Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Advertisements

Equipamentos de Protecção Individual
Equipamento de Proteção Respiratória
Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho
APARELHOS RESPIRATÓRIOS.
Equipamento de Proteção Respiratória
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Geradores de Vapor Caldeiras
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Sejam bem vindos! MÓDULO 2 - Escavação, Fundação e Desmonte de Rochas CAMPANHA EDUCACIONAL DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
EPI Os equipamentos de proteção ao trabalhador exposto diretamente a riscos não controlados são chamados de EPI’s. Equipamentos de uso estritamente pessoal.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Ir p/ primeira página COMBATE A INCÊNDIOS S Ir p/ primeira página Introdução n Os incêndios, em seu princípio são muito fáceis de controlar. n Quanto.
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
TB 100%.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Segurança contra incêndios em casa
ELETRICISTA.
Normas regulamentadoras.
Índices Físicos dos Solos
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Seleção de materiais aula 2
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
Biossegurança na Enfermagem
Atividade Desenvolver a estrutura de instrumentação e controle para uma unidade de filtração, considerando-se: Uso de filtro de pressão; Uma unidade;
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Instalação Hidrossanitária
Formações Falécio Lda..
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Testes de Hipóteses (cont.).
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Ambientes Confinados Profº Irineu Golin
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA VENDAS
Comunicação ao Público |SEVESO
Verificação das instalações eléctricas
Ergonomia - E.P.I
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
_________ __________ Prof. Cleverson chacal.
NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NBR DA ABNT
Gestão da Logística de Distribuição
NR 18.
Regras de laboratório - EPIs
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
Definição CONTAMINANTE – Substância indesejável, sólida ou gasosa, contida no ar. Definição CONTAMINANTE – Substância indesejável, sólida ou gasosa, contida.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA AUTÔNOMO - EPR Donato– CAP BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
Atividade: Elaboração de um plano para implementação de Boas Práticas
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
Restauração da Rodovia DF 262 que liga a terra do nunca de Bossonario e a Ministra da loucura Damares dada. Vigência: Que Deus nos projeta! NR18.
BEM VINDOS! Treinamentos TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
Transcrição da apresentação:

Procedimentos de Segurança

Objetivos específicos Após a conclusão da sessão, os formandos devem: Descrever o vestuário e equipamento de proteção individual; Calcular as autonomias efetiva e de trabalho dos aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto (ARICA); Utilizar corretamente o vestuário e equipamento de proteção individual.

Proteção individual do bombeiro A proteção individual do bombeiro consiste na: Proteção da cabeça; Proteção ocular; Proteção respiratória; Proteção do tronco; Proteção das extremidades dos membros superiores e inferiores (luvas e botas).

Proteção respiratória O meio de proteção respiratória mais adequado para a atividade dos bombeiros é o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto, cuja abreviatura é ARICA. A função do ARICA é de proteger as vias respiratórias do seu utilizador: Em atmosferas poluídas por partículas, gases, vapores; Em atmosferas com uma taxa de oxigénio insuficiente.

Alarme pessoal de segurança É um pequeno aparelho que se prende ao arnês do ARICA ou ao cinturão; A atuação do alarme sonoro pode ser desencadeada de duas formas: Alarme automático - 30 segundos imóvel; Alarme manual - pressionando um botão.

Inscrições no ARICA Garrafas de aço: marcação com punção no topo das garrafas; Materiais compósitos: tira que circunda a garrafa. Air Cap. 6 lt Work 300 bar Test 450 bar lab276 Tara 4kg 98.4

Volume de ar respirável Multiplicando a capacidade da(s) garrafa(s) (litros de água) pela pressão indicada no manómetro, obtém-se o volume de ar respirável. Exemplos: 6 lts x 200 bar = 1200 lts (volume de ar) 2 x 4 lts x 200 bar = 1600 lts (volume de ar) 6 lts x 300 bar = 1800 lts (volume de ar)

Fatores condicionantes da autonomia respiratória A autonomia respiratória depende da reserva de ar e de fatores condicionantes, tais como: O grau de atividade física (trabalho); As condições físicas do utilizador; As condições emocionais, tais como, medo ou excitação; O grau de treino do utilizador.

Autonomia efetiva e autonomia de trabalho Quando se fala em autonomia, deve-se considerar: Autonomia efetiva: É o período de tempo em minutos, da capacidade de ar contido na garrafa; Autonomia de trabalho: É o período de tempo em minutos para trabalho, não incluindo a reserva de ar, que é de cerca de 10 minutos.

Autonomia efetiva Determina-se a autonomia efetiva da seguinte forma: Capacidade da garrafa em litros X Pressão indicada no manómetro 40 lts/minuto Exemplo: (6 lts x 200bar)/40 lts/min = 30 min de autonomia efetiva

Autonomia de trabalho Determina-se a autonomia de trabalho da seguinte forma: Tempo de autonomia efetiva – 10 min Exemplo: 30 min de autonomia efetiva – 10 min = 20 min de autonomia de trabalho

Importante regra a ter em conta Nunca utilizar um aparelho em que as garrafas contenham menos de 80% de ar da sua carga total, isto é: Menos de 240 bar para as garrafas de 300 bar; Menos de 160 bar para as garrafas de 200 bar

Fases da marcha geral das operações Reconhecimento; Salvamentos; Estabelecimento dos meios de ação; Ataque e proteção; Rescaldo; Vigilância.

Estratégias de extinção Nos incêndios urbanos e industriais empregam-se duas estratégias: Ofensiva o ataque é feito no interior do edifício, a partir da parte que não está a arder tem por finalidade circunscrever e dominar o incêndio. É apoiada pelas manobras de: Ventilação; Abastecimento de água; Montagem de acessos (escadas); Abertura de acessos.