CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Módulo 5 apostila 1. CICLO DO CARBONO Fotossíntese Respiração Combustão Decomposição liberação de carbono fixação do carbono.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
O que é uma composteira?.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
A alimentação das plantas.
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Aulas Multimídias – Santa Cecília
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Professor: Guilherme Vieira
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Formação e uso do solo.
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Ciências Naturais – 5.o ano
Diversidade na Biosfera
recursos não energéticos
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Ecologia Isadora Gondim. Ecologia Isadora Gondim.
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Professor: Guilherme Vieira
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
A VIDA NO SOLO Página 111.
Energia eólica.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Transformações do Fósforo e do Enxofre no Solo
Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Energia.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
O ar.
Conceitos básicos da ecologia
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Energia celular.
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Ecologia.
Cinética de processos fermentativos
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Ciclo do Carbono e a Intensificação do Efeito Estufa
SERES VIVOS.
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
ENERGIA ¹.
Ciências Naturais – 8.º ano
Composição do Solo.
recursos não energéticos
Transcrição da apresentação:

ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.

EMENTA DA MATÉRIA CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; PROPRIEDADES FISICAS E QUÍMICAS DE SOLOS; SOLOS; ANÁLISE DO SOLO FERTILIDADE DO SOLO; ADUBOS E ADUBAÇÕES; NUTRIENTES DO SOLO; CLASSES DE USO DOS SOLOS E SISTEMAS DE CULTIVOS; CONSERVAÇÃO DO SOLO; EROSÃO.

SOLO Os solos são um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas para fins econômicos, tendo uma notável importância nas práticas agropecuárias e na geração de alimentos para a sociedade.

Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso significa que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas.

O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese

DECONPOSIÇÃO DA ROCHA MÃE A decomposição da rocha mãe foi possível pelo resultado do Intemperismo físico, químico e biólogo.

INTEMPERISMO FISICO No Intemperismo físico temos vários argentes que realiza o processo de decomposição da rocha mãe, são considerados argentes do Intemperismo físico a temperatura; pressão do ar; água e o vento.

INTEMPERISMO QUIMICO É caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas, essas diferenças são possíveis pois com o processo físico gerado sobre a rocha através das chuva, vento, temperatura e pressão atmosférica, quimicamente temos uma redução, oxidação e lixiviação da rocha mãe.

INTEMPERISMO BIOLOGICO É o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos.

CONSTITUIÇÃO DO SOLO Constituídos de três fases: Sólida – matéria orgânica e minerais Líquida – solução do solo; Gasosa – ar.

A matéria Orgânica se origina no solo através da decomposição de matérias vegetais e animais, ou seja a decomposição de todos os seres vivos que na superfície se encontra, ex: folhas; raízes e animais mortos.

São todos os minerais que constitui o solo, esses minerais são essenciais para o desenvolvimento de plantas, sejam elas de cultivo ou nativa.

A solução liquida do solo é representada pela água que nele se encontra. Essa água é presente no estado liquido e tem a função de dissolução dos nutrientes presentes no solo. A água no solo pode ser livre ou ligada

ÁGUA LIVRE ÁGUA LIGADA É a água presente no solo que tem a função de solubilizar os nutrientes, essa água é absorvida pela planta juntamente com os nutrientes necessários para planta completar seu ciclo É uma água retida no solo, a planta não absorve, ele irar evaporar para atmosfera terrestre e voltará novamente para o solos em forma de chuva

É todos os gases presentes no solo, como na atmosfera o solo é composto de três tipos de gases: são eles Oxigênio (O²); Dióxido de Carbono (Co²) e o Nitrogênio (N²).

OXIGÊNIO NO SOLO Na faze gasosa O² ocupa 19% dos gases no solo, ele é responsável pela respiração celular das plantas.

DIÓXIDO DE CARBONO NO SOLO É formado pela decomposição da matéria orgânica e respiração das raízes. Ele está presente em 0,9% no solo. É responsável pela acidificação do solo. Como na atmosfera ele é originado pela respiração de oxigênio, respiramos O² e liberamos Co².

NITROGENIO NO SOLO É responsável pela fixação biológica de nitrogênio (FBN), processo realizados por alguns microorganismos presente no solo que extrai o N² do solo para transportar o mesmo para as raízes das plantas, com isso teremos um melhor desenvolvimento da planta em tamanho radicular; crescimento; grossura do caule; tamanho de folha e frutos.

No solo o N² é representado por 79% da fase gasosa, ou seja é o mais presente.

5% do solo é matéria orgânica. A matéria orgânica é fonte de Nitrogênio N² e Carbono C². A matéria orgânica é decomposta pelo MICROBIOTAS e MICROFAUNAS. MICROBIOTAS: São os fungos, bactérias e leveduras. MICROFAUNAS: São todos os vivos presente no solo da fauna, como NEMATOIDES, MINHOCAS, BESOUROS, FORMIGAS, LARVAS E INSETOS.

O resultado da decomposição da matéria orgânica no solo dá-se o nome de Húmus. Geralmente a matéria orgânica fica na superfície do solo, é um terra de coloração escura muito fértil. Quanto maior for o húmus na terra melhor será o crescimento da planta.

BENEFÍCIOS DE UMA TERRA RICA EM HÚMUS Melhora a aeração do solo; Enriquece o solo com micro-organismos; Melhora a capacidade de retenção de água; Contribui para o equilibrar o pH reduzindo a acidez do solo; Melhora a reciclagem de nutrientes.

BENEFÍCIOS PARA PLANTA EM UMA TERRA RICA EM HÚMUS Melhora a germinação, o crescimento das plantas e produtividade da cultura; Melhora o crescimento e estrutura das raizes; Fornece nutrientes essenciais para as plantas e ajuda na supressão de doenças;