RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

GERÊNCIAS DE SAÚDE MENTAL
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
DTS/Aids/Hepatites Virais
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO NO SUS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Reforma psiquiátrica & política de saúde mental e drogas no brasil
Palmas, 18 de fevereiro de
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à.
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
O CUIDADO QUE EU PRECISO
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
1 1.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REGULAÇÃO EM SAÚDE
Portaria do Ministério da Saúde 3088 de 23 de Dezembro de 2011
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
19/11/1984 – 1ª Semana de Estudos do HSP – Conf. Inaugural Dr
Alexandre de Araújo Pereira
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Redução de Danos como Política de cuidado
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Psicologia e Segurança Pública
A Politica de Assistência Social
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Centro de Referência de Assistência Social
Primeira Infância e Direitos Humanos
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
Politicas públicas e saúde mental Raphael Quadros de Abreu
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira
Saúde Mental na Atenção Básica Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental DAPE/SAS/MS.
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Transcrição da apresentação:

RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde

Antecedentes históricos Ausência de política específica para o álcool no Sistema Único de Saúde Deliberações da III Conferência de Saúde Mental (2001)

Iniciativas do Ministério da Saúde Grande virada: 2002 – Transição para modelo comunitário e territorializado de atenção – Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – Lógica da saúde pública Legislação específica – Financiamento específico – CAPSad – Formação de profissionais

Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) – Desenhados para cidades com mais de habitantes – Base comunitária e territorial – Atenção diária – Prioridade aos casos mais graves – Ações de tratamento, prevenção, formação e redução de danos Centros de Atenção Psicossocial I Iniciativas do Ministério da Saúde

2003: Formalização das diretrizes do Ministério da Saúde para álcool e outras drogas – Intersetorial – Extra-hospitalar – Redução de danos – Lógica da saúde pública Iniciativas do Ministério da Saúde

2003 Política específica para o álcool Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para elaborar política sobre o álcool, criado pelo Presidente Lula Representantes de vários ministérios, sociedade civil, univerrsidades, mídia, indústria, usuários Início de debate com ampla participação Iniciativas do Ministério da Saúde

Recomendações do GTI Alteração do conceito de bebida alcoólica Medidas visando restrição da propaganda (horários, conteúdo) Proteção de populações mais vulneráveis (crianças e jovens) Taxação Restrição do acesso Acessibilidade ao tratamento Estratégias de redução de danos

AVANÇOS pós-GTI Inclusão do tema álcool na agenda brasileira Criação de associações da sociedade civil para controle do álcool Criação da Câmara Especial de Políticas Públicas sobre Álcool no Conselho Nacional Antidrogas – Consulta pública sobre propaganda de bebidas alcoólicas – Projeto de Prevenção de Danos, Acidentes e Situações de Conflitos Interpessoais Associados ao Consumo do Álcool Realização desta Conferência para discutir políticas sobre álcool

Expansão da rede de atenção CAPSad funcionando no país CAPS I que atendem demandas de saúde mental e álcool/outras drogas em cidades pequenas - Implantação de Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e Drogas (em hospitais gerais) - Articulação com a estratégia de Saúde da Família: equipes, agentes comunitários de saúde RESULTADOS (em 4 anos)

Ausência de política > diretrizes claras Priorização para o álcool Rede assistemática > rede sistematizada Orçamento específico ( ): R$ ,00 (US$ 13 milhões) – Incentivos e custeio Atendimentos ( ):

DESAFIOS AMPLIAR A REDE E ACESSO COOPERAÇÃO REGIONAL PARA AÇÕES INTEGRADAS QUALIFICAR ATENDIMENTO AVALIAR CAPSad AMPLIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE DANOS MUDANÇA NA LEI QUE REGULAMENTA A PROPAGANDA (início com a CP da ANVISA)

CONTATOS Fone: /3415 Fax: