Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Advertisements

ANÁLISE PROVA DE QUÍMICA UFRGS ENEM UNISC
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan.
Trabalho de Administração
Introdução e Conceitos.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
AFECÇÕES GINECOLÓGICAS EVIDENCIADAS NOS RESULTADOS DOS EXAMES DE PCCU REALIZADOS EM SANTARÉM-PARÁ, NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO DE
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Confiabilidade Estrutural
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
Conclusões e Resultados
Energia e Tipos de energia
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Disciplinas Optativas
TERMOQUÍMICA.
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ELETRICIDADE.
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
Professora Paula Melo Silva
Teoria de Bandas – 1 Elétrons Livres
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
O CAMPO ELÉTRICO.
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Reações em soluções aquosas
Capítulo 01: Introdução.
III SIMPÓSIO DE INOVAÇÕES TECNOLOGICAS
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Entropia
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Matemática para Negócios
Professor Caio Gomes – Aula 2
Física Experimental IV – aula 5
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Estatísticos
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
1.1. Tipos de ligações químicas
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Título do Projeto Científico
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Entropia
Modêlos Atômicos.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
TÍTULO DO TRABALHO ÁREA TEMÁTICA Autor 1 – Instituição de Origem
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
Energia mecânica Miguel Neta, fevereiro de 2019.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
Resultados e discussão
NR- 15 – Atividades e Operações Insalubres
Risers: Análise Global
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos Fevereiro/2017

Formado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutor em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutorado com ênfase em Bioquímica de Plantas pela ESALQ/USP (2009-2012). Atualmente é coordenador do curso de Farmácia (desde 2008) e professor titular da Universidade Paulista (desde 2009), tendo sido professor auxiliar da mesma universidade de 2005 a 2009. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiologia e Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Biomoléculas, Bioquímica Estrutural, Metabólica e Clínica, Bioquímica e Fisiologia de Plantas, Interação Ligante- Receptor e Venenos Animais. É autor e coautor de 14 artigos científicos sobre Venenos Animais, Fisiologia e Bioquímica, além de três patentes, um capítulo de livro e um livro de Economia e Gestão Farmacêutica. Juliano Guerreiro

Objetivos da aula Conhecer as principais metodologias em modelagem molecular. Utilizar a modelagem molecular para planejamento de fármacos.

Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos Breve introdução à modelagem molecular: (conceito, aspectos históricos, emprego, visão geral das principais metodologias e avanços recentes) Emprego da modelagem molecular no planejamento de fármacos: estruturas moleculares tridimensionais, mecânica molecular, mecânica quântica e análise conformacional, softwares empregados , conformação bioativa e farmacoforo, pesquisa em bancos de dados de estruturas moleculares. Emprego da modelagem molecular no planejamento de fármacos: ancoragem (docking) , QSAR-3D , abordagem baseada no ligante , triagem virtual , planejamento de novo , abordagem baseada em combinação . Modelagem molecular aplicada aos estudos de  farmacocinética e toxicidade: Volsurf Metodologias de CADD que auxiliam no planejamento de novos fármacos: Técnicas e estudos de CADD , Planejamento racional e CADD (computer-aided drug design) . Objetivos do planejamento de fármacos : fases de ação de fármacos e propriedades​ ​ moleculares . Como selecionar o alvo .

A característica comum de técnicas de modelagem molecular é a descrição nível atomística dos sistemas moleculares. Isso pode incluir o tratamento de átomos como a menor unidade individual (a mecânica molecular), ou explicitamente modelar elétrons de cada átomo (a abordagem química quântica).

Mecânica molecular é um aspecto da modelagem molecular, em que se refere ao uso da mecânica newtoniana clássica para descrever a base física por trás dos modelos. Os modelos moleculares tipicamente descrevem átomos (núcleo e elétrons coletivamente) como cargas pontuais com uma massa associada. As interações entre os átomos vizinhos são descritos por interações e forças de van der Waals. As interações eletrostáticas são calculados com base na lei de Coulomb. Aos átomos são atribuídos coordenadas cartesianas no espaço ou coordenadas internas, e também pode ser atribuído velocidades em simulações de dinâmicas. As velocidades atômicas estão relacionadas com a temperatura do sistema. A expressão matemática geral é uma função potencial e está relacionada com a energia interna do sistema (L), uma quantidade termodinâmica igual à soma das energias potencial e cinética. Os métodos que minimizem o potencial de energia são conhecidas como técnicas de minimização de energia, enquanto que os métodos que modelam o comportamento do sistema, com o tempo de propagação são conhecidas como dinâmica molecular.

O cálculo da energia potencial molecular é a soma de termos de energia que descrevem o desvio de comprimentos de ligação, ângulos de ligação e ângulos de torção, além de átomos distantes que interagem por van der Waals e interações eletrostáticas. O conjunto de parâmetros que consistem o comprimentos de ligação de equilíbrio, ângulos de ligação, os valores de carga parciais, constantes de força de van der Waals são conhecidos como um campo de força. A técnica conhecida como a minimização da energia é utilizado para encontrar as posições de inclinação zero para todos os átomos que, em outras palavras, um mínimo de energia local. Estados de energia mais baixos são mais estáveis e são comumente investigado devido ao seu papel em processos químicos e biológicos. Uma simulação de dinâmica molecular, por outro lado, calcula o comportamento de um sistema como uma função do tempo. Leva a trajetórias atômicas no espaço e no tempo. A técnica de minimização de energia é útil para obter uma imagem estática para a comparação entre os estados de sistemas similares, enquanto a dinâmica molecular fornece informações sobre os processos dinâmicos, com a inclusão dos efeitos da temperatura.