto Pleno (29228)
ANALISTA DE INTELIGÊNCIA
Trabalho de Conclusão de Curso I
DESIGN THINKING.
Software Process Improvement Capability dEtermination
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
AKER Área: T.I. Cargo: Analista de T.I. (30560)
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Aula 06 – Atividade Avaliativa
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Engenharia de Software: Visão Geral Simone do Rocio Senger de Souza
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Liderança e Supervisão
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software Analise de Riscos Profª Ma. Daisy Eboli

Engenharia de Software (ES) Conforme Pressman, a Engenharia de Software (ES) é uma tecnologia em camadas. E a base de todas essas camadas é o foco na qualidade do software desenvolvido. Portanto, é interessante estudarmos a ES em suas camadas de Processo, Métodos e Ferramentas.

SWEBOK (Corpo de Conhecimento da Engenharia de Software) Segundo versão 2004, as áreas de conhecimento da Engenharia de Software são: Requisitos de software Projeto de software Construção de software Teste de software Manutenção de software Gerência de configuração de software Gerência de engenharia de software Processos de Engenharia de Software Ferramentas e Métodos de Engenharia de Software Qualidade de software

Software Engineering Institute (SEI) Software Engineering Institute (SEI) é um centro de pesquisa e desenvolvimento patrocinado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que provê uma prática avançada de engenharia de software qualificando graus de qualidade de software.

Riscos de Software - segundo a SEI (1993)

Quais são os tipos de Riscos um Projeto de Software? Algumas categorias de riscos são: 1) Riscos de Projeto – São riscos ligados diretamente ao projeto. Se os riscos de projeto se tornarem reais, o custo e o tempo de projeto podem aumentar drasticamente. Os fatores que estão intimamente ligados a estes riscos são: requisitos, pessoal, recursos, cliente e cronograma.

2) Riscos Técnicos São riscos relacionados à qualidade do software a ser desenvolvido. Se os riscos técnicos se tornarem reais, a implementação do sistema pode se tornar difícil ou impossível. Riscos técnicos envolvem problemas de design, implementação, interface e manutenção.

3) Riscos de Negócios São riscos relacionados à viabilidade do projeto. Se os riscos de negócios se tornarem reais, o projeto pode ser até cancelado. Entre os riscos de projeto estão: a)    Construção de um sistema excelente que ninguém vai precisar; b)    Troca do gerente do projeto; c)    Construção de um produto que não se encaixa no mercado.

1) Riscos Conhecidos – São riscos descobertos após cuidadosa avaliação do projeto. Como, por exemplo, datas não realistas de entrega. 2) Riscos Previsíveis – São riscos que são conhecidos por experiência em outros projetos. 3) Riscos Não-Previsívies – São riscos extremamente difíceis de identificar.