Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Química dos Elementos Metálicos
Advertisements

FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS; BASES OU HIDRÓXIDOS; SAIS; ÓXIDOS;
Teoria Eletrolítica de Arrhenius
INDUSTRIA DE CLORO.
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA
Pilhas de Lítio.
FUNÇÕES INORGÂNICAS 1 - ÁCIDOS
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Sais Ácido + Base  Sal + Água HCl + NaOH  NaCl + H2O
FUNÇÕES INORGÂNICAS.
Eletroquímica (II).
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Átomo /1840 Nula Massa Partícula Carga Relativa Próton Elétron
FUNÇÕES QUÍMICAS Definição: substâncias com propriedades químicas semelhantes. Classificação Geral: Funções Inorgânicas Funções Orgânicas.
Hidrogênio Abundância Número atômico Z = 1 Ponto de fusão -259,2 ºC
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
Química –ENEM jozimar.com
ELETRÓLISE Prof. DENIS.
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
Professora: Ana Carolina Braz
ELETROQUÍMICA.
SUBSTÂNCIAS.
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2. muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2.
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número.
Inorgânica.
Química Tecnológica Materiais
Química dos Elementos Metálicos Unidade Departamental de Engenharias
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
QUÍMICA DESCRITIVA.
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. José Carlos.
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Rafaela Ferreira dos Santos
Eletroquímica.
FUNÇÕES QUÍMICAS Definição: substâncias com propriedades químicas semelhantes. Classificação Geral: Funções Inorgânicas Funções Orgânicas Jura/06.
Profa. Cláudia K. Barcellos Prof. Claudio G. de Paula.
SETOR AULA 34 e 35 Página 111 CLASSIFICAÇÃO DOS ÓXIDOS.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA.
Funções Químicas Ácidos – Bases – Sais - Óxidos
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Ligações Químicas LIGAÇÃO IÔNICA
Química A – Prof Marcus Eletroquímica.
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
QUÍMICA.
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
ELETROQUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROF. ÉLCIO BARRAK
Revisão - Pilhas.
“Funções Inorgânicas”
Sais Função Inorgânica.
BASES Substâncias de sabor adstringente (“amarra, “prende” a língua), como a banana verde ou de sabor caústico (corrosivas). São substâncias formadas pela.
1) Conceito de Óxido. Exemplos: CO2 H2O Mn2O7 Fe2O3
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
OI, LESMA! EU QUERO JOGAR UM JOGO...
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO CASOS ESPECIAIS.
METAIS ALCALINOS.
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA.
Professor Otavio M. Neto
Professor: Rodrigo Souza
2ª SÉRIE.
Introdução a Química.
NOMENCLATURA E FORMULAÇÃO DAS BASES
Alumínio O que é o Alumínio: Acredita-se que o alumínio tenha se formado através de: * Sucessivas colisões dos átomos de hidrogênio. hidrogênio. * Em.
POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos

Utilização dos Principais elementos Os usos comum do Lítio se relacionam com sua baixa densidade (vigas para aviação e diversos tipos de baterias) Estearato de lítio usado na indústria automobilística Os compostos mais usados, derivados do sódio, são o cloreto de sódio e o hidróxido de sódio ( remoção de gelo, indústria cloro-álcali) O hidróxido de sódio é o 10° produto mais importante em termos de toneladas produzidas Usados em iluminação pública, sal de cozinha e bicarbonato de sódio.

Utilização dos principais elementos Os compostos mais usados, derivados de potássio, são o hidróxido, cloreto e sulfato de potássio ( sabão e fertilizantes); nitrato e clorato de potássio em fogos de artifício. O rubídio e o césio são usados nas mesmas aplicações, o mercado é pequeno e muito especializado ( fibras ópticas, equipamentos de visão noturna e células fotoelétricas).

