Dr. Plínio de Mello Dez anos sem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Advertisements

COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
SOBRE O AUTOR:. SOBRE O AUTOR: José de Alcântara Machado de Oliveira nasceu em Piracicaba em 19 de Outubro de 1901 e faleceu em São Paulo em 1 de Abril.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
O B-205 na PUC-Rio. História e memória do primeiro computador em uma universidade brasileira. Margarida de Souza-Neves Silvia Ilg Byington Arndt von Staa.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
Conselho Regional de Administração
Imagem e Memória da República
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
60º Congresso Brasileiro de Enfermagem
Cidadania e Empregabilidade
Capítulo 14 Encontros.
Presidente da República
Betinho, uma vida de luta e afeto
Curso Direito à Memória e à Verdade
Regulamentação Profissional em Turismo
As Invasões Francesas no Brasil
Brasil: Período Regencial
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
FÓRUM ESTADUAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE FEMEP/GO I REUNIÃO ORDINÁRIA Goiânia, 04 de fevereiro de 2010.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Curso Direito à Memória e à Verdade
Projeto de Português “gente que faz a diferença”!
INTRODUÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE ARTISTA
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Campina Grande 150 anos de economia.
Waldemar Pires de Oliveira nasceu em 1957, em Rio das Contas, no sertão da Bahia.
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
A importância da Comunicação no cooperativismo
HONORINA RIOS DE CARVALHO MELLO
Auxiliar em saúde bucal
Pioneiro do Espiritismo no Brasil
DISPOSIÇÕES LEGAIS POLACAS RELATIVAS AO DESTACAMENTO DE TRABALHADORES – transposição da Directiva 96/71/CE para o direito nacional Capítulo IIa "Condições.
Mariana Nunes n29 Mariana Fonseca n30 Marcel n Nathália n Hairton n13.
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
AFRODESCENDENTES.
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
1 Diferentes modelos de regulação da radiodifusão  Estados Unidos  Grã-Bretanha  Brasil Políticas de Comunicação Jornalismo – PUC Campinas.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
Trabalho de Historia E scola Braz Sinigáglia 9° Ano ''A '' O 2° Governo de Vargas.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
REGIME MILITAR NO BRASIL
Antonio Carlos Biscaia Ética na vida, coragem para agir.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO E OS ACIDENTES DE TRABALHO.
Institui o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial - FUNREP.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Gats - Acordo sobre o Comércio de Serviços. Histórico Em 1947, quando da celebração do GATT 47, não haviam disposições referentes ao Comércio sobre Serviços.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
Dilma Rousseff por Desire Sotelo e Connor Ross. Vida de Jovem Nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais (ela fará 68 anos este.
Introdução à Comunicação Formação superior em Jornalismo Profª Margaret Carino.
Geografia do Brasil. Nome oficial: República Federativa do Brasil Capital: Brasília Nacionalidade: brasileira Área: ,5 Km² (5ª colocação mundial,
Gestão Sindical Gestão Financeira PESQUISA IBOPE – ÍNDICE DE CONFIABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Dr. Plínio de Mello Dez anos sem

Em 24 de abril de 2003, perdemos a presença física do PATRONO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS Em reconhecimento a uma vida dedicada à causa do representante comercial, recordamos um pouco da trajetória de Plínio Affonso de Farias Mello: Natural de Alagoas, Dr. Plínio de Mello veio bem jovem para a então capital da República, Rio de Janeiro, indo residir no bairro do Catete. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1942. Seu primeiro emprego foi de revisor do Diário Oficial, com lotação no Departamento de Imprensa Nacional (DIN), tendo como colega de trabalho o saudoso José Motta Maia, membro da Associação Brasileira de Imprensa e jornalista responsável do informativo do Confere por muitos anos.

Dr. Plínio de Mello foi, também, advogado do Banco do Brasil, advogado da Liga do Comércio do Rio de Janeiro e da Federação dos Agentes Autônomos do Comércio do Estado do Rio de Janeiro. Destacou-se, ainda, como secretário-geral do Sindicato dos Representantes Comerciais da Guanabara, assim como no exercício de diversas outras funções não menos importantes. Naquela época, a atividade do representante comercial não era regulamentada e inúmeras eram as dificuldades enfrentadas pelos profissionais autônomos, que, após anos de dedicação às representadas para as quais trabalhavam, tinham seus serviços dispensados sem o direito de receberem qualquer importância a título de indenização. Realidade que sensibilizou, sobremaneira, ao Dr. Plínio de Mello que, não medindo esforços, buscou, incessantemente, a regulamentação da profissão, tão almejada pela categoria, sempre contando com a valiosa colaboração do Dr. Adalberto Renaux.

Finalmente, após muitas lutas, em 9 de dezembro de 1965, o presidente Humberto Castelo Branco sancionou a Lei n° 4.886, que regulamentou as atividades dos representantes comerciais, trazendo segurança aos profissionais, garantindo-lhes direitos até então inexistentes. Mas não parou por aí. O nosso ilustre patrono, em 1992, obteve do presidente da República, Fernando Collor, a alteração da Lei n° 4.886/65, através da Lei n° 8.420, de 8 de maio de 1992, introduzindo significativas mudanças em benefício da categoria dos representantes comerciais. Por isso, todos aqueles que exercem a Representação Comercial são gratos ao Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, nosso grande patrono e expoente máximo do movimento que resultou no reconhecimento da profissão, hoje exercida com orgulho por milhares de profissionais em todo o País.

“Se a morte acaba com tudo, a memória traz de volta a vida”. Dr. Plínio Affonso de Farias Mello faleceu no dia 24 de abril de 2003. “Se a morte acaba com tudo, a memória traz de volta a vida”. Herbert de Souza, Betinho (sociólogo e ativista dos direitos humanos)

Patrono dos Representantes Comerciais Idealizador da Lei nº 4.886/65 e Patrono dos Representantes Comerciais Dr. Plínio Affonso de Farias Mello