ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ARIDO
Textura e Estrutura do Solo
Francisco Sergio Bernardes Ladeira
Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);
Permeabilidade dos Solos
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Introdução às propriedades físicas do solo
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Profº Fabiano de Sousa Disciplina: Irrigação
Conceito de solo : Ponto de vista agrícola
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
Propriedades Físicas dos Solos
Luciane Costa de Oliveira
Noções de morfologia do solo
Caracterização de Agregados Universidade Federal do Pará – UFP A Instituto de Tecnologia – ITEC Faculdade de Engenharia Civil – FEC Disciplina: Ensaios.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
INFILTRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.
DISCENTE: JOSUÉ JÚNIOR FOGAÇA. Produção de alimentos X Utilização de herbicidas.
Aplicação de Defensivos Agrícolas. Introdução Fatores que afetam a utilização Clima Solo Hospedeiro Patógeno Princípio ativo Veículo Operador Máquina.
Mini Curso Palestrante: Marcio Varela Contato:
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 4 – Infiltração e movimento da água no solo Parte 1 ANO 2017 Laura De Simone Borma Camilo Daleles Rennó.
Limite de plasticidade e de liquidez
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
RELAÇÕES SOLO-ÁGUA-PLANTA-ATMOSFERA
Índices Físicos dos Solos
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Estudando para o Enem de forma invertida
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Potássio no solo.
Ciências Naturais – 5.o ano
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
III- Análise da estrutura da cobertura dos solos
Professor: Guilherme Vieira
A VIDA NO SOLO Página 111.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
¹Filiação dos autores / Umuarama, PR.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
MECÂNICA DOS SOLOS Capítulo 1 – Origem dos Solos Prof. Dr. João Paulo Souza Silva.
COMPACTAÇÃO DE SOLOS INTRODUÇÃO Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através de esforços externos.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Proposta de unidade de observação
Capítulo 2: Origem e Formação
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidos em séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,
Limites de Consistência dos Solos Profª Teresa Raquel Lima Farias INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
UNIVERSIDADE CEUMA © 2018: Profª Msc Danielle Viveiros MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
e suas características
Proteção de nascentes e águas subterrâneas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
PERFIL DO SOLO.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Composição do Solo.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Cultivo sem solo.
Transcrição da apresentação:

ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO

NESTA AULA IREMOS FALAR DAS PROPRIEDADES FISICAS E QUÍMICAS DO SOLO. AULA II

É CONSTITUIDO POR PARTICULAS SÓLIDAS DE ORIGEM MINERAL E ORGÂNICA, ALEM DE ÁGUA E AR. SOLO

SOLO FISICAMENTE IDEAL UM SOLO FISICAMENTE IDEAL PARA O USO AGRICOLA TEM QUE APRESENTAR OS SEGUINTES ASPECTOS: BOA RETENÇÃO DE ÁGUA, BOM AREJAMENTO, POUCA RESISTENCIA AO CRESCIMENTO RADICULAR, BOA CAPACIDADE DE DISSIPAR O CALOR, BOA DRENAGEM E ESTABILIDADE DOS AGREGADOS.

DIVISÃO DAS PROPRIEDADES FISICAS AS PROPRIEDADES FISICAS DO SOLO SÃO DIVIDIDAS EM QUATRO PARTES, SÃO ELAS: TEXTURA: RESPONSAVEL PELA DISTRIBUIÇÃO DO TAMANHO DAS PARTICULAS SÓLIDAS; ESTRUTURA:RESPONSAVEL PELO ARRANJO ESPACIAL DAS PARTICULAS DO SOLO; POROSIDADE: RELACIONA A MASSA DO SOLO COM O VOLUME OCUPADO PELO MESMO; DENSIDADE: MASSA DE SOLO SECO POR UMIDADE DE VOLUME.

TEXTURA É a proporção relativa das partículas sólidas na massa do solo, ou seja, é a proporção relativa entre areia, silte e argila em um material de solo.

PARTICULAS DO SOLO CONSEGUIMOS IDENTIFICAR A TEXTURA DO SOLO PELO TAMANHO DE SUAS PARTICULAS: AREIA GROSSA- 0,2-2mm; AREIA FINA-0,2-0,05mm; SILTE- 0,05mm-0,002mm; ARGILA- <0,002mm.

AVALIAÇÃO DA TEXTURA SOLOS ARENOSO APRESENTA UMA SENSAÇÃO ASPERA, ELE POSSUI UMA TEXTURA LEVE E GRANULOSA. TEM UMA FACILIDADE PARA LIXIVIAR OS NUTRIENTES PRESENTES NO SOLO. SOLOS SILTOSO: E UM SOLO MAIS MACIO, POSSUI COLORAÇÃO CLARA, TEM AS PARTICULAS MENORES COMPARADOS AO SOLO ARENOS.

SOLOS ARGILOSO: É UM SOLO MAIS MACIO COM UMA PLASTICIDADE MAIOR, AO CONTATO COM A ÁGUA SE TORMA MUITO PEGAJOSO, RETEM BASTANTE ÁGUA, TEM GRANDES QUANTIDADES DE NUTRIENTES E POUCA ACIDEZ, GERALMENTE SÃO SOLOS DE COLORAÇÕES MAIS ESCURAS.