Baterias de lítio As baterias de lítio são células primárias que têm ânodos de lí tio metálico. As células de lítio produzem uma tensão cerca de duas vezes maior que a de uma bateria comum de zinco-carbono ou alcalina: 3 volts contra 1,5 volts, respectivamente. As baterias de lítio encontram aplicações em aparelhos críticos que exigem de longa vida, tais como marca-passos cardíacos e outros dispositivos médicos implantáveis. Podem ser usadas no lugar de pilhas alcalinas comuns na maioria dos equipamentos, tais como relógios e câmaras digitais. Embora tenham um custo maior, as baterias de lítio possuem uma vida mais longa, minimizando assim as trocas de bateria. Suportam com facilidade as altas demandas de corrente de curta duração exigidas em dispositivos tais como câmaras digitais, mantendo uma tensão constante por um período de tempo mais longo que as pilhas alcalinas. Algumas outras baterias de lítio usam uma liga de platina-irídio em vez dos componentes mais comuns. Envio e o transporte de baterias são restritos em algumas situações, principalmente quando transportadas por via aérea.

A indústria Cloro-álcali Origem na Revolução Industrial, onde muitas quantidades de álcalis eram utilizadas para a fabricação de sabões, papéis e tecidos. Hoje o NaOH é um dos dez produtos inorgânicos mais importantes em termos de produção. O cloro, outro produto do processo, é muito utilizado na produção de PVC O processo se baseia na eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio 2H2O (l) + 2e- H2(g) + 2 OH – (aq) 2Cl- (aq) Cl2 (g) + 2e-

Indústria Cloro-álcali Há três tipos de células diferentes usadas nesta eletrólise: Célula de diafragma impedem que os íons OH- produzdos no catodo entrem em contato com o gás cloro produzido no ânodo. Formada por tetrafluoretileno ( teflon )C2F4 A solução final contém, aproximadamente, 1% em massa de NaCl Célula de Membrana Funciona da mesma forma que a anterior, porem, as substâncias formadas nos polos, são separadas por uma membrana polimérica especial. Membrana microporosa permeável somente aos íons Na+ A solução final fica com menos de 50ppm de íons Cl- Membrana muito cara e obstruída por traços de impurezas.

Indústria Cloro-álcali Célula de mercurio Usa mercúrio no cátodo onde é produzido o Na sólido Na+ (aq) + 2e- Na (Hg) Re ação da amálgama de sódio com água é feita em uma superfície de grafite. 2 Na(Hg) + 2H2O (l) 2 NaOH (aq) + H2 (g) A solução produzida é muito pura, infelizmente, o processo é acompanhado pela liberação de mercúrio no meio ambiente.

Compostos simples Também formam sais de oxoácidos Todos os elementos do grupo 1 formam compostos simples com o hidrogênio, oxigênio e halogênios. Também formam sais de oxoácidos

Hidretos hidretos são compostos inorgânicos hidrogenados, que apresentam o hidrogênio como o elemento mais eletronegativo, ou seja, como anion de estado de oxidação -1 ( H-1 ). Exemplos: NaH – Hidreto de sódio CaH2 - Hidreto de cálcio São iônicos e contem o íon H- os hidretos reagem violentamente com água NaH(s) + H2O NaOH(aq) + H2(g) O hidreto de sódio, finamente dividido, pode entrar em ignição rapidamente se exposto à umidade de ar.

Hidróxidos Todos os hidróxidos do grupo 1 absorvem água da atmosfera (exotérmica). São sólidos brancos, translúcidos e deliqüescentes. A solubilidade dos hidróxidos os torna uma fonte disponível de íons OH- no laboratório e na indústria. KOH bastante usado em síntese orgânica. O NaOH é bastante usado na indústria papeleira e de alimentos. Aplicações domésticas são baseadas na sua ação sobre gorduras Em alguns produtos de limpeza “espumantes”, ele é misturado ao alumínio em pó. 2 Al(s) + 2 OH-(aq) + 6 H2O (l) 2 [Al(OH)4] – (aq) + 3 H2(g)