Adolescentes/jovens e suas simbologias Profa. Dra. Rita Alves (PUC-SP) II Simpósio de Atenção Multidisciplinar à Saúde do Adolescente 2015 - UNIFESP
Simbologia = Representações
Construções Percepções Imaginários Valores Identidades Pertencimentos Segurança Conflitos Angústias Medos
Avatares dessas representações Corpo/aparência Consumo Tecnologias: telas (smartphones, TVs, computadores) Cidade
Temáticas A sexualidade: identidades de gênero Direito à cidade: ocupação de espaços públicos Violência: medo da polícia, de assaltos Direito à expressão: redes sociais online, práticas artísticas e culturais Ecologia, natureza: alimentação, direitos dos animais, o futuro do planeta Críticas ao consumo, consumo consciente Indignações: corrupção, guerras, os poderes das mídias tradicionais
Pesquisa Screen Generation MTV Jovens entre 12 e 30 anos 2010
Valores Ter união familiar, ter uma boa relação familiar (86%) Ter uma carreira, ter uma profissão (86%) Viver em uma sociedade mais segura, menos violenta (79%) Ter independência financeira (69%) Ter amigos (68%) Ter fé, crer (67%)
Ter uma vida tranquila, sem correrias excessivas, sem stress (65%) Divertir-se e aproveitar a vida (64%) Viver numa sociedade com menos desigualdade social (61%) Poder comprar mais; poder comprar o que quiser (48%) Ter mais liberdade do que já tem (38%) Beleza física; ser bonito (36%)
Pesquisa Kids Online Jovens entre 12 e 17 anos 2013
Redes sociais online: 62% dos pesquisados acessam diariamente
Internet para eles biblioteca de informações lugar de amizade Busca de popularidade Cyberbullying Revanche pornô
Pesquisa Juventude Conectada Jovens entre 16 e 24 anos 2014
Conectividade Estar conectado = ser poderoso/ter poder Conectividade gera afetividade e estritamento de relações interpessoais, mas tb a volatilidade dos relacionamentos
Internet para eles: acentua o fascínio por outras culturas (músicas, filmes, games, etc Expressão pessoal: uma preocupação constante Elemento de mobilização social (influência de amigos) Vício, compulsão. Altera o tempo de sono e descanso Facilitadora da prática de bullying
Pesquisa O Sonho brasileiro Agência Box 18 24 2012
Geração global
76% acreditam que o Brasil está mudando para melhor 86% tem orgulho de ser brasileiro
Pensam coletivamente Hiperconexão: desejos individuais reverberam pela rede e encontram parceiros para a ação coletiva 50% dos jovens se sentem + ligados à questões coletivas que individualistas Novo coletivo: sentimento generalizado, maneira de agir no mundo Acreditam em microrrevoluções cotidianas que impactam positivamente a vida da cidade: ação direta
Jovens: catalizadores de mudanças nas sociedades Sonham e realizam
8% por jovens brasileiros atuam dessa forma em suas comunidades, conectando pessoas e instituições
São 2.000.000 de jovens que atuam de forma silenciosa e coletiva
Aprender com eles Estabelecer trocas Escutá-los Compreende-los
PPT disponível em: https://pucsp.academia.edu/RitaAlvesO Ogrigada!