ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO ABEMD ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO INDICADORES ABEMD 2007
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO INDICADORES ABEMD MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO Fev, 2007 Indicadores ABEMD
SUMÁRIO EXECUTIVO Objetivo e Finalidade Tópicos sobre Abordagem e Metodologia Tamanho do Mercado Segmentos de Marketing Direto Empregos Gerados Conclusão Indicadores ABEMD
OBJETIVO O objetivo deste estudo é desenvolver uma base de informação estratégica atualizada e corrente, sobre o setor de Marketing Direto, abrangendo os principais segmentos que o compõem, atualizando indicadores para o ano de 2006, em relação ao estudo realizado anteriormente em 2005. Indicadores ABEMD
FINALIDADE prover elementos e informações aos associados da ABEMD e comunidade interessada no setor tornar-se uma referência de conhecimento no mercado brasileiro incentivar o uso de Marketing Direto como estratégia de marketing pelas empresas alavancar o desenvolvimento econômico e proporcionar mais empregos Indicadores ABEMD
Tópicos sobre Abordagem e Metodologia Indicadores ABEMD
EMPRESAS CONSULTADAS: ATUALIZAÇÃO: ESTUDO SOBRE 2006 91 Empresas do Setor 82 Empresas Usuárias e Clientes 10 Associações e Entidades 183 Total de Entrevistas Indicadores ABEMD
Agências de Marketing Direto SEGMENTOS O setor foi segmentado e em princípio foram selecionados os seguintes segmentos: Agências de Marketing Direto Empresas de Call center/contact center/telemarketing Empresas de Database e CRM Fornecedores de Listas Gráficas: Impressão para Marketing Direto Serviços de Internet e E-commerce Distribuição e Logística Tecnologia relacionada a Marketing Direto Outros Indicadores ABEMD
Tamanho do Mercado Indicadores ABEMD
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO ESTIMATIVA DO TAMANHO DO MERCADO ( Receita sobre serviços prestados ) R$ 15,1 Bi 2006 Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas Indicadores ABEMD
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO (ÚLTIMOS 6 ANOS) Crescimento Médio (últimos 6 anos) = 12,4% a.a. Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas Receitas sobre serviços prestados Indicadores ABEMD
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO NO ÚLTIMO ANO Crescimento 2005 A 2006 (último ano) = 18,0% a.a. Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas Receitas sobre serviços prestados Indicadores ABEMD
Segmentos de Marketing Direto Indicadores ABEMD
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO PARTICIPAÇÃO POR SEGMENTO NO MERCADO RECEITA: ESTIMATIVA 2006 Receita (M R$) M = Milhão Total M R$ 15.100 Indicadores ABEMD Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO PARTICIPAÇÃO POR SEGMENTO NO MERCADO E CRESCIMENTO ANUAL RECEITA: ESTIMATIVA 2006 Receita (M R$) Variação s/ 2005 (% a.a.) % do total + 13,6 + 31,2 + 9,5 + 9,8 + 16,7 + 41,8 + 30,0 + 20,0 + 28,0 M = Milhão Total M R$ 15.100 + 18,0 Indicadores ABEMD Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas
COMPARAÇÃO DO TAMANHO DO MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO COM O PIB - 2006 MERCADO DE PIB MARKETING DIRETO PARTICIPAÇÃO R$ 2063,6 Bi R$ 15,1 Bi 0,73% * Base PIB 2005 = R$ 1937,6 Bi, crescimento de 2,9%, inflação=3,5% Fonte: IBGE, Simonsen Associados, Estimativa em Fev/07 Indicadores ABEMD
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO PRINCIPAIS SEGMENTOS USUÁRIOS: ESTUDO SOBRE 2006 (% DO VALOR) Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas Indicadores ABEMD
MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO PARTICIPAÇÃO NA RECEITA POR TIPO DE OPERAÇÃO ESTUDO SOBRE 2006 Total = R$ 15,1 Bi Indicadores ABEMD
Total 930 mil Empregos Diretos MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO ESTIMATIVA DO NÚMERO DE EMPREGOS 2006 Total 930 mil Empregos Diretos Crescimento de 6,9 %a.a em 2006 Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas Indicadores ABEMD
CONCLUSÃO Indicadores ABEMD
CONCLUSÃO O mercado de prestação de serviços de Marketing Direto é estimado em R$ 15,1 Bi por ano em 2006. O crescimento médio da receita nos últimos seis anos atinge taxa de 12,4% a.a., mostrando o desenvolvimento dos diferentes segmentos componentes do setor. O crescimento do último ano, comparando 2006 em relação a 2005, atinge 18,0 % a.a. Já o total de empregos no setor é estimado em 930 mil postos de trabalho, com crescimento de 6,9% no ano de 2006. Indicadores ABEMD
WWW.ABEMD.ORG.BR WWW.SIMONSEN.COM.BR Indicadores ABEMD