Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Cabeamento de rede Redes – Cabeamento de rede Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Advertisements

Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 8: Práticas de instalação Prof. Diovani Milhorim.
Redes de Computadores Cabamento e Topologia Profa. Ana Cristina Benso da Silva FACIN/PUCRS.
Professor: Kleber Trevisani Alunos: Paulo Roberto Guelfi, Gisele de Oliveira e Marcela. História da Ciência e Tecnologia.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
INOVAÇÕES DA TECNOLOGIA WIRELESS (REDES SEM FIO) Wellington Martins – Prova de Métodos Pedagógicos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRENÓ.
Camada Física Meios de Transmissão. Sumário Meio Magnético Par Trançado Cabo Coaxial Fibra Óptica.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física FUSÍVEIS E DISJUNTORES.
AULA DE INFRAESTRUTURA DE REDES Prof. convidado : MACIEL Prof. Kelvin Lopes (81)
Fundamentos de Redes de Computadores
CNAP - Cisco Network Academy Program CCNA - Módulo I
Apresentação de redes de computadores
REDES DE COMPUTADORES Prof. Flávio Euripedes de Oliveira
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Elementos de máquinas II
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Sua função é a interconexão entre componentes
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Mini Disjuntores 5SL6 Page 1.
Projeto Estruturado de Redes
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA CINEMÁTICA: VELOCIDADE MEDIA EEEFM Prof. Filomena Quitiba NOME : ADRIAN RIBEIRO Questão
PLC – PowerLine Communications
Fundamentos de Eletricidade
Técnicas de detecção e correcção de erros em transmissões digitais
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
Meios de Transmissão.
Prof. Wellington Franco
ELETRICIDADE.
Hoje em dia quando viajamos é comum usar o GPS
Tecnologias de Informação e Comunicação
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
Técnicas para reforço de estruturas
Redes e Comunicação de Dados Tipos de meios físicos
REDES DE COMPUTADORES.
Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo
Endereçamento IP.
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
CES-11 ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
Camada de Enlace de Dados Detecção e Correção de Erros
Prof. Msc. Diovani Milhorim
prof. Msc. Diovani Milhorim
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
Cabeamento Estruturado
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
Redes de Computadores Msc. Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina.
ELETRICIDADE APLICADA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
PROF. NELSON M. KANASHIRO
Curso Técnico em Informática
PROJETO DE TUBULAÇÃO TELEFÔNICA
Eletromagnetismo – Aula 2
PRÁTICA Múltiplas rotas até o mesmo destino com custos definidos em função da velocidade.
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Redes de computadores I
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
REdes de comunicação Aula 02 - Topologias de Rede
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Mestrado Profissional em Física Médica
Protocolos de comunicação - CanOpen
MATERIAIS SEMICONDUTORES
O que você deve saber sobre
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi

Par trançado necessidade de se ter cabos mais flexíveis e com maior velocidade de transmissão Substituem os cabos coaxiais desde o início da década de 90 O custo do cabo é mais baixo, e a instalação é mais simples. O nome “par trançado” é muito conveniente, pois estes cabos são constituídos justamente por 4 pares de cabos entrelaçados. Os cabos coaxiais usam uma malha de metal que protege o cabo de dados contra interferências externas; os cabos de par trançado por sua vez, usam um tipo de proteção mais sutil: o entrelaçamento dos cabos cria um campo eletromagnético que oferece uma razoável proteção contra interferências externas

Par trançado Existem dois tipos de cabo par trançado: Os Cabos sem blindagem chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair) Os blindados conhecidos como STP (Shielded Twisted Pair). A única diferença entre eles é que os cabos blindados além de contarem com a proteção do entrelaçamento dos fios, possuem uma blindagem externa fortes fontes de interferências, (grandes motores elétricos e estações de rádio) Outras fontes menores de interferências são as lâmpadas fluorescentes (principalmente lâmpadas cansadas que ficam piscando), cabos elétricos quando colocados lado a lado com os cabos de rede e mesmo telefones celulares muito próximos dos cabos.

Par trançado A informação é transmitida duplicada, o receptor pode facilmente verificar se ela chegou ou não corrompida. Tudo o que circula em um dos fios deve existir no outro fio com intensidade igual, só que com a polaridade invertida. Com isso, aquilo que for diferente nos dois sinais é ruído e o receptor tem como facilmente identificá-lo e eliminá-lo.

Par Trançado Existem no total, 5 categorias de cabos de par trançado. Em todas as categorias a distância máxima permitida é de 100 metros. O que muda é a taxa máxima de transferência de dados e o nível de imunidade a interferências. Os cabos de categoria 5 que tem a grande vantagem sobre os outros 4 que é a taxa de transferência que pode chegar até 100 mbps, e são praticamente os únicos que ainda podem ser encontrados à venda

Par Trançado Vantagens  Preço. Mesma com a obrigação da utilização de outros equipamentos na rede, a relação custo beneficia se torna positiva.   Flexibilidade. Como ele é bastante flexível, ele pode ser facilmente passado por dentro de conduítes embutidos em paredes. Facilidade. A facilidade com que se pode adquirir os cabos, pois em qualquer loja de informática existe esse cabo para venda, ou até mesmo para o próprio usuário confeccionar os cabos. Velocidade. Atualmente esse cabo trabalha com uma taxa de transferência de 100 Mbps.

Par Trançado Desvantagens Comprimento. Sua principal desvantagem é o limite de comprimento do cabo que é de aproximadamente 100 por trecho. Interferência. A sua baixa imunidade à interferência eletromagnética, sendo fator preocupante em ambientes industriais.

Par trançado No cabo de par trançado tradicional existem quatro pares de fio. Dois deles não são utilizados pois os outros dois pares, um é utilizado para a transmissão de dados (TD) e outro para a recepção de dados (RD). Entre os fios de números 1 e 2 (chamados de TD+ e TD– ) a placa envia o sinal de transmissão de dados, e entre os fios de números 3 e 6 (chamados de RD+ e RD– ) a placa recebe os dados. Nos hubs e switches, os papéis desses pinos são invertidos. A transmissão é feita pelos pinos 3 e 6, e a recepção é feita pelos pinos 1 e 2. Em outras palavras, o transmissor da placa de rede é ligado no receptor do hub ou switch, e vice-versa.

Par Trançado

Cabeamento Estruturado As redes mais populares utilizam a arquitetura Ethernet usando cabo par trançado sem blindagem (UTP). Nessa arquitetura, há a necessidade de um dispositivo concentrador, tipicamente um hub, para fazer a conexão entre os computadores. Em redes pequenas, o cabeamento não é um ponto que atrapalhe o dia-a-dia da empresa, já que apenas um ou dois hubs são necessários para interligar todos os micros. Entretanto, em redes médias e grandes a quantidade de cabos e o gerenciamento dessas conexões pode atrapalhar o dia-a-dia da empresa. A simples conexão de um novo micro na rede pode significar horas e horas de trabalho (passando cabos e tentando achar uma porta livre em um hub).

Cabeamento Estruturado É aí que entra o Cabeamento Estruturado. A idéia básica do cabeamento estruturado fornece ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalação e remoção de equipamentos, sem muita perda de tempo. Dessa forma, o sistema mais simples de cabeamento estruturado é aquele que provê tomadas RJ-45 para os micros da rede em vez de conectarem o hub diretamente aos micros. Podendo haver vários pontos de rede já preparados para receber novas maquinas. Assim, ao trocar um micro de lugar ou na instalação de um novo micro, não haverá a necessidade de se fazer o cabeamento do micro até o hub; este cabeamento já estará feito, agilizando o dia-a-dia da empresa.