Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Serviços do INPI destinados às PME”
Advertisements

MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 7 NOVEMBRO MISSÃO Estudar e promover o espírito empreendedor a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável Intervir.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
Apresentação do Projeto
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE
Rio de Janeiro – outubro/2005
SISTEMAS INTERNACIONAIS PARA A PROTECÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal

L. Teixeira & Melo Lda Reforma da formação profissional, financiamento à formação – POPH Investigação, Desenvolvimento e Inovação – Práticas e Incentivos.
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
Objecto, Atribuições e Competências do IPI
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Por um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector Automóvel em Portugal: Da Produção à Concepção e Design Workshop “Uma Agenda Nacional de Ensino e Investigação.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Nuno Silva. Universidade – Empresa Transferência de Tecnologia Regulação Porquê? O quê? Quem? Quando? Como? Questões, questões, questões... Estrutura.
dos Objectivos à Concretização
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
11 de Novembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
12 de Fevereiro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
04 de Dezembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
30 de Outubro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
1 Leonor Trindade Presidente do Conselho Directivo Ayamonte | 29 de Novembro de 2010 Valorização Económica dos Direitos Intangíveis.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Transcrição da apresentação:

Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual na promoção da inovação através da Rede GAPI” Organizado pela OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual Em Colaboração com o Instituto de Propriedade Intelectual de Moçambique Maputo, Agosto 21 e 22, 2006

Estrutura da Apresentação 1. A Utilização da PI em Portugal 2. A Rede GAPI – Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial 3. Principais Resultados da Rede GAPI

Fraca propensão para a Inovação e para o uso da P I 1. A Utilização da PI em Portugal Fraca propensão para a Inovação e para o uso da P I Portugal não tem investido adequadamente em I&D Fonte: Innovation Scoreboard, 2004 Por isso, Portugal e as suas empresas não produzem Patentes de Invenção… … e não Inovam suficientemente!

Crescimento médio anual dos gastos em I & D - sector privado 1. A Utilização da PI em Portugal Crescimento médio anual dos gastos em I & D - sector privado Fonte: OCES

1. A Utilização da PI em Portugal Ponto de situação a PI O registo de marcas e outros sinais distintivos tem vido a ser crescente Fonte: Dados do INPI

Evolução dos Pedidos de Patente de Requerentes 1. A Utilização da PI em Portugal Ponto de situação a PI Relativamente aos direitos de incidência tecnológica continuamos a níveis preocupantes… Evolução dos Pedidos de Patente de Requerentes Nacionais Fontes: INPI, IEP, OMPI

1. A Utilização da PI em Portugal Causas… insuficiente investimento das empresas em I&D – incapacidade de identificar problemas técnicos – falta de dimensão empresarial inadequada orientação do investimento público em I&D – não orientada para resolver problemas técnicas das empresas fraco recurso pelas empresas ás instituições do Sistema Científico e Tecnológico não se utilizando o efeito de rede para criação de massa crítica falta de cultura de protecção quer nas empresas quer nas universidades

1. A Utilização da PI em Portugal Conclusões Necessidade de acção A promoção da inovação foi assumida ao mais alto nível político - Duplicar o investimento público em I&D (atingir 1% PIB) - Triplicar esforço privado em I&D - Triplicar o número de patentes registadas Definidas estratégias de acção - Plano Tecnológico - Programas de apoios articulados 3. Forte envolvimento da Propriedade Industrial - GAPI - Criação de uma rede de apoio à divulgação da PI - SIUPI - Sistema de Incentivos para a utilização da PI - Pré-Diagnósticos de PI para as PME - Disponibilização gratuita on-line das bases de dados de todos os DPI

GAPI 2. A rede GAPI O que são? Pequenas unidades operacionais autónomas, sedeadas em Associações Empresariais, Instituições Universitárias ou Instituições de Interface Tecnológico e Associações Empresariais: 2 técnicos c/ formação superior (Engenharia, Direito, Design, etc.) formação e informação de base sobre PI equipamento informático – hardware e software espaço próprio e devidamente assinalado na entidade hospedeira

2. A rede GAPI Parceiros envolvidos

Actividades Desenvolvidas pelos GAPI 2. A rede GAPI Actividades Desenvolvidas pelos GAPI a realização de acções de sensibilização e difusão da Propriedade Industrial o atendimento e esclarecimento ao público apoio à avaliação, valorização e comercialização dos DPI identificar / diagnosticar processos de inovação passíveis de protecção pelas diversas modalidade de PI o apoio na instrução de processos (designadamente no preenchimento de formulários) o apoio em pesquisas de Propriedade Industrial o apoio jurídico (designadamente no que respeita a contratos de confidencialidade, acordos de consórcio e regulamentos de PI)

2. A rede GAPI Os GAPI’s na interacção com os Sistemas de C&T e PI AOPI INPI-PT Inventores e Empresas IISCT C&T SPI Protecção Invencões Sistema de Inovação

3. Principais resultados Ao Nível do Impacto da Rede no Sistema de Inovação Ligação aos principais actores do SPI - 11 protocolos celebrados com AOPI 75% dos GAPI têm contactos muito frequentes com entidades do Sistema de Inovação, 9 dos quais com protocolos assinados Descentralização e “adaptação” do conhecimento sobre PI junto dos centros produtores de inovação Estabelecimento de regulamentos internos de PI nas universidades – 6 aprovados e 5 em preparação Internacionalização da Rede Integração em organismos e redes internacionais: PATLIB; PROTON; IASP; AUTM … Futura expansão da Rede …

3. Principais resultados Desde o início da sua actividade, em 2001, até Dezembro de 2005, destacam-se os seguintes resultados: Mais de 15.000 Pedidos de informação / contactos registados ao nível do atendimento Cerca de 2.500 Pedidos de Registo em que terá havido intervenção dos GAPI, em algum momento do processo 281 Acções de sensibilização a que assistiram cerca de 11.500 participantes

3. Principais resultados O efeito GAPI Fonte: INPI

servir a inovação com qualidade Os nossos contactos: MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO servir a inovação com qualidade Os meus contactos: Marco Dinis Chefe do Departamento de Promoção da Inovação Telefone: 21 881 82 03 Fax: 21 887 85 08 e-mail: marco.dinis@inpi.pt Os nossos contactos: Telefone: 21 881 81 00 fax: 21 886 98 59 e-mail: atm@inpi.pt Site: www.inpi.pt endereço: Campo das Cebolas 1149-035 Lisboa