A Nossa Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Logaritmos.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
X Colóquios da Cereja Fundão, Maio de 2004 As TIC e Escola Um caso para estudo Carlos Gouveia –
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Escola EB 2 e 3 da Trafaria.
Escola Secundária Anselmo de Andrade
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Formação Continuada para Professores – 2010
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMAS DE ENSINO.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Essa é minha escola.
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
ESCOLA EB 2,3/S CUNHA RIVARA - ARRAIOLOS
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
O nosso partido … “Criar um partido é dar um passo em frente na evolução de um país“ Trabalho realizado por: Joana Soares nº8 7º A Mariana Vale.
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
Intervenção psicológica
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
QUEM SOU EU?.
Você sabia que… …a educação é uma prática social e portanto ela sempre existiu…
A ESCOLA Paulo Freire.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
Agrupamento de Escolas 2,3 Padre Vitor Melícias
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
Aula com base nos textos:
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Mercado de Capitais Introdução
O agrupamento de escolas Viseu Sul e a escola Infante D. Henrique
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
O que é? Para que serve?. (RE)VIVER COM A MÚSICA  Projeto elaborado por: José Sousa  Unidade curricular: Seminário e Projeto  Docente: Mestre Bruno.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto Trabalho realizado por: Eva Firme 15471, Joana Alves 16071, Núria Costa 11791, Raquel Machado Análise e Gestão.
ESCOLA É.
PPP – Projeto Político Pedagógico.
Plano de Gestão da Escola
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Módulo 4 – Legislação desportiva
  A ESCOLA DE PAULO FREIRE.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Sejam bem vindos! O_Elefante_Acorrentado (1).pps
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
O papel pedagógico do órgão gestor
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
Transcrição da apresentação:

A Nossa Escola

Escola é. o lugar que se faz amigos Escola é ... o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, Programas, horários, conceitos... Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima. O Diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor Na medida em que cada um se comporte Como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados” Nada de conviver com as pessoas e depois, Descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem, É conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico... Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, Fazer amigos, educar-se, ser feliz. É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo. Paulo Freire

2 1 3

No início da década de setenta, do século passado, havia uma pequena vila localizada entre os rios Homem e Cávado, chamada Amares, que vivia essencialmente da agricultura e do pequeno comércio. Essa vila é limitada a norte e nordeste por Terras de Bouro, a sudeste por Vieira do Minho e Póvoa do Lanhoso, a sul por Braga e a noroeste por Vila Verde. Nessa vila, apenas havia escolas primárias e os alunos que queriam continuar a estudar tinham de deslocar-se para outras localidades vizinhas. Então, os senhores que trabalhavam no governo da nação lembraram-se dessa pequena vila e sentiram que fazia lá falta mais escolas para que os alunos pudessem continuar a estudar. E assim foi!

Lisboa, 20 de agosto de 1971 O governo, através da Portaria nº 446, cria a Escola Preparatória de Sá de Miranda de Amares.

Posteriormente a designação mudou para Escola Preparatória de Amares e, mais recentemente, através da Portaria n.° 706/94, de 3 de agosto, passou a denominar-se Escola do 2° e 3° Ciclos do Ensino Básico de Amares.

Atualmente, designa-se por Agrupamento Vertical de Escolas de Amares, funcionando como sede de escolas do 1º ciclo e jardins de infância, agora agrupados em centros escolares.

Amares, 1971 Ainda sem infraestruturas próprias, a escola começou a funcionar em instalações adaptadas, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Amares, situação que se prolongou até ao ano de 1990, ano em que foi construído o atual edifício.

A partir de 1990 a escola passa para as suas atuais instalações, localizadas na Rua da Escola Preparatória, freguesia de Ferreiros, concelho de Amares. O Agrupamento de Escolas de Amares é constituído pela escola sede, E. B. 2 / 3 de Amares, e por seis centros escolares: Centro Escolar Gualdim Pais, Centro Escolar Vale do Homem, Centro Escolar Vale do Cávado, Centro Escolar de Ferreiros, Centro Escolar de Caldelas e Centro Escolar de Bouro.

