Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

Contexto histórico - “A modernidade”
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Esp. Fabiana Pessoa. 6º ANO: O Planeta Terra 6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar.
Cenário da globalização ● Efeitos desencadeadores e desencadeados.
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
GLOBALIZAÇÃO ESPAÇO E CIDADANIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE MILTON SANTOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO MARCELO FARIA.
Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
Professora Joyce Munarski Pernigotti Sociedade do Conhecimento num mundo sem Fronteiras.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
ECONOMIA BRASILEIRA E O MERCADO GLOBAL
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
REDES GEOGRÁFICAS Os fluxos de globalização ocorrem através de redes, que abarcam o mundo inteiro, mas não todo o espaço geográfico.Eles atingem principalmente.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
Globalização e Neoliberalismo
História Econômica Geral
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Desenvolvimento sustentável
Economia Solidária no Brasil
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
A Educação Ambiental no contexto da nova (des)ordem mundial
Aspectos Gerais da Globalização
História Econômica Geral
Globalização.
A Divisão Internacional do Trabalho
Sistema de informação Questão 1
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Má nutrição crônica e fome aguda
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Profa. Eliana Tadeu Terci
Industrialização nas Américas
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
G-20.
COLÓQUIO - IFUSP “A QUESTÃO ENERGÉTICA” Prof. Dr. Ildo Sauer
O conceito básico da Agenda 21
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Informática e Sociedade
Imperialismo/Neocolonialismo
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
A DIVERSIDADE CULTURAL
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Positive and negative effects of globalization. A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração.
Globalização e Espaço geográfico Situação de aprendizagem 1
Gestão da Logística de Distribuição
Ética e Responsabilidade Social
Professora Patricia Matsuda
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Ma CAMILA ILÁRIO.
OMC e GLOBALIZAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Desenvolvimento sustentável
Nome da Empresa Plano Empresarial.
TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Transcrição da apresentação:

Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais 9° ano – 2018 II TRIMESTRE - GENSA GEOGRAFIA

Exclusão social As mudanças na economia internacional têm acentuado as desigualdades socioeconômicas. Os objetivos dos que controlam o mercado mundializado são: produzir mais a menores custos; encurtar distâncias utilizando meios de transporte mais rápidos; investir em centros de pesquisa para produzir novas tecnologias e materiais; utilizar a informática e as redes de computadores para acelerar a integração dos mercados por meio da comunicação virtual. No entanto, essas mudanças têm beneficiado apenas uma pequena parcela da população. Os processos de globalização econômica e financeira afetaram (e afetam), inequivocamente, muito mais os países pobres. Estes continuam excluídos tanto da capacidade de produzir ciência e tecnologia quanto dos benefícios gerados por elas, o que intensifica as desigualdades socioeconômicas.

Os diversos tipos de pobreza Dinâmica social do século XXI A pobreza humana enquadra-se na relação entre a distribuição e o consumo das riquezas do mundo. Segundo o Banco Mundial, a desigualdade deve ser compreendida como apropriação diferencial da riqueza (bens e renda) por parte de indivíduos e grupos sociais. E o conceito de pobreza humana refere-se ao nível de recursos abaixo do qual uma pessoa não consegue atingir patamares mínimos de padrão de vida, desejáveis em uma sociedade em determinada época. Quando se analisa a pobreza extrema (miséria), considera-se que as condições de vida dessa população atingiram o nível mais baixo de privação das necessidades mínimas de sobrevivência na sociedade.

Há ainda uma terceira tipologia: a pobreza desqualificante – encontra-se nos EUA e na Europa. Nesse caso, a situação social diz respeito muito mais à exclusão do que às condições precárias de sobrevivência propriamente ditas. Os excluídos são repelidos pela esfera produtiva e tornam-se dependentes das instituições de ação social. Sentimento de inutilidade social.

Reportagem https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/trabalhadores-enfrentam- chuva-e-frio-em-busca-de-emprego.shtml

Questão ambiental A questão ambiental foi um assunto pouco debatido internacionalmente até a segunda metade do século XX. Desde então, sobretudo a partir dos anos 1960, o tema vem adquirindo importância e influenciando cada vez mais as sociedades e as relações entre os países. A discussão em torno da necessidade de se apropriar dos recursos naturais de maneira racional põe em xeque a noção de progresso da propaganda pelas sociedades modernas, fundada na explicação da ciência e da tecnologia para dominar e transformar a natureza. É cada vez mais urgente regulamentar uma apropriação menos agressiva dos recursos do planeta pelos seres humanos. Atualmente, inúmeras práticas visam compatibilizar interesses de curto prazo – concentrados em necessidades econômico - financeiras imediatas – com os de longo prazo – voltados para as gerações futuras.

A expansão da produção e do consumo orientou a civilização industrial A expansão da produção e do consumo orientou a civilização industrial. Nas economias capitalistas, o progresso passou ater relação direta com o lucro empresarial, enquanto, nas socialistas, tornou-se sinônimo de produtivismo. Em ambos os tipos de economia, o meio ambiente foi excluído das preocupações econômicas e políticas até aproximadamente econômico - como o PIB – foram criados sem levar em conta os impactos ambientais gerados pelo crescimento da produção.. O agravamento desses impactos em escala planetária, sobretudo após a década de 1980, instalou a chamada crise ecológica global – que levou à necessidade de rever o conceito de desenvolvimento econômico. Economia Verde.

Documentário https://www.youtube.com/watch?v=_5RPtPQ1hhc