Ana Carolina Bianca Nildo Priscila

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
O Mercado Monetário Banco central e base monetária
Fundamentos de Economia
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório.
Instrumentos de Política Macroeconômica
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
SISTEMA MONETÁRIO.
MOEDA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Mercado Financeiro e de Capitais
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Macroeconomia
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
O lado monetário da economia
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Economia Monetária II 4ª aula
Profa. Dra. Denise Cyrillo 2º sem/2015
Economia Monetária I Programa.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
Economia Monetária II 5ª aula
Economia Monetária II 5ª aula
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
MACROECONOMIA Site:
Troca de Mercadorias e Serviços
Disciplina: Economia Internacional
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Inflação brasileira.
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Prof. Wesley Vieira Borges Economia e Negócios
INFLAÇÃO.
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
MICROECONOMIA PONTO DE EQUILIBRIO
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Sistemas Monetários Alternativos Historicamente, vários bens foram usados como moeda: gado, ouro, prata, papéis impressos pelo.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
LES0675 – Economia Monetária
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Ana Carolina Bianca Nildo Priscila POLÍTICA MONETÁRIA Ana Carolina Bianca Nildo Priscila

Moeda Definição de Moeda: ativo utilizado para realizar transações porque é o que possui maior liquidez. Liquidez: capacidade de um ativo tornar-se rapidamente poder de compra.

Sistema de Trocas s/ Moeda Sal (ñ satisfaz) Dispõe de Sal Deseja Trigo Dispõe de Trigo Deseja Lã Trigo Trigo (ñ satisfaz) Sal Lã Tabaco (ñ satisfaz) Dispõe de Lã Deseja Tabaco Tabaco Dispõe Tabaco Deseja Sal Lã (ñ satisfaz)

Sistema de Trocas c/ Moeda Dispõe de Sal Deseja Trigo Dispõe de Trigo Deseja Lã Trigo Moeda Sal Lã Moeda Dispõe de Lã Deseja Tabaco Tabaco Dispõe Tabaco Deseja Sal Moeda

Funções da Moeda Unidade de Conta: referencial das trocas. Meio de Troca: intermediário entre mercadorias. Reserva de Valor: forma de medir riqueza.

Tipos de Moeda Moeda-mercadoria Moeda Metálica Moeda-papel Papel-Moeda

Demanda de Moeda Preço: expressão monetária do valor de troca de um bem. Por ser meio de troca a moeda afeta o sistema econômico. Os indivíduos começam a demandar moeda para poder realizar trocas.

Teoria Quantitativa da Moeda Quanto mais moeda, maior a vontade de gastar , o que geraria aumento de preços. MV=PY M = qtdade de moeda V = velocidade de circulação da moeda P = nível absoluto de preços Y = qtdade de produtos

Velocidade de Circulação da Moeda Número de transações que são liquidadas com a mesma unidade monetária em dado período de tempo. Sendo a velocidade de circulação e o produto constantes a curto prazo, qualquer elevação na qtdade de moeda significaria assim elevação nos preços.

Motivos da Demanda de Moeda Transação: necessidade de moeda p/ trocas Precaução: incerteza em relação ao futuro Anonimato: não identifica o detentor Especulação: indivíduo guarda moeda e espera melhor momento para adquirir títulos que permitam rendimentos.

Regras de Demanda Quanto maior for a renda, maior será a demanda por moeda Quanto maior for a taxa de juros nominal menor será a demanda por moeda.

Oferta de Moeda Controlada pelo Governo A quantidade ofertada depende do lastro (ex: ouro) Dentro do Governo, o responsável pelo controle da oferta de moeda é o Banco Central.

Bancos Comerciais Intermediários financeiros Podem “criar moeda” com base nas reservas constituídas sobre os depósitos à vista. Afetam a oferta de moeda.

Funções do Banco Central Emissão de papel-moeda; Guardar as reservas dos bancos; Empréstimo de liquidez aos bancos; Realização de operações de mercado aberto; Controle Seletivo do Crédito.

Instrumentos de Controle Monetário Reservas Compulsórias Empréstimos de liquidez e taxa de redesconto Operações de mercado aberto

Reservas Compulsórias O aumento das reservas bancárias implica diminuição da oferta de moeda.

Empréstimos de Assistência à liquidez Quanto maior for a taxa de redesconto cobrada pelo Bacen, menor será a oferta monetária.

Operações de Open Market Compra de títulos por parte do Bacen implica redução da oferta de moeda na economia.

Taxa de Juros Ganho na aplicação de recursos Custo de empréstimo

Taxa de Juros Política monetária ativa: taxa de juros deve variar para garantir o equilíbrio entre a oferta e a demanda da moeda. Política monetária passiva: determina a taxa de juros e deixa a quantidade de moeda variar, para garantir o nível da taxa.

Taxas de Juros referenciais do nosso mercado SELIC CETIP TR

Taxa nominal e Taxa real Taxa nominal: ganho de aplicação financeira ou custo de empréstimo Taxa real: é a taxa nominal descontada a taxa de inflação

Taxa Pós-fixada e Pré-fixada Taxa Pós-fixada: taxa nominal só é conhecida depois do prazo da operação. Ex: caderneta de poupança Taxa Pré-fixada: estipulada no momento da operação. Ex: CDB pré-fixado

Taxa de Inflação Indexação: mecanismo de proteção dos valores monetários, das perdas da inflação Correção monetária: correção nominal dos valores por um índice de preços para compensar as perdas geradas pela inflação.