Os efeitos do uso de fortificantes no crescimento bacteriano no leite humano Effect of Human Milk Fortifiers on Bacterial Growth in Human Milk In: Journal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Advertisements

Profa Leila Larisa Medeiros Marques
Aluno: Bruno Mena Barreto Bastos
Leite humano versos fórmula após reparo da gastrosquise:
Hipercalemia não oligúrica nos neonatos: um estudo caso controle Non-oliguric Hypercalemia in neonates: A case controlled study Yaseen H United Arab Emirates.
Cláudia Faustino Coelho
Sepse e neutropenia nos recém-nascidos de muito baixo peso de mães com pré-eclâmpsia Sepsis and Neutropenia in Very Low Birth Weight Infants Delivered.
CLUBE DE REVISTA Pedro C. Brandão Roberta T. Tallarico
Infecção Materna e Risco de Paralisia Cerebral em Recém-Nascidos a Termo e Pré-termos (Maternal Infection and Risk of Cerebral Palsy in Term and Preterm.
Efeitos do uso de aditivo no leite humano cru da própria mãe em recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso Evelyn C. Martins Mestre. Departamento de.
Informação Nutricional Complementar
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
TESTE DE SUSCEPTIBILIDADE AOS ANTIMICROBIANOS (TSA) OU ANTIBIOGRAMA
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
NUTRIZ Necessidades Nutricionais
CRIANÇA Recomendações Nutricionais
CRIANÇAS Características e Avaliação Nutricional
Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
PROF. VANEIR INOCÊNCIO BEZERRA (MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
O que você deve saber sobre
COMBATE A FOME 6°B.
NUTRIÇÃO.
Coordenação: Paulo R. Margotto
Acta Pædiatrica/Acta Pædiatrica , pp. 1131–1134 ml donneborg, kb knudsen, f ebbesen Apresentação: Thales R.Teixeira Taveira, Vinicio N. Nascimento.
E quando os antibióticos não funcionam
BACTERIAL ENDOTOXIN TEST( BET)
Alimentação Contínua Promove Tolerância Gastrintestinal e Crescimento em Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso Marcelle Amorim - R3 Neonatologia/HRAS/SES/DF.
Alimentação Equilibrada
Aspecto quantitativo de
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Ciência da Nutrição É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
2 mols de gás hidrogênio contém: ( )4 moléculas ( ) 4 átomos ( ) 1,2 x 1024 moléculas ( ) 1,2 x 1024 átomos ( ) 6 x 1023 átomos ( ) 6 x 1023 moléculas.
Classificação do Recém- Nascido
MJ Sheffield, DK Lambert, E Henry and RD Christensen
Preparo do Inóculo para o Processo Fermentativo Industrial
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Estudos de Estabilidade
Testes Microbiológicos Bauru-2014
Brasília, 18 de Setembro de 2014 –
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
A prospective and randomized study
N T Rajesh, Sourabh Dutta, Rajendra Prasad, et al.
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Profa. Debora 8° ano ° passo Verificar qual é a porção que o alimento está.
CINÉTICA DE BIODEGRADAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE MICROORGANISMOS SELECIONADOS E IMOBILIZADOS EM BIOMASSA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES. Jair Juarez João (PQ) e.
NUTRIÇÃO ENTERAL NO PRÉ-TERMO
Alvos de saturação de oxigênio em recém-nascidos pré-termos extremos
Journal of Perinatology 2014, 1–4 Publicação online
Doença metabólica óssea da prematuridade: relato de 4 casos
Introdução Aleitamento materno tem mostrado melhora do desenvolvimento neuropsicomotor(DNPM), redução da incidência de gastroenterites infecciosas e menor.
NUTRIÇÃO DO PRÉ-TERMO: USO DO LEITE HUMANO FORTIFICADO
1 A concentração de angiopoetina 2 em crianças desenvolvendo displasia broncopulmonar: uma atenuação pela dexametasona Clube de Revista Brenda Carla Lima.
Autores: Aline Sena – Fisioterapeuta; Denise Amorim – Neonatologista;
Alimentação da Nutriz Fabiana Borrego Nutricionista.
RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO/ PREMATURIDADE -
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Dieta com leite humano exclusivo (leite humano fortificado com proteína do leite humano) é associado com menor taxa de enterocolite necrosante Do que dieta.
Aleitamento Artificial
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO Tecnologias Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia Grupo 3.
Vitaminas e Nutrientes
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Transcrição da apresentação:

Os efeitos do uso de fortificantes no crescimento bacteriano no leite humano Effect of Human Milk Fortifiers on Bacterial Growth in Human Milk In: Journal of Perinatology 2005; 25:647-649. Autores: Myla S. Santiago , MD Champa N. Codipilly, PhD Debra C. Potak, RN Richard J. Schanler, MD Apresentadores: Ana Cláudia de Aquino Dantas Lia Nogueira Lima Orientador: Dr. Paulo R. Margotto Brasília, 14 de outubro de 2005.