CLASSES TEXTURAIS PARA IDENTIFICARMOS A TEXTURA DO SOLOS, TEMOS VARIAS CLASSES TEXTURAIS, NUNCA UM SOLO SERÁ 100% ARENOSO, SILTOSO OU ARGILOSO, EM SUA TEXTURA TEMOS PEQUENAS PORCENTAGENS DE CADA UM DELES, ASSIM FORMANDO SUAS CLASSES TEXTURAIS.

a) MUITO ARGILOSO; b) ARGILO; c) ARGILA ARENOSA: d) FRANCO ARGILOSO ARENOSO ; e) FRANCO ARENOSO f) AREIA FRANCA; g) AREIA; h) FRANCO ARGILOSO: i) FRANCO; j) FRANCO SILTOSO; k) SILTE; m) FRANCO ARGILOSO SILTOSO; n) ARGILA SILTOS. CLASSES TEXTURAIS

PARA MELHOR ENTENDIMENTO E IDENTIFICAÇÃO DA CLASSE TEXTURAL DOS SOLOS, FOI CRIADO UM TRIANGULO TEXTURAL, ONDE PODEMOS SELECIONAR AS PORCENTAGENS DE CADA TEXTURA, ASSIM OBTENDO A CLASSE TEXTURAL CORRESPONDENTE AO NOSSO SOLO.

EXTRUTURA DO SOLO É O PROCESSO DE AGRUPAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS PARTICULAS DO SOLO, ESSAS PARTICULAS FICAM DISTRIBUIDAS NO SOLO EM FORMA SOLIDA. ESSAS FORMA PODEM SER DIVIDIDAS EM: GRANULAR, LAMINAR, PRISMATICA E BLOCOS.

GRANULAR É UMA ESTRUTURA ARRENDONDADA FORMADA NA SUPERFICIE DO SOLO, SOB INFLUENCIA DA MATERIA ORGANICA.

LAMINAR É UMA ESTRUTURA DE FORMATO LAMINAR FORMADOS PELA INFLUÊNCIA DO MATERIAL DE ORIGEM.

PRISMATICA OU COLUNAR É UMA ESTRUTURA FORMADA EM AMBIENTES MAL DRENADOS E É FORMADO NA PARTE SUPERFICIAL DO SOLO COM UMA PEQUENA INFLUENCIA DA MATERIA ORGANICA.

BLOCOS É UMA ESTRUTURA DE CUBOS E FORMADAS EM AMBIENTES MODERADAMENTES BEM DRENADOS E EM TERRAS ARGILOSAS.

POROSIDADE DO SOLO Porosidade consiste na grandeza física dada pelo volume do espaço poroso, construído pelo arranjo dos componentes da parte sólida do solo e que, em condições naturais, é ocupada por água e ar, ou seja é o espaço do solo que não e ocupado pela parte solida.

DIVISÃO DA POROSIDADE NO SOLO A porosidade no solo se dividem em duas: MACROPOROS – Não retém água, tem maior aeração, são característicos de solos arenosos; MICROPOROS – Retém mais água pois a água tem uma alta capacidade de coesão ao solo argiloso, o microporos estimula o crescimento de pelos no sistema radicular da planta, alem de difusão de nutrientes, porem ele tem baixa aeração.

Importância da Porosidade A porosidade está diretamente relacionada à textura e estrutura dos solos (capacidade de drenagem interna e retenção de água de um perfil, condições de aeração, etc.).

Solos mais arenosos: menor capacidade de retenção de água; Solos mais argilosos: maior microporosidade, ou seja, com maior capacidade de adsorção de grandes quantidades de água (água capilar);

ESTRUTURA DEGRADADA Solo de lavoura com estrutura degradada – deficiente em porosidade, com baixa permeabilidade ao ar, água e raízes:

ESTRUTURA EM RECUPERAÇÃO Solo de lavoura com estrutura em recuperação da porosidade, da permeabilidade ao ar e retenção de água:

ESTRUTURA PRESERVADA Solo de mata com estrutura preservada – poroso e permeável ao ar, água e raízes:

DENSIDADE SO SOLO É expressa pela relação entre as quantidades de massa do solo pela umidade e volume do mesmo. Entender a densidade do solo é de extrema importância pois é através dela que conseguimos identificar se temos um solo compactado. Solo compactado tem diversos impedimentos e danos há lavoura, ex: baixa permeabilidade de água, impedimento do sistema radicular da planta entre outros.

DENSIDADE A densidade varia em relações as texturas dos solos: SOLOS ARENOSO: densidade variam de 1,2 a 1,9g/cm³; SOLOS ARGILOSOS: densidade variam de 0,9 a 1,7g/cm³; A densidade do solo tem que ser mais presente depois dos primeiros 20 cm, se a densidade for nos primeiros 10 cm, estamos com um solo compactado.

RESUMO DA AULA