Japão (Aspectos Físico-Naturais) 30 de agosto de 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
Advertisements

ASPECTOS NATURAIS DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
Região Sudeste. Predomínio de planaltos Depressões Fossa Tectônica – Vale do Paraíba Planície Litorânea Clima tropical (com variações) –m.T.a. –m.E.c.
Trabalho De História ● Aluna: Priscila N:10 Tema: Ásia, África.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
O Japão é um arquipélago. Está localizado ao longo da costa oriental do continente asiático, formado por 4 ilhas principais e milhares de pequenas ilhas...
Europa: aspectos humanos Aulas Apostila 4 3°EM 1.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Temas : I nformação Vegetação Clima Relevo Economia.
Aspectos geográficos Clima de montanha (interior), tropical(litoral norte), mediterrâneo(litoral centro) e temperado oceânico (litoral sul). Relevo:
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
REVISÃO ENEM/2016 GEOGRAFIA JANDERSON – CIC – 03/11/2016.
Regiões do Brasil Geografia 5º ano Professora Ana Wolff.
Ásia:Localização Geográfica e outros aspectos.. Ásia – aspectos gerais.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: MARGARETE PERES RAEL ANO:9° TURMA: A TURNO: MATUTINO DATA: ALUNA: Paola.
GEOGRAFIA – 9.O ANO LICEU ALBERT SABIN A SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL- EUA.
LICEU ALBERT SABIN – 9º ANO – GEOGRAFIA – PROFESSOR DANILO.
Prof. Wilson- Geografia
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Europa – natureza e sociedade
Representações cartográficas
AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
Conceitos de GEOGRAFIA
Os principais climas.
RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA
Componentes: Gustavo Luiz - n° 10
EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
Um continente de contrastes
O que é região? Regionalização
Formação do Planeta - TEORIAS
Disciplina: Geografia
Regiões Hidrográficas
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
Alunas: Ana Paula, Bruna Nogueira
Água: um bem finito?.
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Capítulo 4 A representação das paisagens e do espaço geográfico
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
JAPÃO.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
População brasileira e mundial
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Use o mouse e detenha-se quanto desejar
Aspectos naturais da Ásia I
FATORES DO CLIMA.
TIPOS DE CLIMA 6.os anos PROFESSORA ROSELI BARAÇAL.
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
Estrutura geológica – minerais – relevo.
Geografia de Santa Catarina
Fatores e elementos climáticos Aula 2
As regiões climáticas de Portugal Continental
Revisão para a AFE de geografia
Recursos hídricos e Bacias hidrográficas
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
MEIO NATURAL.
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
CLIMA EQUATORIAL: - Temperatura: elevada todo o ano (média de 26o)
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
Sempre lembrar de fazer parte das oração o salmos 141:3
Transcrição da apresentação:

Japão (Aspectos Físico-Naturais) 30 de agosto de 2016 Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br Japão (Aspectos Físico-Naturais) 30 de agosto de 2016

O Japão está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, a área do mundo com a maior incidência de vulcões e terremotos.

Essas são as placas tectônicas onde o Japão está localizado Essas são as placas tectônicas onde o Japão está localizado. São quatro placas tectônicas convergentes em processo de choque e com ocorrência de subducção, provocando os abalos sísmicos frequentes no país.

Nesse mapa de relevo do Japão, observamos o predomínio dos dobramentos modernos, responsáveis pelo fato do país apresentar 80% do território formado por montanhas e estreitas planícies. O Japão possui uma geologia recente.

Comparação entre os mapas da Ásia, mostrando as elevações montanhosas e planaltos elevados, muito presentes no continente. Na parte leste desse mapa, notamos as montanhas que predominam o relevo japonês.

Imagem mostrando a irregularidade do relevo japonês, com predomínio dos dobramentos modernos, formados pelo intenso tectonismo. Nas estreitas planícies , encontramos um forte adensamento urbano-industrial, com destaque para a Planície de Kanto, onde localiza-se a megalópole Tóquio.

1. Clima Subpolar / Subártico 2. Clima Temperado Oceânico 3. Clima Subtropical As setas no mapa representam as correntes marítimas frias (ao norte) e quentes (ao sul), que ao se encontrarem provocam um certo equilíbrio térmico, além da concentração de cardumes, pois essas correntes transportam plâncton, estimulando muito a indústria pesqueira.

1. Floresta Boreal / Taiga 2. Florestas Subtropical e Temperada

Japão (Aspectos Populacionais) 30 de agosto de 2016 Geografia Professor Luiz plantaogeografico@yahoo.com.br Japão (Aspectos Populacionais) 30 de agosto de 2016

O mapa ao lado destaca as áreas que apresentam as maiores densidades demográficas, principalmente nas áreas litorâneas. Além disso, o rigor do clima na Ilha de Hokkaido, ao norte, inviabiliza uma maior concentração populacional nessa área.

Tóquio é a capital e uma das 47 províncias do Japão Tóquio é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tóquio possui cerca de 12 milhões de habitantes no município e 37 milhões na Região Metropolitana, o que torna a aglomeração de Tóquio como a área urbana mais populosa do mundo.

O cubículo, de cerca de 1 metro de altura por 1 metro de largura, à primeira vista assusta. Mas ir ao Japão e não se aventurar a passar uma noite em um hotel-cápsula é perder a chance de vivenciar algo que quase não se vê em outra parte do mundo. O G1 esteve em um desses hotéis por uma noite no mês passado. Há diversas opções. A maioria só aceita homens, mas há os que possuem alas separadas por sexo. Os convencionais oferecem cápsulas lado a lado, uma em cima da outra, com escadinhas para acesso às mais altas. Em um país cada vez mais carente de espaço, a cápsula não chega a ser uma excentricidade no Japão. É apenas uma opção, barata e prática. São cerca de 1.600 hotéis do tipo no país, segundo a Organização Nacional de Turismo Japonês. Há diárias em locais próximos às principais estações por menos de 2.800 ienes (o equivalente a R$ 70).

O Japão, assim como inúmeros países desenvolvidos, atravessou o processo de transição demográfica, apresenta baixas taxas de natalidade e alta expectativa de vida. Assim, o país passa por um processo de forte envelhecimento da população.

Por conta dessas baixas taxas de natalidade, o Governo japonês tem desenvolvido programas de incentivo à natalidade, com o objetivo de aumentar no futuro a PEA (População Economicamente Ativa) e evitar uma crise demográfica.