Introdução Do ponto de vista do crescimento, as necessidades nutricionais do RNPT excedem o conteúdo do LM com relação a proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, sódio, cobre, zinco e algumas vitaminas, justificando-se assim, o uso de fortificantes. O LM com fortificantes está relacionado a menor incidência de infecções como sepse tardia e enterocolite necrozante.

O acréscimo de fortificantes promove crescimento quantitativo e qualitativo, uma vez que o RNPT nasce no período em que o crescimento intra-uterino é acelerado e o depósito de vários nutrientes é acentuado e necessário. Preconiza-se a oferta do aditivo quando o RN demonstra tolerância para a alimentação com o LM num volume de 100mL/Kg/dia. É recomendado para RN com peso ao nascimento < 1500g e é mantido até a criança atingir peso de 1800 a 2000g.

Uma das questões relacionadas à nutrição neonatal é como fornecer uma quantidade ideal de ferro ao RNPT que alimenta-se exclusivamente de LM. O LM contém várias proteínas com ação antimicrobiana, dentre elas a lactoferrina. Esta age no TGI ligando-se ao ferro, que é importantíssimo para a vida e desenvolvimento da bactéria. Quando a lactoferrina é liberada no meio por exocitose, ela se liga a todo o ferro que encontra no caminho, privando a bactéria de um nutriente necessário para o seu metabolismo.

Metodologia Foram obtidas amostras de LM de 24 mães de RNPT coletadas por meio de uma bomba de sucção elétrica; As amostras foram congeladas imediatamente após a coleta; No dia da análise, as amostras foram descongeladas em banho-maria e divididas em duas alíquotas; Uma alíquota foi misturada ao fortificante EHMF (Enfamil) e a outra ao SHMF (Similac)

5. As amostras foram refrigeradas a 4 ºC e frações foram retiradas após 0, 24 e 72h e submetidas à diluição (1:50 para 1:200); 6. Cada amostra foi semeada em 3 tipos de ágar (cultura de todos os tipos de colônias bacterianas, cultura para Gram – e cultura para Gram +); 7. As colônias foram incubadas por 24h em 37 ºC; 8. Após as 24h de incubação, as colônias foram contadas manualmente, sendo consideradas as amostras que continham de 30-400 colônias;

9. Os protocolos foram aprovados, bem como obtidos termos de consentimento livre e esclarecido; 10. As mães em uso de antibioticoterapia foram excluídas; 11. Utilizou-se o teste estatístico ANOVA, analisando-se três variáveis: Tipos de fortificante (EHMF e SHMF); Tempo de refrigeração (0, 24 e 72h); Tipo de bactéria.

Resultados Das 24 amostras iniciais, 6 foram excluídas (> 650 e < 20 colônias); Dentre as 18 amostras analisadas, 100% continham bactérias Gram + e 30% bactérias Gram – ; Quanto à análise agrupada do tipo de fortificante, tipo de bactérias e tempo de refrigeração, encontraram-se os seguintes resultados:

Contagem de colônias de todas as bactérias no LM fortificado com EHMF e SHMF após refrigeração a 4 °C por 72h. Presença de significância estatística em relação ao tempo de armazenamento no refrigerador (0 a 72h) ; p<0,001.

Contagem de colônias das bactérias Gram + no LM fortificado com EHMF e SHMF após refrigeração a 4 °C por 72h. Presença de significância estatística em relação ao tempo de armazenamento no refrigerador (0 a 72h) ; p<0,001.

Contagem de colônias das bactérias Gram – no LM fortificado com EHMF e SHMF após refrigeração a 4 °C por 72h. Não houve significância estatística em relação ao tempo de armazenamento no refrigerador ou tipo de fortificante.

Discussão Não foram encontradas diferenças no crescimento bacteriano em LM com EHMF e com SHMF; Observou-se um declínio no número de colônias bacterianas após 72 h de refrigeração nos 2 grupos; Concluiu-se que a adição de fortificantes que contêm ferro ao LM não altera suas propriedades intrínsecas de defesa;

Especula-se que o acréscimo de ferro atuaria de maneira negativa se utilizado em grande quantidade, limitando a atividade da lactoferrina, facilitando assim a proliferação bacteriana; Em relação aos demais nutrientes presentes nos fortificantes, estes podem interagir com o ferro, desconhecendo-se as conseqüências positivas e/ou negativas dessa interação.

Atualmente, recomenda-se que o LM fortificado permaneça por um período máximo de 24h no refrigerador. O presente estudo acredita que este prazo pode ser prolongado por até 72h. Conclui-se que o LM fortificado com ferro é uma opção segura para o crescimento de crianças prematuras.

OBRIGADA!!! Oi, tio Paulo Margotto! PALMAS!!!