Adolescentes/jovens e suas simbologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Os 3 RS.
Como desenvolver estratégias de comunicação e relacionamento utilizando o marketing digital e as redes sociais? … e como converter as estratégias em resultados.
Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala.
PROGRAMA JOVENS URBANOS (PJU) 2ª EDIÇÃO SÃO PAULO - DEZEMBRO RELATÓRIO DE IMPACTOS - síntese -
Cultura do estupro Estupro. A palavra é forte. O crime, bárbaro. Pior, a violência sexual é um medo pelo qual praticamente toda mulher já passou em algum.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Paisagem: natureza, cultura e poética
Doutorandas: Lucimara Fabiana Fornari Rafaela Gessner
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Reunião de Início do Semestre Letivo
FIFE - Março 2015 Vanda Scartezini –
Conceitos de GEOGRAFIA
CREATOUR: Território, turismo e criatividade Nancy Duxbury, PhD
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Emergência da sociedade
Revisão do Conceito de Marketing
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital.
Práticas interativas de comunicação
Cultura Organizacional
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Dança e teatro para pessoas com deficiência
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
O MAIOR CLUBE DE BENEFÍCIOS DA AMÉRICA LATINA
“O lugar das JuventudeS na escola”
Como a universidade pode ajudar?
Os desafios da política no novo milênio
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Ética nas Manifestações
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Comportamento do Consumidor
FAMÍLIA “um grupo de pessoas com laços de consangüinidade, de aliança, de afinidade, de afetividade e de solidariedade, cujos vínculos circunscrevem obrigações.
ETNOFOTOGRAFIA Rita Alves (PUC-SP) Balneário Camboriú Foto Festival
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
Patrimônio Material e Imaterial:
O Líder para Tendências Flávio Botana Jan 2010.
Movimentos Sociais Rurais na Globalização
Curso Técnico em Informática
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Profa.Maria Angela Moreira Vieira
P R O D U T S E N Á V L SERVIÇOS Esporte Alimentação ATRATIVO Natureza
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Espírito do lugar o direito de estar
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Direitos, Igualdade e Educação para
TEMAS DISCURSIVOS.
Tópicos Especiais para Educação Profissional
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
CML | Direção Municipal de Cultura
Metodologia do Ensino de Física I
Conheça a Defensoria Pública
A docência na educação superior
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Transcrição da apresentação:

Adolescentes/jovens e suas simbologias Profa. Dra. Rita Alves (PUC-SP) II Simpósio de Atenção Multidisciplinar à Saúde do Adolescente 2015 - UNIFESP

Simbologia = Representações

Construções Percepções Imaginários Valores Identidades Pertencimentos Segurança Conflitos Angústias Medos

Avatares dessas representações Corpo/aparência Consumo Tecnologias: telas (smartphones, TVs, computadores) Cidade

Temáticas A sexualidade: identidades de gênero Direito à cidade: ocupação de espaços públicos Violência: medo da polícia, de assaltos Direito à expressão: redes sociais online, práticas artísticas e culturais Ecologia, natureza: alimentação, direitos dos animais, o futuro do planeta Críticas ao consumo, consumo consciente Indignações: corrupção, guerras, os poderes das mídias tradicionais

Pesquisa Screen Generation MTV Jovens entre 12 e 30 anos 2010

Valores Ter união familiar, ter uma boa relação familiar (86%) Ter uma carreira, ter uma profissão (86%) Viver em uma sociedade mais segura, menos violenta (79%) Ter independência financeira (69%) Ter amigos (68%) Ter fé, crer (67%)

Ter uma vida tranquila, sem correrias excessivas, sem stress (65%) Divertir-se e aproveitar a vida (64%) Viver numa sociedade com menos desigualdade social (61%) Poder comprar mais; poder comprar o que quiser (48%) Ter mais liberdade do que já tem (38%) Beleza física; ser bonito (36%)

Pesquisa Kids Online Jovens entre 12 e 17 anos 2013

Redes sociais online: 62% dos pesquisados acessam diariamente

Internet para eles biblioteca de informações lugar de amizade Busca de popularidade Cyberbullying Revanche pornô

Pesquisa Juventude Conectada Jovens entre 16 e 24 anos 2014

Conectividade Estar conectado = ser poderoso/ter poder Conectividade gera afetividade e estritamento de relações interpessoais, mas tb a volatilidade dos relacionamentos

Internet para eles: acentua o fascínio por outras culturas (músicas, filmes, games, etc Expressão pessoal: uma preocupação constante Elemento de mobilização social (influência de amigos) Vício, compulsão. Altera o tempo de sono e descanso Facilitadora da prática de bullying

Pesquisa O Sonho brasileiro Agência Box 18 24 2012

Geração global

76% acreditam que o Brasil está mudando para melhor 86% tem orgulho de ser brasileiro

Pensam coletivamente Hiperconexão: desejos individuais reverberam pela rede e encontram parceiros para a ação coletiva 50% dos jovens se sentem + ligados à questões coletivas que individualistas Novo coletivo: sentimento generalizado, maneira de agir no mundo Acreditam em microrrevoluções cotidianas que impactam positivamente a vida da cidade: ação direta

Jovens: catalizadores de mudanças nas sociedades Sonham e realizam

8% por jovens brasileiros atuam dessa forma em suas comunidades, conectando pessoas e instituições

São 2.000.000 de jovens que atuam de forma silenciosa e coletiva

Aprender com eles Estabelecer trocas Escutá-los Compreende-los

PPT disponível em: https://pucsp.academia.edu/RitaAlvesO Ogrigada!