Rui Lança 10 Dezembro 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Projecto: “Espaço – Outra Visão”
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Federação Portuguesa de Atletismo
Relação professor/aluno
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Trabalhador do Conhecimento
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Reflexão do Professor.
Uma apresentação para.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Aprendizagem Significativa
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Desenvolvimento Curricular
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Estratégias de eLeraning que funcionam Robert N. Bilyk.
Construindo o futuro do seu filho!
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Solte sua energia: escolha sua profissão
ESTUDO DO MEIO.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Treinamento de GCM.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Psicologia no desporto
Mentoring Coaching.
O computador como Meio e como Fim...
Tendências atuais do ECLE
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Rui Lança 10 Dezembro 2007

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» Para se ter uma ideia, o Reino Unido investiu no primeiro mandato de presidência do Primeiro-Ministro Tony Blair a verba de 23 milhões de libras em projectos de voluntariado só através do desporto. Demonstra bem a importância depositada no fenómeno do voluntariado e da actividade desportiva em incrementar valores e técnicas para o futuro. Independentemente do valor em questão, deveremos seguir o mesmo exemplo, agir antes de termos de reagir

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» Embora no nosso país não exista a consciencialização que o voluntariado também exige um investimento financeiro e humano (formação, dedicação e disponibilidade), o mais grave é que não se tem uma ideia aproximada que quando comparado com os efeitos positivos proporcionados, a sua relação de investimento vs retorno dá-nos resultados bastante positivos.

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» Destaco os efeitos benéficos do voluntariado em três distintos factores: 1. O voluntário, que recebe formação directa numa área específica da sociedade, e que de forma indirecta, recebe formação em áreas como a responsabilização, a organização, a liderança, a criatividade, a socialização, valores necessários à convivência de todos os cidadãos no mesmo espaço, estando a contribuir simultaneamente para uma melhor sociedade e para uma melhor preparação para a entrada no mercado de trabalho ou no desenvolvimento de projectos pessoais

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» 2. O próprio evento ou a actividade, possui recursos humanos motivados que estão ligados ao projecto por iniciativa própria e sedentos de aprendizagem em diversos campos 3. Possíveis organizações ou movimentos associativos que dinamizarão actividades desta natureza, tornando o movimento semelhante a uma rede que irá crescer e abranger um número crescente de jovens e outros potenciais interessados

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» 2. O próprio evento ou a actividade, possui recursos humanos motivados que estão ligados ao projecto por iniciativa própria e sedentos de aprendizagem em diversos campos 3. Possíveis organizações ou movimentos associativos que dinamizarão actividades desta natureza, tornando o movimento semelhante a uma rede que irá crescer e abranger um número crescente de jovens e outros potenciais interessados

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» O voluntariado representa um baixo investimento mas produz um enorme efeito. Voluntariado representa cidadãos activos.

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» ISA

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» Who? What? Where? When? Why? Which? How? How much?

«Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos» Projectos de formação (em qualquer área) Voluntariado Empreendorismo Igualdade Associativismo Cidadania Etc….

O FUTURO DO SUCESSO De Robert B. Reich Alargar Horizontes!! É pouco provável que uma educação que acentue determinadas competências analíticas, seja a melhor preparação para o trabalho do futuro. O verdadeiro valor a acrescentar à economia do futuro advém da criatividade. A procura de trabalhadores criativos continuará a aumentar porque eles são os mestres da inovação e esta está no cerne da economia. Infelizmente, a maioria dos estabelecimentos de ensino ainda estão organizados segundo o velho modelo industrial em que as crianças e os jovens são tratados como peças de automóveis que se deslocam numa linha de montagem e os professores tentam martelar, torcer e moldar à sua passagem. O FUTURO DO SUCESSO De Robert B. Reich

Quem aprende não é um recipiente vazio! Criar valores? Quem aprende não é um recipiente vazio! Quem forma precisa entender que tem de ter uma visão optimista acerca das capacidades daqueles que ensina. Acreditar no seu potencial e proporcionar-lhes os meios que requerem para se desenvolverem e progredirem. Quanto mais atractivos, lúdicos e divertidos forem os conteúdos do ensino, mais fácil será a sua interiorização e, naturalmente, a sua aprendizagem. Manfred Spizer, A aprendizagem e as neurociências Diz-me e eu esquecerei, Mostra-me e talvez me lembre, Envolve e eu compreenderei. - Confucius

Como colocar em prática? Facilitação! Mas…o que é isso? De um modo sintético a facilitação enquanto processo é uma actividade com uma grande diversidade e contribui de diversas formas para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Como? A facilitação diferencia-se dos outros métodos por dar enfoque ao processo em detrimento do resultado propriamente dito, pese embora se atinja normalmente os mesmos ou ainda melhores resultados. É um meio que relaciona as três áreas de aprendizagem: cognitiva, emocional e comportamental!

Como colocar em prática? E nós? - Comunicador - Paciente - Construtivo - Criativo - Positivo - Tolerante - Motivado - Dinâmico - Responsável

Como colocar em prática? E nós? - Instructor - Ajuda a atingir o seu objectivo - Ajuda (sem influenciar directamente) a descobrir - Dá e cria as condições para serem geradas ideias - Lidera o processo para serem tomadas decisões - Controla o processo e não o resultado final - Faz recordar, mantém a “chama” acesa relativamente ao caminho a traçar - Cria uma atmosfera de participação democrática

Como colocar em prática? E nós ? 1 3

Obrigado