A ELECTRICIDADE Existem na Natureza diferentes formas de energia, presentes em tudo o que nos rodeia. Manifestam-se de várias formas e, muitas vezes, são.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ELECTRICIDADE Existem na Natureza diferentes formas de energia, presentes em tudo o que nos rodeia. Manifestam-se de várias formas e, muitas vezes, são.
Advertisements

Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Matilde II – a curiosidade continua… Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) A Energia Solar.
A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do século passado. Até aquela época predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Tipos de Energia Nome: Gabriel e Julio Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Seminário MHS. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se.
Energias Renováveis 3º ciclo A Água na Escola Portuguesa.
Energia é uma palavra derivada do grego, significa força ou acção. Ora como o trabalho resulta de uma aplicação de forças, podemos dizer que a energia.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos. A luz das estrelas, que é radiação eletromagnética ou uma onda eletromagnética, propaga-se pelo espaço e é recebida.
“DESCOBRINDO A CIÊNCIA”
ENERGIA DO UNIVERSO NOME: MARIA EDUARDA FERNANDES E RAYSSA TURMA: 502
TIPOS DE ENERGIA nomes: Hugo Rufino de Souza simões e helio maretti neto Turma: 502 Professora: Roberta monis.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Conceitos introdutórios
ELETRODINÂMICA BÁSICA
Vulcanismo Secundário
FÍSICA PROFESSOR RODRIGO.
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
RECURSOS NATURAIS.
Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Os conceitos geográficos
Energia e Tipos de energia
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
Ciências Naturais 7.º Ano
Tipos de energia Nomes: Laura Dias e João Emanuel M. Simon Turma: 501
Tópico 3a: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Ciências da Natureza e suas
Professor: Guilherme Vieira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
RECURSOS NATURAIS Página 87.
Ciências Naturais – 8.º ano
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
Ciências da Natureza 8.º ano
As Estrelas e a sua evolução
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
As fontes de energia que movem o mundo
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Circuitos Elétricos Prof. Ademir Amaral.
Este é o nosso planeta... A Terra.
Planeta Terra Movimentos
AO VIVO CIRCUITO ELÉTRICO
FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA
Salvando a própria pele: protetor solar
LUZ.
Fontes e formas de energia
O planeta Terra Movimentos da lua.
Professor Caio Gomes – Aula 2
OFICINA DE BRINQUEDOS.
Formas fundamentais de energia
Professor Caio Gomes – Aula 2
Características gerais dos seres vivos
FONTES DE ENERGIA.
ECONOMIA.
DOMÓTICA (SURGIU NOS ANOS 80)
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
PILHAS E BATERIAS. UMA OXIDAÇÃO ÚTIL.
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Os recursos da litosfera e sua importância para a sociedade
de Sistemas Hidráulicos em AVAC
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

A ELECTRICIDADE Existem na Natureza diferentes formas de energia, presentes em tudo o que nos rodeia. Manifestam-se de várias formas e, muitas vezes, são responsáveis por determinados fenómenos naturais, físicos e químicos, teus conhecidos. Certamente já observaste algumas manifestações da força do vento e da água, por exemplo quando ocorre uma tempestade. Provavelmente já te assustaste num dia de trovoada quando, repentinamente, surge dos céus uma descarga eléctrica, manifestada através de som (trovão) e de luz (relâmpago).

Todos os dias podes assistir ao nascer e ao pôr-do-sol Todos os dias podes assistir ao nascer e ao pôr-do-sol. Durante o dia, podemos observar a acção do sol que, com a sua luz e o seu calor, fornece ao nosso planeta duas formas de energia essenciais à vida de todos os seres vivos. A energia está em todo o lado Acordas, desligas o alarme e acendes a luz. Vais tomar um banho quente e, quando acabas, secas os cabelos com o secador. Ainda nem tomaste o pequeno-almoço e olha só a quantidade de electricidade que já entrou na tua vida! Agora imagina se a electricidade acabasse?

Nas centrais hidroeléctricas, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia eléctrica, que move praticamente tudo o que vês à tua volta. Estas centrais são a principal forma de se obter energia. Mas com os problemas de seca quem se têm verificado nos últimos anos, talvez fosse melhor pensar em poupar os recursos naturais do planeta. Uma das formas de dar uma mãozinha à natureza é usar formas alternativas de energia – energias renováveis. Ex: A energia solar e a energia eólica podem ser transformadas em energia eléctrica. São inesgotáveis e não deixam resíduos no meio ambiente. Sabias que em apenas uma hora o Sol despeja sobre a Terra uma quantidade de energia maior que o consumo do planeta num ano inteiro? Por que não aproveitar toda essa energia?

LÂMPADA DE INCANDESCÊNCIA Voltar

Ligação de uma lâmpada de incandescência Circuitos eléctricos simples com pilha Ligação de uma lâmpada de incandescência _ +

Ligação de 2 lâmpadas em Série Ligação de 2 lâmpadas em Paralelo

Circuito eléctrico simples (Clica no interruptor e verifica o que acontece com a lâmpada) Símbolos: Interruptor Fonte de energia Lâmpada Seguinte

Circuito eléctrico simples (Clica no interruptor e verifica o que acontece com a lâmpada) Símbolos: Interruptor Fonte de energia Lâmpada Seguinte

Este é o esquema da instalação eléctrica para o teu candeeiro: (Clica no interruptor e verifica o que acontece com a lâmpada) Fio Neutro Fio de Fase Ver esquema da lâmpada

Este é o esquema da instalação eléctrica para o teu candeeiro: (Clica no interruptor e verifica o que acontece com a lâmpada) Fio Neutro Fio de Fase Ver esquema da lâmpada