Na globalidade, o Agrupamento conta com uma população escolar de 1835 alunos, um corpo docente de 146 professores, 5 técnicos especializados, 76 assistentes operacionais e uma psicóloga. Em todas as escolas do Agrupamento há cantinas e bibliotecas. Para transportar os alunos há uma rede de transportes escolares que serve todas as localidades do concelho.

Escola E. B. 2 / 3 de Amares (Escola sede do agrupamento) Número de turmas por ano Anos 5º 6º 7º 8º 9º CEF EFA Nº Turmas 8 10 5 3 1 Número funcionários Funcionários Professores Técnicos Especializados Assistentes Operacionais Nº 101 5 52

A escola é constituída por 6 edifícios: Bloco 1: Pbx, Secretaria, SASE, Contabilidade, Gabinete de Diretores de Turma, Sala de Professores, Gabinete dos Departamentos, Biblioteca, SPO, Mediateca, Gabinete de Apoio ao Aluno e Direção. Bloco 2: 12 salas de aulas. Bloco 3: 12 salas de aulas. Bloco 4: Papelaria, Reprografia, Cozinha e Cantina, Sala do Aluno e Bar, Sala de Convívio do Pessoal Não Docente e Sala de EMRC. Bloco 5: 1 sala de aulas, Oficina mecânica/sala de aulas, Sala Multiusos. Pavilhão Gimnodesportivo: Pavilhão, Balneários, Salas de arrumos de material desportivo e Sala de Professores. No recinto escolar, no seu exterior, há vários espaços verdes, um campo de futebol e uma horta.

Centros Escolares Os 6 centros escolares que fazem parte do Agrupamento têm: 761 alunos 36 turmas 45 professores 24 assistentes operacionais

Centro Escolar Gualdim Pais Localiza-se na freguesia de Amares e tem 219 alunos, distribuídos por 10 turmas, que são acompanhadas por 14 professores.

Centro Escolar de Ferreiros Localiza-se na freguesia de Ferreiros e tem 209 alunos, distribuídos por 9 turmas, que são acompanhadas por 12 professores.

Centro Escolar do Vale do Homem Localiza-se na freguesia de Rendufe e tem 130 alunos, distribuídos por 6 turmas, que são acompanhadas por 7 professores.

Centro Escolar do Vale do Cávado Localiza-se na freguesia de Lago e tem 100 alunos, distribuídos por 5 turmas, que são acompanhadas por 6 professores.

Centro Escolar de Caldelas Localiza-se na freguesia de Caldelas e tem 50 alunos, distribuídos por 3 turmas, que são acompanhadas por 3 professores.

Centro Escolar de Bouro Localiza-se na freguesia de Santa Maria de Bouro e tem 55 alunos, distribuídos por 3 turmas, que são acompanhadas por 3 professores.

Atividades Extracurriculares A par das atividades curriculares funcionam ainda um leque variado de clubes: floresta, bordados, arraiolos, madeiras, artes decorativas, cerâmica, música, pintura, matemática, astronomia e precursão, que servem para facilitar a aplicação dos currículos alternativos e proporcionar a ocupação dos tempos livres. Funcionam ainda regularmente atividades de desporto escolar, várias modalidades, incluindo competições com outras escolas.

O agrupamento executa anualmente o seu Plano de Anual de Atividades que contempla globalmente ações de natureza desportiva, recreativa, cultural e de formação pedagógico-didática. Possui uma página de internet: www.aeamares.com, que faz a ligação entre a escola e toda a comunidade. Nela são também divulgadas as diferentes atividades realizadas, bem como todos os documentos relativos à organização escolar e suas diferentes estruturas. Para melhor conheceres Amares e a nossa escola, nada melhor do que passar por cá. Visite-nos!

ESTRUTURAS DE GESTÃO E SERVIÇOS Conselho Geral Direção Conselho Pedagógico Conselho Administrativo Departamentos Conselhos de Turma Serviços Administrativos

DIREÇÃO DO AGRUPAMENTO Manuel Moreira Augusto Coelho Vítor Cardoso Teresa Ramôa Fátima Simões

Trabalho realizado por Turma 6º I & Professor David Carpinteiro E. B. 2/ 3 de Amares Ano letivo 2011 - 2012