A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação de Projetos I
Advertisements

Bem-vindos!.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
FACULDADE METROPOLITANA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Reunião do Programa de Iniciação Científica
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Curso Técnico em Meio Ambiente
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Pedagogia Universitária
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Promovendo Soluções Sociais
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
Atividades Complementares Coordenação de Administração
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Curso de Graduação em Gestão Pública
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PROBIC JÚNIOR / FAPEMIG / UFJF BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESTÁGIOS.
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
DIFERENÇA DE DISSERTAÇÃO E TESE Metodologia de Pesquisa em Computação Engenharia de Computação PUC - Campinas Seminário Grupo 1 1.
Plano de Ensino e Orientações
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Transcrição da apresentação:

A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE

A preocupação com a pesquisa, como eixo básico da Instituição, gerou a necessidade da criação do Núcleo de Pesquisa da Faculdade/EDUVALE – NUPES, cuja tarefa permanente é consolidar a vocação da Faculdade/EDUVALE, não só para o ensino, tradição mais antiga, mas também para a pesquisa de alto nível.

A atuação do NUPES incide sobre as atividades: avaliação e acompanhamento dos projetos de pesquisa, através do Programa de Iniciação Científica – PIC b) organização de eventos científicos e normatizações científicas c) administração do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP)ou de outras fontes de subsídios d) Congregação de toda pesquisa científica da Faculdade mantida pela EDUVALE.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE PIC

A iniciação científica constitui um instrumento necessário à política geral de pesquisa das instituições de ensino superior, que visam atingir o grau de excelência desejado pela comunidade científica atual e contribuir para a qualidade da formação de seus alunos

Disponibiliza a Bolsa de Iniciação Científica – BIC, Características e objetivos do PIC da Faculdade EDUVALE   O Programa de Iniciação Científica (PIC) vem sendo desenvolvido desde 2001 Está incluso no Projeto Pedagógico de todos os cursos da Faculdade mantida pela Associação Educacional do Vale do São Lourenço - EDUVALE Disponibiliza a Bolsa de Iniciação Científica – BIC,

Trabalhos de Conclusão de Curso, tendo em vista o seu caráter de iniciação científica   Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) constituem uma exigência curricular para a obtenção de diploma em alguns cursos das universidades brasileiras. Diferentemente dos relatórios de estágio, os Trabalhos de Conclusão de Curso configuram monografias científicas, elaboradas sob a orientação de um professor, monografias essas de escolha do aluno e de seu orientador e que serão avaliadas por banca examinadora.

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO, ORIENTAÇÃO, APRESENTAÇÃO NORMAS DA FACULDADE/EDUVALE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA, MONOGRAFIAS E TRABALHOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO . MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

JULGAMENTO

E O PROFESSOR – ORIENTADOR ? É CO-AUTOR DOS PROJETOS E TRABALHOS É CO-RESPONSÁVEL DEVE SER O MENTOR DEVE CONDUZIR A QUESTÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO DEVE ASSUMIR A AVALIAÇÃO DO BOLSISTA CUMPRIR PRAZOS

MITOS A DESMISTIFICAR   1.      Todo Projeto de Pesquisa, dentro do PIC, deve ter uma terminalidade, segundo o cronograma apresentado e aprovado pelo NUPES. 2.      A DESONESTIDADE CIENTÍFICA, incluindo o plágio e a compra de trabalho feito por terceiros, não será aceita. 3.      A única maneira de manter o benefício da BIC será através do cumprimento das exigências do PIC, segundo os critérios estabelecidos para cada ETAPA ou momento de desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. 4.      A abertura à participação do aluno no PIC não é uma obrigação da Escola, nem um direito adquirido pelo aluno, mas um investimento que ambos fazem, no desenvolvimento intelectual e técnico de cada aluno, beneficiário do BIC. 5.      Espera-se que o aluno, realize, durante sua formação acadêmica, pelo menos 03 projetos, do mais simples até um de maior complexidade, segundo a dedicação e interesse no seu próprio desenvolvimento, bem como das disponibilidades da EDUVALE.

NOVIDADES PARA 2007 ENTREGA DE PROJETO PRONTO PARA SER APROVADO PELO NUPES PARA CONTINUIDADE NO PROGRAMA

NOVIDADES PARA 2007 REMUNERÇÃO EM HORAS ATIVIDADES POR PROJETO DE PESQUISA EXECUTADO NA INSTITUIÇÃO E COM VERDADEIRA DEDICAÇÃO DO DOCENTE ENTREGA DE PROJETO DE PESQUISA PRÓPRIO POR TODOS OS PROFESSORES ORIENTADORES

OBRIGADO!!! EDUVALE