Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Básica da Quinta da Lomba Disciplina de Português Apresentação do poema “Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARIA DE ARRUDA MÜLLER nascida em Cuiabá-MT, 09/12/1898
Advertisements

O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
O texto poético.
Autopsicografia, Fernando Pessoa
António Torrado 1.
Sophia de Mello breyner Andresen.
O texto literário: O texto poético
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
O Sentimento dum Ocidental (Ave Maria)
Rómulo de Carvalho (António Gedeão)
Parnasianismo No Brasil.
Cidades Inventadas Ferreira Gullar Aos trancos e barrancos
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Eu sou um poeta.
Eu sou poeta.
Guião sobre a ida à biblioteca!
Fernando Pessoa.
DIZ-ME, ANTÓNIO.
A pequena balada do soldado aliado
Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva.
“OS NOSSOS TRISTES ASSUNTOS”
Agrupamento de Escolas
Escola Estadual São Francisco Campo Grande, 04 de Junho de 2014 Professora: Maria Aparecida S. Ferreira Disciplina: Matemática Ano: 9º Turma:A Turno: Matutino.
 Nome completo: Matilde Rosa Lopes de Araújo  Data e local de nascimento: 20 de junho de 1921 em Lisboa  Data e local de morte: 6 de julho de
MATILDE ROSA ARAÚJO BIOGRAFIA. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Lopes de Araújo Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 Morreu em Lisboa em 6 de julho.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Descontruindo “as Amélias”: as mulheres e a educação, a complexa problemática do gênero. Grupo: Ana Paula, Cledinéia, Eveline, Mónica e Vanessa. Disciplina:
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
MARIANA TAVARES; 8º.A; Nº.16 JORGE DE SENA. BIBLIOGRAFIA Em setembro de 1937 ingressa na Escola Naval como primeiro cadete do “Curso do Condestável”,
4.1 – Escritores Locais 1 / 3 Título Nome do Autor Fonte Meio Data
Síntese da unidade 4.
Endechas a Bárbara.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA- LICENCIATURA; COMPONENTE.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955
Camões: poeta quinhentista português e universal
Texto Lírico – Poesia.
1.2 – Atividades 1 / 4 Voltar ao Índice Título Fonte Meio Data
Código estabelecimento
Descalça vai para a fonte
Hardware Processador ou CPU Correio Electrónico
O Texto PoÉtICO.
SAGRAÇÃO Nei Leandro de Castro INÊS VIEIRA Automático.
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
Expressões, 12.º ano Motivos temáticos e marcas formais e estilísticas da poesia de Fernando Pessoa ortónimo Motivos temáticos: ▪ A dor de pensar: . tensões:
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
A INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA: MAIS QUE UMA IDENTIDADE REGIONAL
Fernando Pessoa “ SOPRA DE MAIS O VENTO” Paola Muller N° 21 Turma: 12° D.
A epopeia Os Lusíadas.
ESCOLA DR. MARTINHOS MARQUES
Trabalho de Literatura
MEU POEMA MINHA VIDA POEMA DE ROSA RIGHETTO Clicar para mudar slide.
Mural de Arm Collective, Lisboa
Classificação das estrofes
Agrupamento de Escolas
Gêneros Lírico ou Poético
Eça de Queirós ( ).
Camilo Mortágua PERCURSOS
Código estabelecimento
A Expansão Marítima e Comercial europeia
Código estabelecimento
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Básica da Quinta da Lomba Disciplina de Português Apresentação do poema “Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira Trabalho realizado por: Carolina Ferreira nº3 Inês Pereira nº8 7ºA

Autor Biografia David Mourão Ferreira

Biografia David de Jesus Mourão-Ferreira viveu entre 24 de Fevereiro de 1927 e 16 de Junho de 1996 foi um escritor e poeta lisboeta licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1951, onde mais tarde em 1957 foi professor. Destacou-se como um dos grandes poetas contemporâneos do Século XX. Foi autor de alguns programas de televisão de que se destacam "Imagens da Poesia Europeia", para a RTP. Trabalhou para vários periódicos e foi um dos fundadores da revista Távola Redonda. Entre 1963 e 1973 foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Autores. No pós-25 de Abril, foi director do jornal A Capital e director-adjunto do O Dia. No governo, desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Cultura (de 1976 a 1978, e em 1979). Foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada. Recebeu o Prémio de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada. Algumas obras: In Memoriam Memoriae ; Do Tempo ao Coração ; Gaivotas em Terra ; Os Amantes; Um Amor Feliz; Duas Histórias de Lisboa

Poema Maria Lisboa É varina, usa chinela, tem movimentos de gata. Na canastra, a caravela; no coração, a fragata. Em vez de corvos, no xaile gaivotas vêm pousar. Quando o vento a leva ao baile, baila no baile co’o mar. É de conchas o vestido; tem algas na cabeleira; e nas veias o latido do motor de uma traineira. Vende sonho e maresia, tempestades apregoa. Seu nome próprio, Maria. Seu apelido Lisboa. Mariza - Maria Lisboa.mp4

Análise Formal O poema é constituído por quatro quadras, tendo no total dezasseis versos. O esquema rimático é: abab/cdcd/efef/ghgh, apresentado rima cruzada em todas as estrofes. Na primeira quadra a rima é pobre e soante. A maioria dos versos tem sete sílabas métricas- versos heptassílabos Tem/ mo/vi/men/to/ de/ ga/ta

Análise Temática Assunto O sujeito poético faz uma descrição física e psicológica de uma personagem feminina que é a cidade de Lisboa, apelidada de Maria Lisboa. Resumo Maria lisboa é uma varina, usa chinela, tem uma canastra, um xaile onde as gaivotas vêm pousar; usa um vestido de conchas e os cabelos são algas. Psicologicamente, é sedutora (“movimentos de gata ”), e nas veias corre-lhe o sangue marítimo. É sonhadora e apaixonada pelo mar. Recursos expressivos: Anáfora- vv 1 e 9, “ É varina(…)” / “É de conchas(…)”; vv 15 e 16 “Seu nome próprio, Maria./Seu apelido Lisboa.” Metáfora- V 9 “É de conchas o vestido” Pleonasmo ( redundância ) - v 8 “baila no baile co’o mar.” Aliteração- vv 3 e 4 “Na canastra, a caravela;/no coração, a fragata.”

FIM