Arcadismo Contexto Histórico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arcadismo Contexto Histórico.
Advertisements

Sociologia e Antropologia: origem e evolução das Ciências.
Conceitos de Karl Marx.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Escola Estadual Dr Marthinhos Marques Prof : Edna e Marilza Coordenadora : Eliana Aluna : Tailaine 9º Ano B Tema : Arte Contemporânea.
UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
LIBERALISMO E SOCIALISMO Disciplina: Sociologia Ensino Médio Prof: Cristina Abrunhosa.
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
Arte Barroca.
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Liberalismo Econômico
Iluminismo ou “o século das luzes”
O desenvolvimento do conhecimento econômico
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
O Iluminismo Profa. Lucélia Sena.
Segunda Revolução Industrial
Formação do mundo atual
O Renascimento Humanista
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Porque trabalhar por um mundo melhor e como seria esse mundo?
Os desafios da política no novo milênio
Racionalismo.
MODERNIDADE • o Renascimento (século XIV),
Psicologia Raphaella Pizani.
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
As origens da Sociologia
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
ACEPÇÃO FILOSÓFICA DA AUTONOMIA
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
CLASSICISMO século XVI
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A Contribuição de Max Weber
Renascimento Cultural
Preparatório EsPCEx História Geral
A liberdade guiando o povo
Os Efeitos da Tecnologia
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Onde? ING (início), FRA (auge);
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I RENASCIMENTO Nova concepção do homem e do mundo
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
O ILUMINISMO E AS NOÇÕES DE LIBERDADE
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
AULA DE HISTÓRIA 8° Ano.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E LIBERALISMO
Iluminismo : A Filosofia das Luzes Livro pp
Arcadismo Contexto Histórico.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Espírito do lugar o direito de estar
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Renascimento Cultural
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
Introdução à História.
A evolução do Conhecimento
Renascimento cultural Parte - I
Filosofia Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Arcadismo Contexto Histórico

O Século XVIII É conhecido como o Século das Luzes, graças às novas ideias de cientistas e filósofos que provocaram uma verdadeira revolução na história do pensamento moderno.

Renascimento (sementes) A crença no homem, o racionalismo e, sob o ponto de vista político-econômico, o mercantilismo: este propiciaria a formação de capitais e o surgimento de uma nova classe, a burguesia, que se afirma como força política e econômica no século XVIII.

Ciência É impulsionada: Pela física de Newton, Pela matemática de Leibniz, Pela química , eletrecidade e biologia de Lavoisier; Pelas leis das sensações na psicologia de Locke e Holbach.

Tecnologia x Trabalho Artesanal A tecnologia atinge seu ponto máximo com a construção da máquina a vapor de James Watt. O trabalho artesanal e a manufatura são substituídos pela maquinofatura 8trabalho executado por máquinas).

Revolução Industrial A Inglaterra, onde a burguesia assumira o poder no século XVII, vive a Revolução Industrial e a ascensão do capitalismo, que aos poucos estende-se á França, Bélgica, Itália e Alemanha, atingindo também os Estados Unidos e Rússia.

Cidades x Campos O processo industrial atrai os camponeses, ocasionando o crescimento das cidades, o abandono do campo e o aumento das tensões sociais.

Visão Científica da Realidade A ciencia passa a ser o melhor meio para explicar o mundo e melhorar a sociedade. Difunde-se a ideia de que tudo deveria ser examinado sob um ponto de vista racional.

Igreja Rejeitam-se as superstições e as tradições pouco científicas. A Igreja (e a manipulação da religião) é vista como instrumento de ignorância e tirania, não só porque sempre se aliara á nobreza, mas também porque promovera a Inquisição.

Luzes Acreditando que, para tirar os homens das trevas da ignorância e superstições, seria necessário dar-lhes as “luzes” da ciência, objetivou-se reunir todo o conhecimento científico e filosófico e divulgá-lo para a maior quantidade possível de indivíduos.

Iluminismo Nome pelo qual ficaram conhecidas a tendência geral de pesquisa, a divulgação de novas ideias e a maneira de pensar dos iluministas (filósofos e economistas da época), conquista numeros adeptos.

Os Iluministas Os Iluministas acreditavam que a ciência, o progresso e a liberdade eram os meios de trazer a felicidade aos homens. Não aceitavam o Estado Absolutista, pregavam a igualdade de poderes e o direito de propriedade.

A Burguesia A ideologia da burguesia em ascensão resultou na Revolução Francesa, na Independência dos Estados Unidos e na Conjuração Mineira.

As ideias do Barroco No contexto do Arcadismo já não havia lugar para as ideias religiosas do Barroco; O homem readquire seu equilíbrio, abandonando as antíteses e os conflitos existenciais; razão e fé constituem a síntese que caracteriza a produção artística do novo período.