“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
Advertisements

Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
Avaliação do 2° Retiro Setorial C O N V I C Ç Ã O Comunidades: Sta. Luzia, N. Sra. de Lourdes e Sta. Margarida.
A NOVA PASTORAL DO DÍZIMO: A ARTE DE PLANEJAR
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
ENCONTRO ANUAL DA ECAFO E CCA DO CM CURITIBA E REGIÃO 3 DO BRASIL TEMA: O BOM PASTOR AMA E CUIDA DAS SUAS OVELHAS Londrina/PR, /nov./2016.
CONVERSA COM PAIS Início da Catequese 2017/2018.
UNIDADE CRISTÃ “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
DO PAPA FRANCISCO.
Sal da Terra e Luz do Mundo
Sal da Terra e Luz do Mundo
Assembleia Diocesana Nível Forâneo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Vocação e Missão dos Leigos
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
O Bom Pastor.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
A Misericórdia no exercício da Missionariedade
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
A alegria de ... SER Catequista.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
3º Domingo da Páscoa.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
7º Domingo do tempo comum
A Comunidade.
A Comunidade.
RITO DE LOUVOR:. RITO DE LOUVOR: TODOS.: Ele está no meio de nós! MIN.: Agradecidos, elevemos nossos nossos louvores ao Pai. Com braço forte ele.
Experiência de Deus. Maria, geradora de vida
Assembleia Regional GER Sul 1 – Botucatu.
AGIR A ação do leigo e da leiga no mundo pode ser vista de várias maneiras. Primeiro, a ação rotineira feita nas funções diárias de cada um , no trabalho.
ANO NACIONAL DO LAICATO
Um desafio proposto pela Igreja.
Mística do Canto Litúrgico
1.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Caminhada Pastoral e a Assembleia Diocesana de 2018
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
Segunda Parte.
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
PROPÓSITO / MISSÃO CULTURAL Qual a característica básica? Qual é o traje? PROPÓSITO / MISSÃO CULTURAL.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
24 º domingo do tempo comum
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
A audácia da Caridade para um novo elã missionário
«Recebei o Espírito Santo ».
DIOCESE DE TUBARÃO PE LUÍS MOSCONI
TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
O jovem cursilhista sendo sal e luz na comunidade
Toninho Evangelista - ENAC
REGIONAL RIO TARDE DE FORMAÇÃO 19 MAIO 2018
Quem se lança à grande missão de evangelizar deve ter vivido uma experiência de amor por Jesus Cristo. Deve conhecer as próprias possibilidades e tirar.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Lição 04: A justiça do evangelho
Transcrição da apresentação:

“Brilhe a vossa Luz diante dos homens” Mt 5,16

(Ap 5,21) Luz no mundo – Iluminar com as obras Chamados a iluminar o mundo por meio das boas obras, isto é, por meio de atitudes concretas que espelhem a Fé que professamos.

(Ap 5,21) Luz no Mundo – Amor do Pai A Palavra de Deus convida a todos os fiéis a iluminarem o mundo com as boas obras, sendo sinais visíveis do Amor do Pai, principalmente junto aos que mais precisam.

(Ap 5,21) Luz do Mundo – Jesus é a Luz Os cristãos são convidados a iluminarem o mundo acendendo luzes por onde passam, unidos a Jesus a Luz do mundo. “Brilhe a vossa Luz! Sejam luminosas vossas mãos e mentes”!

(Ap 5,21) Sal da terra - SABOR DE CRISTO Os cristãos são chamados a ser luzes no mundo, pois, quando cada homem adere à Cristo, tornando-se seu discípulo, a luz do ressuscitado brilha em sua vida.

(Ap 5,21) Sal da terra - SABOR DE CRISTO . A fim de que, por meio da graça de Deus, ele seja capaz de iluminar o mundo, pela vivência dos valores do Evangelho, pela prática da justiça e pelo compromisso com a vida.

(Ap 5,21) Objetivo do Ano do Laicato “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”

Igreja - Comunidade Missionária (Ap 5,21) Igreja - Comunidade Missionária A Igreja é uma comunidade missionária, e isso significa dizer que ela está à serviço do Reino, não fechada em si mesma, mas, inserida na sociedade, em diálogo com o mundo e encarnada na vida do povo.

