UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Santiago de León
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS/ESF Jovelino Santana, Santana do Livramento-RS APRESENTAÇÃO:
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou DM na UBS Aldo Arioli, Erechim /RS Especializanda: Ana Yajaira Gil Betancourt Orientadora: Niviane Genz Co-orientadora: Patícia Germânia da Silva

PROMOÇÃO e PREVENÇÂO de SAÚDE INTRODUÇAO A HAS e o DM são doenças crônicas não transmissíveis Paciente não controlado gastos qualidade de vida família e ao país PROMOÇÃO e PREVENÇÂO de SAÚDE Evita complicações Prolonga a vida das pessoas

Caracterização do município Região Alto Uruguai Mesorregião ao norte do RS 430.764 km² 101.122 hab. 236 hab./km² 45,93% de Homens 54,07% de Mulheres

Município Erechim/RS

UBS ALDO ARIOLI

EQUIPE DE SAÙDE 2 equipes de ESF

Situação da ação antes da intervenção População alvo sem prontuários Poucos Hipertensos e/ou diabéticos cadastrados Desconhecimento dos fatores de risco para doenças crônicas Pessoas sedentárias Hábitos Alimentares inadequados Alto índice de tabagistas

Objetivo Geral Melhoria da atenção à saúde da pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Aldo Arioli, Erechim /RS

Metodologia/ações Período de 16 para 12 semanas População alvo: 70*/608 com HAS e 25*/150 com DM Capacitação da equipe de saúde Melhorias dos registros Aumento do número de pessoas cadastradas Consulta médica e/ou V.D. Educação em saúde às pessoas com HAS e/ou DM * Número de pessoas com diagnóstico há 5 anos ou menos

Logística Ficha-espelho disponibilizada pelo curso Cadernos de atenção básica do MS de 2013 Capacitação dos membros da equipe Caderno de agendamento das consultas Planilha desenhada pela médica Prontuários eletrônicos Livros de registros da UBS Divulgação do projeto para a equipe e comunidade Palestras em Grupos com HAS e/ou DM

Objetivos, metas e resultados

Objetivo 1: Ampliar a cobertura às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 1.1 Cadastrar 100% das pessoas com hipertensão da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus da unidade de saúde. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 1 – Cobertura do programa de atenção às pessoas com hipertensão na UBS Aldo Arioli, Erechim, RS, 2015

Objetivo 1. Ampliar a cobertura às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 1.2 Cadastrar 100% das pessoas com diabetes da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 2 – Cobertura do programa de atenção às pessoas com diabetes na UBS Aldo Arioli, Erechim, RS, 2015.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com hipertensão. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com diabetes. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Metas 100%

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.3: Garantir a 100% das pessoas com hipertensão a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 5 – Proporção de pessoas com hipertensão com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo na UBS Aldo Arioli, Erechim, RS, 2015.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.4: Garantir a 100% das pessoas com diabetes a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 6 – Proporção de pessoas com diabetes com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo na UBS Aldo Aioli, Erechim, RS, 2015.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com hipertensão cadastradas na unidade de saúde. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 7 – Proporção de pessoas com hipertensão com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada na UBS Aldo Arioli, Erechim, RS, 2015.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com diabetes cadastradas na unidade de saúde. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 8 – Proporção de pessoas com diabetes com prescrição de medicamentos da farmácia popular na UBS Aldo Arioli, RS, 2015.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com hipertensão COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 9 – Proporção de pessoas com hipertensão com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS Aldo Arioli, Erechim, RS, 2015

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com hipertensão e/ou diabetes Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com diabetes COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Figura 10 – Proporção de pessoas com diabetes com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na UBS Aldo Arioli, Erechim, RS, 2015.

Objetivo 3: Melhorar a adesão de pessoas com hipertensão e/ou diabetes ao programa Meta 3.1: Buscar 100% das pessoas com hipertensão faltosas às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% das pessoas com diabetes faltosas às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Metas 100%

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com hipertensão cadastradas na unidade de saúde. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% das pessoas com diabetes cadastradas na unidade de saúde. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Metas 100%

Objetivo 5: Mapear pessoas com hipertensão e/ou diabetes de risco para doença cardiovascular Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% das pessoas com hipertensão cadastradas na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% das pessoas com diabetes cadastradas na unidade de saúde. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Metas 100%

Objetivo 6: Promover a saúde de pessoas com hipertensão e/ou diabetes Metas 6.1 e 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Metas 6.3 e 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% das pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Metas 6.5 e 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% das pessoas com hipertensão e/ou diabetes.. COLOQUE O OBJETIVO EM CIMA DE CADA META COLOQUE EM CIMA DE CADA EIXO VERTICAL OS VALORES BRUTOS E PORCENTAGENS. VEJA ESTE EXEMPLO E FAÇA ISSO EM TODOS OS OUTROS GRÁFICOS. Metas 100%

Educação em Saúde

Reunião com a Comunidade

Discussão dos Resultados Conseguimos cadastrar 100% das pessoas com hipertensos e/ou diabetes da área de abrangência com 5 anos ou menos de conhecimento da sua doença. Houve melhoria da qualidade de vida para os portadores de HAS e/ou DM. Melhorias na assistência e nos registros dos usuários. Aperfeiçoamento e qualificação da equipe. Mudanças na cultura sanitária da população em geral.

Discussão dos Resultados Importância para a equipe e serviço Melhor capacitação da equipe, o que promoveu o trabalho integral e maior qualidade. Importância para a comunidade Boa aceitação da comunidade pelo acompanhamento regular e pelos conhecimentos adquiridos. Implementação de solicitação de testagem de microalbuminuria como rotina de laboratório para as pessoas com HAS e/ou DM.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem A equipe começou a funcionar de forma articulada, unida além dos conhecimentos adquiridos na pratica clínica. Foi possível conhecer os principais problemas do SUS além de identificar as deficiências da UBS. O mais relevante foi perceber como atua o SUS, seus princípios de integralidade, equidade e universalidade. Aquisição de conhecimentos na área médica para prestar um serviço de qualidade à população.

Visitas Domiciliares

Visitas Domiciliares

Visitas Domiciliares

OBRIGADA