A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vitaminas e Nutrientes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vitaminas e Nutrientes"— Transcrição da apresentação:

1 Vitaminas e Nutrientes
Ferro Thaísa C. R. Pacheco Conteúdo e Metodologia de Ensino de Ciências Pedagogia Hab. Séries Inicias

2 Plano de Aula TEMA: “Vitaminas e Sais Minerais: A importância do Ferro para o nosso organismo” OBJETIVOS Conhecer o nutriente Ferro e em quais alimentos ele é encontrado; Compreender a importância do nutriente Ferro para o nosso organismo; Entender o mal que a falta do Ferro faz ao nosso organismo;

3 METODOLOGIA Aula expositiva dialógica; Exposição via power point; Resolução de exercícios. AVALIAÇÃO Trabalho de pesquisa acerca das vitaminas presentes nos alimentos que econtramos em nossas casas.

4 Vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo no organismo, mas que não podem ser produzidas em nosso corpo. Assim, elas são obtidas através de alimentos, bebidas ou suplementos vitamínicos. As exceções são a vitamina D, que é sintetizada no organismo em uma escala limitada, e as vitaminas B12 e K, as quais são sintetizadas pela flora bacteriana no intestino. Sem as vitaminas as reações metabólicas em nosso organismo ficariam tão lentas que não seriam efetivas. 

5 O nosso organismo, depende de diversos elementos que ingerimos, os nutrientes. Dentre estes nutrientes, podemos observar os sais minerais, que são de extrema importância para a nossa saúde. O cálcio, fósforo, iodo, zinco, cobre, sódio, potássio, magnésio entre outros são os minerais mais importantes e conhecidos. O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo

6 Ferro Principais Fontes:
Alimentos de origem animal - carnes bovinas, aves e peixes; vísceras (fígado, coração, rim) bem cozidas. Alimentos de origem vegetal - vegetais verde-escuro (brócolis, espinafre, bertalha, agrião); leguminosas (feijões em geral, ervilha, lentilha); legumes (inhame, abóbora); melado e açúcar mascavo. Frutas - açaí.

7 A ingestão excessiva de Ferro pode ser tóxica sobretudo quando há um uso exagerado na sua forma medicamentosa; A ingestão excessiva de Ferro dos alimentos raramente chega à toxicidade.; As necessidades diárias de Ferro, variam conforme a idade, o sexo e a fase fisiológica da vida de cada indivíduo; O ferro contido em carnes e peixes é mais bem absorvido pelo organismo do que o ferro contido em vegetais. Os vegetais em geral são ricos em ferro, mas a presença de fibras alimentares e outros compostos dificultam a absorção.

8 Carência/Causas fadiga generalizada; falta de apetite;
Sintomas: fadiga generalizada; falta de apetite; palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas); menor disposição para o trabalho; dificuldade de aprendizagem nas crianças; apatia.

9 A deficiência de ferro pode ser causada pela ingestão insuficiente de alimentos ricos em ferro.
Os indivíduos podem ingerir alimentos em quantidades insuficientes, levando a uma ingestão também insuficiente de ferro. O ferro originado de alimentos de origem animal (carnes, por exemplo) é muito melhor aproveitado pelo nosso organismo do que aquele de origem vegetal.

10 Conseqüências A carência de ferro é denominada anemia ferropriva ou anemia por carência de ferro; A anemia ferropriva está associada a maior mortalidade entre mulheres parturientes e ao aumento do risco de nascimento de crianças prematuras e de crianças de baixo peso ao nascer; A deficiência de ferro influencia também na resistência dos indivíduos às infecções. Existe uma maior propensão às infecções e maior mortalidade entre crianças com deficiência de ferro.

11 Fim!


Carregar ppt "Vitaminas e Nutrientes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google