Estado permanente de missão (Ap 5,21) Estado permanente de missão A missão não é apenas parte da nossa vida, não é algo momentâneo, é algo que não podemos e não devemos arrancar de nós mesmos. Portanto, cada cristão pode dizer: "Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo".

Discípulos missionários – Diante do Mestre (Ap 5,21) A experiência do encontro pessoal com Jesus, sempre renovada, é a única capaz de sustentar a missão, fazendo com que o cristão deixe a multidão e decida seguir o Senhor como seu discípulo missionário.

(Ap 5,21) Profetas da Esperança A CEB´s é chamada a ser uma Igreja em saída, uma comunidade missionária, semeadora da Fé, da Esperança e da Caridade.

(GS 1). Campo de Atuação dos Leigos (Ap 5,21) “As alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo" (GS 1).

Conferência de Medelin - 50° Anos (Ap 5,21) - Uma Igreja Missionária - Chamada a valorizar e fazer crescer a experiência das CEB´s, comunidades inseridas e ao lado dos pobres. - Uma reflexão teológica que tenha raízes na vida do povo, encarnada e cheia de vigor profético

Igreja pobre, para os pobres, com os pobres Sendo assim, uma Igreja pobre, para os pobres, com os pobres, à exemplo do que afirma o Papa Francisco: "Ninguém pode sentir-se exonerado da preocupação pelos pobres e pela justiça social”.

(Ap 5,21) Movidos pela Compaixão Seguindo os passos do Bom Samaritano, todos são convocados, pelas Palavras do Mestre a olhar e a reconhecer os rostos dos que sofrem, a fim de que, movidos pela Compaixão, assumir o compromisso missionário.

(Ap 5,21) Uma Espiritualidade Encarnada É preciso discernir e rejeitar a tentação de uma espiritualidade intimista e individualista, que dificilmente se concilia com as exigências da caridade e com a lógica da Encarnação.

(Ap 5,21) Espiritualidade de Comunhão e Missão A Espiritualidade de Comunhão e Missão implica e significa, acima de tudo, o respeito mútuo, o diálogo, a proximidade, a partilha, a benevolência, o perdão, a misericórdia, a reconciliação, a fraternidade e amor

Os desafios dos Areópagos Modernos (Ap 5,21) Os desafios dos Areópagos Modernos O termo se refere ao desafio da Evangelização diante da diversidade cultural e religiosa da sociedade atual. Algo que foi enfrentado pelo apóstolo Paulo, quando se encontrou diante da diversidade religiosa e cultural do mundo grego, no areópago da cidade de Atenas .

(Ap 5,21) A Formação Permanente dos Leigos Como uma Igreja ministerial, é responsabilidade da Igreja oferecer aos seus membros uma formação de qualidade, a fim de que possam exercer bem os ministérios que assumem no Corpo Eclesial e serem capazes de ocuparem e desenvolverem bem o seu papel social.

(Ap 5,21) A ação transformadora - Leigo no mundo A presença dos leigos e leigas na sociedade deve ser marcada por uma ação transformadora, segundo os critérios do Evangelho.

(Ap 5,21) Encaminhamentos Pastorais Vários são os desafios, as necessidades e urgências na ação Evangelizadora dos cristãos leigos e leigas, de maneira especial no que diz respeito à sua consciência missionária fora das "paredes da Igreja".

O Papa Francisco é claro em dizer que quer uma “Igreja em saída, a serviço dos mais necessitados, em obras e gestos”. Nossas CEB´s, Paróquias e Diocese têm atendido este desejo do Papa? Reflexão: Quais os espaços de formação integral do laicato (Religiosa, Pastoral, Bíblica e Social) são oferecidos em nossas CEB`s, Paróquias e Diocese? 2

2) Quais são os gestos concretos que já existem em nossas CEB´s, Paróquias e na Diocese da presença e da atuação da Igreja na Sociedade? E quais compromissos concretos podemos assumir diante dos desafios que encontramos?